Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Inclusão Digital com Programação de Computadores e Internet das Coisas

Inclusão Digital com Programação de Computadores e Internet das Coisas

O projeto visa à capacitação e ensino de alunos, professores e comunidade em geral para a inserção em um novo contexto social onde a tecnologia da informação e seus derivados estão exigindo de todos novas habilidades e competências, onde estas, neste projeto, estão relacionados ao desenvolvimento tecnológico. O projeto também visa capacitar os alunos a trabalhar com o cenário chamado "Internet das coisas", onde a tecnologia vai ao encontro de todos os elementos que possam ser gerenciados e monitorados de maneira tecnológica. Ainda como objetivos, temos o alinhamento acadêmico com o desenvolvimento de habilidades e competências que envolvem o raciocínio lógico, resolução de problemas e análise e desenvolvimento de software.

A metodologia de aplicação se dá através de aulas expositivas, aulas práticas e palestras ministradas por professores e alunos voluntários, para alunos da rede pública do ensino fundamental e médio. Serão abordados os conceitos de lógica de programação e programação de computadores, com o auxílio de ferramentas como Arduino, Code.org e Scratch, visando à capacitação e desenvolvimento de novas habilidades e competências tanto sociais quanto acadêmicas.

Também acontecerão palestras com o intuito de disseminar conceitos como: internet das coisas, desenvolvimento tecnológico, impacto social de novas tecnologias. As atividades acontecem visando ao público-alvo do projeto que são escolas da rede pública dos municípios de abrangências da Ulbra Torres (Torres, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, dentre outros) com foco em alunos do ensino básico e médio, bem como professores da rede pública municipal e estadual.

O projeto já realizou mais de 1.500 atendimentos em 180 atividades realizadas nos anos de 2015 e 2018, atingindo mais 550 jovens e adolescentes, desenvolvendo atividades relacionadas com programação de computadores e internet das coisas, onde os alunos e professores da graduação levam a experiência com novas tecnologias para sala de aula do ensino da rede pública.

Atividades sistemáticas (aulas) para 2019:

  • Atividades em Torres, na Ulbra Torres, no Laboratório de Informática, Sala do LDS, de 1º/3 a 6/12, reuniões todas as quintas-feiras, das 14h às 17h30min, abertas ao público.
  • Em Três Cachoeiras, Escola Estadual Dom José Baréa, terça-feira, das 15h às 17h, para alunos do 4º ao 9º ano, e, das 14h às 17h30min, para as crianças do 4º ao 9º ano da Escola de Ensino Fundamental José Antônio Rolim em Dom Pedro de Alcântara.
  • Em Capão da Canoa - Instituto Estadual de Riachuelo, atividades nas segundas-feiras, nos meses de maio e setembro, durante o turno da tarde, no laboratório de informática para os alunos do ensino médio.

As palestras e feiras acontecerão para 2019:

  • Na Escola Riachuelo em Capão da Canoa, nos meses de abril e agosto, sobre tecnologia e profissões, para alunos dos terceiros anos.
  • Feira na Escola Tietboehl, no mês de outubro, na feira do ensino fundamental.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: