Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Atendimento Odontológico ao Paciente Portador de Necessidade Especial (PNE)

Atendimento Odontológico ao Paciente Portador de Necessidade Especial (PNE)

O projeto de extensão em questão, de acordo com as diretrizes nacionais, proporcionará ao estudante de Odontologia desenvolver atividades formativas numa perspectiva crítica e reflexiva, compreendendo a sua responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania a partir de princípios humanistas e com base na ética. O atendimento aos PNEs tem por objetivo proporcionar à comunidade uma sintonia com os objetivos da Universidade elencados em seus valores essenciais - compromisso com a comunidade e aspiracionais - acessibilidade universal, pois este atendimento na região não apresenta amparo odontológico, tanto no setor privado, quanto a nível acadêmico.

Sendo assim, este projeto de extensão vem agregar importância e relevância à atuação da Universidade junto à comunidade. Através do atendimento de PNE, será possível aproximar o aluno da realidade de um contingente de pessoas com difícil acesso à odontologia. Da mesma forma, este projeto atende diretamente o art 3 da DCN para odontologia na formação do cirurgião-dentista generalista e humanista, capacitado ao exercício ético da odontologia baseado na compreensão da realidade e transformação desta em benefício da sociedade. Metodologia: Local e documentação: O presente projeto será executado nas dependências da Ulbras Torres (RS), situada na rua Universitária, n° 1900, Parque do Balonismo, no horário das 14h às 18h, semanalmente, às quartas-feiras. Os alunos do curso de Odontologia da Ulbra realizarão exames clínicos e levantamentos das condições bucais dos pacientes, os dados serão inseridos em ficha clínica. Após a coleta de dados, serão elaborados planos de tratamento individuais (procedimentos clínicos preventivos e curativos dentro da odontologia) que serão executados pelos alunos sob supervisão da professora Gilceany Vilar Almeida .

Os responsáveis ou tutores dos menores assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido, caso não o tenham, o termo será assinado pelo cuidador ou responsável pelo serviço. Os alunos que aceitarem participar do projeto também assinarão termo de compromisso e responsabilidade durante a execução dos trabalhos. Proteção dos alunos: Durante a execução dos exames clínicos e procedimentos odontológicos, os alunos deverão estar vestidos de branco (meias, sapatos, calças, camisas e jaleco), sempre deverão usar equipamento de proteção individual (EPI), gorro, máscara, óculos e luvas de procedimento. Antes de iniciar os atendimentos, os alunos assistirão uma aula para capacitação ao atendimento de (PNEs), na qual será abordados aspectos éticos, sociais e psicológicos inerentes. Esterilização dos materiais: Será de responsabilidade do aluno o preparo prévio e esterilização dos instrumentos que serão utilizados para os atendimentos. O professor fará o controle e fiscalização da esterilização.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: