Procedimentos

Os acadêmicos interessados no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - PMAI deverão seguir o fluxo estabelecido no Edital específico para o processo seletivo e, em caso de aprovação no processo, realizar o seguinte procedimento:

  • Preencher a ficha de intenção disponível aqui 
  • Efetuar o pagamento da taxa de inscrição correspondente ao PMAI e abrir protocolo online de "Pagamento de Taxa de Inscrição para o PMAI" e anexar o comprovante de pagamento;
  • Acessar o site da universidade de destino e fazer download da matriz curricular do curso pretendido.
  • Em conjunto com o coordenador do curso de origem, definir disciplinas e atividades a serem realizadas na universidade conveniada e preencher o Plano de Estudos (dentro do Form nº 02), que deve ser assinado em duas vias. Qualquer correção ou alteração posterior à assinatura desse documento somente poderá ser feita por causas justificáveis e documentadas (disciplinas não disponíveis ou o não fechamento de turmas na unidade de destino) e deverá ser aprovada e assinada pelo coordenador de curso da unidade de origem do aluno.
  • Se houver dúvidas, o seu coordenador de curso aciona a RI, que buscará matrizes e planos de disciplinas junto à instituição pretendida.
  • A RI verifica se as disciplinas efetivamente irão ocorrer no período, junto à universidade estrangeira, que também deverá informar se confirma o aceite do aluno. Se as disciplinas solicitadas não estiverem ocorrendo, propõe outras e o aluno e o coordenador devem conversar novamente, para avaliá-las.
  • O aluno deve reunir toda a documentação (checklist disponível na aba "documentos necessários") encaminhá-la à Assessoria de Relações Internacionais da Universidade, que expedirá documento (Protocolo de inscrição para o PMAI) comprovando a mobilidade internacional e providenciará o envio do processo de inscrição para a universidade de destino.
  • Alunos oriundos do Campus Canoas deverão entregar, pessoalmente, toda documentação do checklist (disponível no edital e na aba "documentos necessários") na Assessoria de Relações Internacionais; Alunos dos demais campi da Rede Ulbra de Educação e dos polos de ensino à distância deverão entregar a documentação completa à Coordenação Acadêmica/Secretaria do seu Campus/Polo, a qual, de posse dos documentos, deverá enviar para a Assessoria de Relações Internacionais emitir o protocolo de Inscrição para o PMAI. 
  • Sendo aceito para o Programa de Mobilidade Internacional, a Universidade de destino enviará a Carta de Aceite para que o estudante inicie os trâmites para a obtenção do Visto de Estudante.
  • O aluno deverá efetuar matrícula (ULBRA) no semestre corrente de acordo com o plano de estudos realizado e autorizado pela IES anfitriã. O aluno deverá realizar o pagamento das mensalidades à ULBRA. Para permanência de dois semestres letivos, a matrícula do segundo semestre de intercâmbio deverá ser realizada pelo responsável ou procurador do aluno, devendo qualquer alteração do plano de estudos ser comunicado imediatamente à Assessoria de RI, que informará às instâncias envolvidas neste processo.
  • Após chegar na universidade anfitriã, o aluno deverá solicitar assinatura e carimbo no certificado de chegada e, após finalização do intercâmbio, a assinatura no certificado de saída (modelo disponível na aba "documentos necessários")

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: