Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Educação: cinema e formação docente

Educação: cinema e formação docente

Na atividade proposta: o cinema é uma forma de socialização dos indivíduos e instâncias culturais que produzem saberes, identidades, visões de mundo, subjetividades, que afirmam seu caráter educativo. O processo de formação de educadores, tradicionalmente, valoriza muito a linguagem escrita e a importância de conhecermos uma série de teorias, bem como seus autores, por meio de obras literárias. 

A prática de ver e analisar filmes fica renegada a uma instância de menor importância. Entretanto, o filme é um artefato de conhecimento que apresenta temáticas presentes nas escolas que necessitam ser abordadas e, para tanto, os educadores, tanto em atividades quanto em formação, devem estar capacitados. O universo da escola e da sociedade é constantemente retratado no cinema sob diferentes perspectivas, o que leva a crer que se pode exercitar o aprender, aprimorando o saber pedagógico com uma rica fonte de conhecimento e arte.

O projeto promove a mediação entre cinema e educação, debatendo os referencias sociais e culturais da comunidade local, na perspectiva dos direitos humanos, sociedade e educação. Tem a participação de acadêmicos, egressos e professores das escolas públicas de Torres e região, na exibição e debates, bem como na definição da temática e filmes.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: