Fotografia Documental
Fotografia Documental promove encontro na ULBRA Canoas
Ferroviários conversaram com estudantes
A disciplina de Fotografia Documental do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Fotografia da ULBRA Canoas promoveu um encontro entre seus alunos e os ferroviários da Vila dos Ferroviários, situada no Parque Humaitá, em Porto Alegre. A atividade ocorreu na noite de segunda-feira, 25.08, na Universidade.
De acordo com a professora titular de Fotografia Documental, Alice Bemvenuti, a iniciativa teve por objetivo possibilitar aos estudantes que eles escutassem depoimentos e reflexões dos ferroviários para além de suas experiências pessoais. "Nossos acadêmicos puderam compreender o que é classe ferroviária e sua história no contexto social e político brasileiro", ressaltou Alice.
Segundo a professora, o encontro teve o propósito acadêmico de debater e refletir o que é documento para a fotografia. "Desde 2009 que venho fazendo pesquisas com os ferroviários. E a cada ano oportunizo aos estudantes de Fotografia Documental um encontro para aprofundar as questões ligadas à temática", explicou. A docente pretende desenvolver um trabalho com seus alunos a respeito dos ferroviários. O professor da disciplina de Legislação e Ética Aplicada, Janir Benin, e seus alunos também participaram do encontro.
Exposição Vila dos Ferroviários
A disciplina de Fotografia Documental do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Fotografia da ULBRA Canoas realizou uma atividade que resultou na Exposição Vila dos Ferroviários -- Uma Experiência Documental. A mostra aconteceu entre os meses de novembro de 2013 e março de 2014, na sede do clube Grêmio Esportivo Ferrinho, localizado na Vila dos Ferroviários, Parque Humaitá, região onde ocorreram os registros fotográficos.
A exposição foi fruto de uma atividade realizada pelos alunos de Fotografia Documental em parceria com o clube da região, em um trabalho conduzido por um estudo embasado na antropologia de imagens. A professora titular da disciplina, Alice Bemvenuti, propôs aos estudantes que eles realizassem uma descrição através de um olhar captado em imagens da Vila dos Ferroviários. A atividade realizada em dois semestres pelos discentes da mesma disciplina resultou em cerca de 5.000 fotos, sendo que 85 foram expostas. Foram captadas imagens que mostraram a vida com o cotidiano e a rotina das pessoas do local. De acordo com a docente, o resultado foi surpreendente e muito positivo. "As fotos são impactantes, pois mostram pessoas, fachadas, casas e detalhes. As imagens descrevem a história e a potência da região", afirmou.
Notícias relacionadas
-
28
JANINSTITUCIONAL Vice-prefeita de Guaíba visita a Ulbra e conhece estúdios da Universidade -
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado
Últimas notícias
-
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo -
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida




