Serviço Social
Semana Acadêmica debate O Direito às Cidades
Serviço Social promove debates sobre a temática
A Semana Acadêmica do curso de Serviço Social da ULBRA Canoas foi realizada dias 24 e 25.09. Apresentando a temática O Direito às Cidades, o evento abordou aspectos relativos aos espaços urbanos, o desenvolvimento social, a sustentabilidade, a habitação e as políticas sociais implicadas, e neste contexto, o trabalho do profissional assistente social.
No primeiro dia de atividades, 24.09, foi ministrada uma palestra pela cientista social, Ana Luiza Carvalho da Rocha. A convidada explanou sobre questões ligadas aos desenvolvimentos urbanos e sociais. Ao falar sobre aspectos de determinada política pública que são compreendidos de formas diferentes pela população em função da cultura, da estrutura e da região urbana, a palestrante ressaltou que o assistente social deve ficar atento para esse tipo de questão. Também participou do encontro na primeira noite do evento, a professora do Serviço Social, Ângela Pereira da Silva.
Já na noite de 25.09, as assistentes sociais Tiana Brum de Jesus e Viviane Florindo Borges integraram o painel Urbanidades e Serviço Social. As convidadas falaram a respeito da intervenção do assistente social na questão urbana. Elas explanaram sobre o aspecto da mobilidade, ou seja, as remoções de populações urbanas de um território para outro e as implicações disso com as políticas públicas. Para ilustrar o tema do encontro, Tiana relembrou algumas edições de Jogos Olímpicos, como Berlin 1936 e Pequim 2008, que removeram moradores de determinadas regiões para a construção de instalações esportivas nos locais. Também participou do encontro, coordenando a mesa de debates, o docente do Serviço Social da Instituição, Lourenço Brito Felin.
Durante os dois dias da Semana Acadêmica foram promovidas atividades culturais. E umas delas foi a apresentação musical do grupo Boas Novas, que pertence a Comunidade Evangélica Luterana, do bairro Fátima, de Cachoeirinha (RS).
Notícias relacionadas
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol
Últimas notícias
-
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
02
DEZEDUCAÇÃO E INOVAÇÃO Ulbra recebe Colégio Martinho Lutero para imersão prática no Ultec School




