Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Cinema, Papo e Profissão

Cinema, Papo e Profissão

O projeto de extensão Cinema, Papo e Profissão (CPP) tem como objetivos sensibilizar os jovens do ensino médio, especialmente do 3º Ano, a pensar coletiva, criativa e criticamente a sua escolha profissional, assim como promover nos graduandos e graduandas habilidades e competências junto aos processos de avaliação e testagem referentes ao serviço de Orientação Profissional, bem como quanto ao manejo dos processos grupais, considerando a subjetividade e o contexto sociocultural dos alunos e alunas do ensino médio participantes do projeto.

O CPP oferece a escolas do litoral norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina um serviço de Orientação Profissional (OP) para os alunos concluintes do ensino médio. Como metodologia, são oferecidas a modalidade oficina, realizada em encontro único com grupo de reflexão e Jogo das Profissões, e o processo completo de OP, realizado em cinco encontros com apresentação de filme, testagem e grupo de reflexão, com elaboração e entrega de parecer individual ao final do processo, apresentando os resultados e a indicação das áreas de maior aptidão profissional.

Os dias e horários de atendimento são definidos em conjunto com cada escola, montando-se um cronograma de atendimento com datas e horários definidos previamente, de acordo com a disponibilidade da escola e da equipe do projeto. No ano letivo de 2018, o Cinema, Papo e Profissão contemplou cinco escolas em três municípios, com cerca de 150 alunos atendidos. Em 2019, pretende atender seis escolas em quatro municípios, com previsão de 180 alunos participantes. O Cinema, Papo e Profissão conta hoje com a participação de 8 alunos do curso de Psicologia e é coordenado por uma professora do curso.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: