Blitz do Coração

As profundas e relevantes mudanças socioeconômicas, demográficas, tecnológicas e epidemiológicas observadas ao longo dos últimos 60 anos produziram alterações significativas na vida individual e comunitária das populações dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O processo de transformação da sociedade é também um processo de transformação da saúde e dos problemas sanitários, exigindo da população maiores cuidados com a vida e com a exposição às doenças da era contemporânea, notadamente as de caráter crônico-degenerativas, associadas, em geral, ao estilo de vida individual e aos hábitos sociais.

Objetivos: Promover e desenvolver intervenções/ações que propiciem a melhora da qualidade de vida da população adulta, a redução de agravos e danos decorrentes das doenças não transmissíveis (DNT) que favoreçam a redução do consumo de medicamentos, e na promoção da saúde por meio de mudanças no estilo de vida, hábitos sociais e práticas corporais. O projeto também se destina a complementar conteúdos ministrados em algumas disciplinas que compõem o currículo do curso de graduação de Educação Física. Método: Desenvolvido uma vez por semestre.

Atende, em média, 100 indivíduos da comunidade. O projeto é desenvolvido em diferentes espaços comunitários (associações, colônia de pescadores, escolas/EJA, centros comunitários, entre outros). Todo inicio de semestre procede das seguintes etapas: apresentação do projeto; formação dos grupos de alunos; diagnóstico inicial dos indivíduos/população através de avaliações clínica e antropométrica e funcional; cada indivíduo responderá um questionário descritivo exploratório e participará das aferições da pressão arterial sistólica, diastólica e frequência cardíaca de repouso; serão medidas a estatura, massa corporal e circunferência do abdômen; e definição das intervenções/ações na comunidade (workshop, palestra, atividade educativa, atividades corporais, entre outras).

A Avaliação dos resultados acadêmicos se dará através de: registros em um diário individual; participação em todas as etapas de desenvolvimento e intervenções; interpretar os resultados através de análises estatísticas (coleta, tabulação e tratamento estatístico dos dados coletados); obter a participação da comunidade (adesão dos sujeitos beneficiados pelo projeto); relatório final (o aluno deverá documentar as vivências e experiências em todas as etapas do projeto - fotos, vídeos, textos de divulgação em jornais e mídias sociais, entre outros). Resultados: Espera-se que esta proposição contribua para a formação de recursos humanos e profissionais especializados e ampliar ainda o recente campo de pesquisa na área de Exercício Físico e Saúde, assim como complementar os conteúdos ministrados em algumas disciplinas que compõem os currículos dos cursos de graduação em Educação Física licenciatura e bacharelado.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?