Banco de Dentes

O Banco de Dentes Humano tem por objetivo comunitário conscientizar a comunidade da importância do dente como órgão, proporcionando a necessária divulgação para que as pessoas possam doar dentes extraídos para fins didático e pesquisa. O Banco de Dentes da Ulbra Torres atende ao artigo 3 das DCN que versa sobre a capacidade do egresso de atuar com aspectos éticos e legais, na medida que permite ao discente o manejo de forma adequada do órgão dental, pivô do processo de aprendizado em Odontologia e material primordial de ensino e pesquisa na área.

Ainda contempla o item XXX do artigo 4 por tratar-se de um biobanco que possibilita a incorporação e aprendizagem de inovações tecnológicas em biotecnologia no exercício da Odontologia. De acordo com as diretrizes nacionais, o estudante de Odontologia desenvolverá atividades formativas numa perspectiva crítica e reflexiva, compreendendo a sua responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania a partir de princípios humanistas e com base na ética. O público-alvo do projeto são os doares, ou seja, qualquer cidadão ciente e que tenha lido e assinado o termo de consentimento livre e esclarecido de forma voluntária. A metodologia do projeto será a divulgação do Banco de Dentes através da distribuição de folhetos explicativos e informação referente à coleta de dentes; a captação de colaboradores; catálogo; limpeza e armazenamento dos dentes.

Além disso, a coordenadora é responsável pela leitura de todos os projetos de pesquisa que solicitem dentes determinando se são viáveis de serem executados. Isso permite a utilização de dentes humanos de origem legal, facilitando o desenvolvimento da ciência. Durante o ano, os alunos que participaram do projeto aprenderam todo o funcionamento do Banco de Dentes, como devem ser realizadas as coletas, limpeza e armazenamento dos dentes. Todos os dentes presentes no banco de dentes foram catalogados de acordo com as suas características clínicas, o que irá facilitar a sua identificação. Além disso, foi realizado um pôster científico sobre os resultados do Banco de Dentes que foi apresentado em evento científico pelos alunos do projeto. Também, uma pesquisa e um artigo sobre o conhecimento dos alunos da Ulbra Torres sobre o Banco de Dentes foram realizados, mostrando que é necessário mais divulgação do projeto para os alunos do curso de Odontologia da Ulbra Torres. O funcionamento do Banco de Dentes é fundamental para a continuidade do ensino e pesquisa da Universidade.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: