Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Ambulatório de Prevenção de Doenças Cardiovasculares do Curso de Enfermagem

Ambulatório de Prevenção de Doenças Cardiovasculares do Curso de Enfermagem

Este projeto tem como objetivo comunitário reduzir a morbimortalidade por doença cardiovascular, reduzir ou diminuir a incidência de fatores de risco cardiovascular para que se altere a prevalência da doença e suas consequências. E, como objetivo acadêmico, proporciona aos discentes e aos docentes novas experiências em prevenção de doenças cardiovasculares e promoção de saúde.

Para isso, se continuará realizando na comunidade atividades de prevenção de doença cardiovascular destinadas a crianças e adolescentes que apresentam fatores de risco. As crianças e adolescentes que participarão do projeto passarão por consultas de enfermagem agendadas na escola, onde serão avaliados pelos discentes juntamente com os docentes, que elaborarão um plano de cuidados, receberão orientações com objetivo de mudança no estilo de vida, principalmente alimentar e atividade física, que terão grande impacto na vida adulta, e serão acompanhados periodicamente com a finalidade de avaliarmos as intervenções de enfermagem e continuarmos com o plano de cuidados.

As consultas de enfermagem serão às sextas-feiras, das 14h às 17h, e o grupo com as crianças e adolescentes e seus familiares será mensal, no primeiro sábado de cada mês, das 9h às12h. Com objetivo de interação do grupo e maior entendimento por parte das crianças e adolescentes sobre a atividade física e nutrição, teremos mensalmente um encontro onde serão realizadas atividades lúdicas e de exercício físico para as crianças e adolescentes de acordo com a idade e, para os pais, proporcionaremos grupos de orientação sobre nutrição, atividade física e atividade de cozinha experimental.

O público-alvo serão crianças e adolescentes com fatores de risco para doenças cardiovasculares e/ou estilo de vida não saudável e seus familiares. Com as atividades propostas neste projeto, pretende-se que sejam beneficiados aproximadamente 50 crianças e adolescentes e seus familiares no ano de 2019. A relevância deste projeto para a comunidade se dará com as possíveis mudanças nos hábitos, pode-se reduzir taxas morbimortalidade, principalmente associadas a doenças cardiovasculares em adultos.

Quanto à comunidade acadêmica, este projeto permitirá aos alunos a possibilidade de participar de atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde. Com isso, os discentes terão oportunidade de desenvolver as competências, habilidades e atitudes preconizadas na formação do enfermeiro frente à comunidade.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: