Caravana da Arquitetura passou por Torres
A ULBRA Torres foi sede da Caravana da Arquitetura, que foi promovido nos dias 03 e 05 de maio, pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Conselho de Arquitetos e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres. O evento, que foi aberto ao público, trabalhou um conjunto de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focados no tema da atuação do arquiteto e a Profissionalização da Profissão.
A programação iniciou na sexta-feira, com o tema O Arquiteto Incorporador, apresentado pelos arquitetos Marcio Carvalho e Ricardo Ruschel, da Smart!, falando sobre a atuação do arquiteto e urbanista como construtor e transformador da realidade e não somente como projetista. Os palestrantes mostraram ainda a produção de seu escritório como demonstração da capacidade de envolvimento do arquiteto em toda a cadeia da construção civil, desde a escolha do terreno, elaboração de projetos, aprovações, até o financiamento, construção e venda do imóvel. Um dos principais pontos levantados durante a palestra foi o de que o arquiteto pode tomar para si a liderança da construção civil.
No sábado as atividades iniciaram com a Mesa-Redonda Profissionalização da Profissão, que contou com a participação de representantes das entidades de arquitetos - IAB RS, IAB RS Núcleo Torres, SAERGS, AAI, AsBEA, CAU RS - e da ULBRA. Participaram do debate o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, o diretor do CAU RS, Carlos Eduardo Pedone, um dos membros da Comissão Provisória do IAB RS, Marcelo Koch e da coordenadora do Curso de Arquitetura da ULBRA, Thaís Menna Barreto.
Thiago abriu os debates com a apresentação sobre a profissionalização, citando itens discutidos durante o evento, como ética, honorários, formação acadêmica, dentre outros. Já Thaís realizou uma apresentação sobre a importância da formação do profissional citando que a Arquitetura tem um corpo de conhecimento complexo, enfatizando a cultura do profissional e sua adaptação e qualificação no mercado de trabalho. "Se cada arquiteto dedicasse uma hora por semana para a profissionalização, os arquitetos trabalhariam menos e ganhariam mais, se tornando mais valorizados", apontou. Carlos Pedone destacou a importância sobre a atuação no mercado de trabalho hoje, lembrando as possibilidades de ação que protege os arquitetos pelas leis. Marcelo ressaltou a relação do arquiteto com os órgãos públicos, destacando o entendimento de que estes órgãos devem ter tanto legislações como fiscalizações que beneficiem a profissão do arquiteto.
Notícias relacionadas
-
20
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Inteligência artificial: a inovação que fortalece o futuro -
16
JULRECONHECIMENTO Ulbra recebe prêmio do TiRS by SEPRORGS -
13
JULINSCRIÇÕES ABERTAS NO EAD Pós-graduação reúne educação de excelência e conexão com o mercado -
10
JULPALAVRA DO PRESIDENTE O protagonismo é construído antes da linha de chegada
Últimas notícias
-
07
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Investir em infraestrutura é investir no futuro da educação -
02
JULEAD EAD passa a se chamar Ulbra Online e reforça compromisso com a inovação -
29
MAISOLIDARIEDADE Maio Solidário encerra com mais de 120 ações sociais e milhares de doações -
20
MAICIÊNCIA Pesquisa investiga inflamação tumoral e disfunção celular em macrófagos



