Lar mais Feliz

O presente projeto tem como objetivo proporcionar aos idosos institucionalizados no lar paim cruz uma melhor qualidade de vida, através de estratégias fisioterapêuticas que vão desde promoção de lazer e inclusão social até o desenvolvimento da melhora do relacionamento idoso-instituição, instituição- sociedade. Proporciona aos alunos do curso de Fisioterapia da Ulbra Torres uma formação social, crítica, cidadã, técnica e profissional, além de promover uma familiarização relacionada aos aspectos emocionais, enfatizando a importância da atividade social perante a um cenário muitas vezes desconhecido pelos alunos. Será realizada, inicialmente, uma conversa com os funcionários e cuidadores para informações da Instituição e dos idosos. Em seguida, a escuta dos relatos, das experiências e queixas dos idosos institucionalizados, através de uma conversa informal, enfatizando a identificação de atividades que possam agradar mais ou menos os idosos.

Essa conversa informal tem a intenção, também, de melhorar o vínculo e acolhimento dos mesmos em relação aos alunos. Serão realizadas atividades que possam estimular o raciocínio lógico, a memória e a interação entre os idosos. Atividades motoras serão avaliadas a fim de promover uma melhor qualidade de vida. Serão promovidas palestras para funcionários e convidados familiares, com enfoque na melhora da qualidade de vida desses idosos, sempre visando a uma boa inter-relação entre os alunos e o público-alvo. Serão promovidas atividades estéticas com objetivo de melhorar a autoestima dos idosos. Se necessário, serão promovidos atendimentos em grupos ou individuais, após uma avaliação específica, sempre sobre supervisão do professor responsável. Será disponibilizada ajuda, quando necessário, para organizar, apoiar e contribuir para possíveis eventos relacionados à captação de ajudas que venham a contribuir com as necessidades do lar, sempre visando ao fortalecimento da inter-relação dos alunos, professores, funcionários, idosos e comunidade em geral.

O público-alvo será os idosos institucionalizados no Lar Paim Cruz de Três Cachoeiras/RS, funcionários da Instituição e familiares dos idosos. O projeto será realizado nas tardes de quartas-feiras, no período das 14h às 17h. Tendo em vista a associação da progressão do envelhecimento populacional e os impasses apresentados por idosos institucionalizados, o presente projeto visa primeiramente proporcionar uma melhor qualidade de vida aos institucionalizados do Lar Paim Cruz, focando na autoestima, no autocuidado e no lazer. Além de beneficiar os idosos da Instituição, o projeto visa aprimorar o conhecimento teórico-prático dos graduandos, não apenas focando no conhecimento especifico geriátrico, mas enfatizando um trabalho multidisciplinar, onde serão envolvidos não apenas os institucionalizados, mas também os profissionais que ali trabalham e almejando até mesmo os familiares desses idosos.

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS
Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: