Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » GEPRETO - Projeto Ambulatórios do Joelho, Ombro e Coluna

GEPRETO - Projeto Ambulatórios do Joelho, Ombro e Coluna

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Esportiva e Traumato-ortopédica (Gepreto) do curso de Fisioterapia da Ulbra Torres foi criado em 2014 com o objetivo de fomentar o estudo e a pesquisa na área entre a comunidade acadêmica do curso de Fisioterapia da Instituição. O objetivo deste projeto é aprimorar o conhecimento prático associado ao conhecimento teórico obtido em sala de aula no atendimento de disfunções traumato-ortopédicas. Por esse motivo, o Gepreto está apresentando o projeto Ambulatórios de Joelho, Ombro e Coluna Lombar.

O objetivo do projeto é desenvolver no acadêmico o conhecimento prático especializado em associação ao conhecimento teórico na área de atuação esportiva e traumato-ortopédica. Além disso, tem o objetivo de ofertar à população sem acessibilidade a reabilitação à oportunidade de realizar o seu tratamento. O público-alvo participante do projeto envolve os pesquisadores discentes do Grupo de Pesquisa e a população em geral com disfunções traumato-ortopédicas que necessitam de reabilitação fisioterapêutica, porém não dispõem de recursos ou acessibilidade ao serviço público de reabilitação. Os atendimentos ocorreram segundas e quartas-feiras (ambulatório do ombro), terças e quintas-feiras (ambulatório da coluna lombar) e quartas e sextas-feiras (ambulatório do joelho), sempre no turno da tarde, conforme agendamento realizado pelo coordenador discente de cada ambulatório, na Clínica-escola de Fisioterapia.

Serão selecionadas pessoas que possuam necessidade de tratamento fisioterapêutico de disfunções músculo-esqueléticas que não possuam acessibilidade a algum tipo de serviço. Após a seleção do paciente, será realizada uma avaliação físico-funcional traumato ortopédica a fim de identificar as disfunções existentes. Os atendimentos ocorrerão nas terças, quartas e sextas-feiras, no turno da tarde, na Clínica-escola de Fisioterapia da Ulbra Torres. Serão disponibilizados, durante os atendimentos, todos os recursos cinesioterapêuticos e de agentes eletrofísicos necessários para acelerar o processo de reabilitação desses pacientes. Justifica-se, assim, a apresentação deste projeto, que, através de uma educação continuada, oportunizará uma capacitação na formação profissional dos nossos alunos, oferecendo aos mesmos um aprimoramento teórico e prático nesta área específica de atuação da fisioterapia.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: