• .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .

Mês da Responsabilidade Social

Publicado em 16/09/2014, por em Uncategorized.

 

PROGRAMAÇÃOresponsabilidade-social-2014 (1)

XIV Salão de Pesquisa e Iniciação Científica Avanços e Resultados pela Pesquisa na Amazônia

Publicado em 01/09/2014, por em Uncategorized.

O Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia ocorre em dois em dois e o Salão de Iniciação Científica anualmente, ambos no mês de novembro desde o ano de 2000. Este acontecimento é uma iniciativa do CEULS/ULBRA que tem ampla repercussão entre a comunidade acadêmica regional. Dentre os seus objetivos podemos destacar o incentivo à produção científica, de modo a aumentar quantitativa e qualitativamente a pesquisa, fortalecendo assim o desenvolvimento científico regional. Visa ainda promover um espaço de constante atualização da comunidade acadêmica, reafirmando o pacto pela excelência, bem como promover um espaço de articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Finalmente, estas iniciativas permitem ainda um intercâmbio com outros centros de pesquisa da região, no sentido de enriquecer e trocar experiências.

Estes eventos oferecem a oportunidade de divulgação científica em três instâncias: a publicação de resumos em anais, a apresentação na forma de pôsteres e a comunicação oral. Como uma forma de incentivo à melhoria da qualidade das publicações, será oferecida ainda uma premiação àqueles alunos de Iniciação Científica que se destacarem no evento, através de premiação aos vencedores da melhor pesquisa de Iniciação Científica.

A temática central do XIV SALÃO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA será sobre Avanços e Resultados pela Pesquisa na Amazônia que ocorrerá nos dias 06 e 07 de novembro de 2014.

Objetivos

  • Despertar o interesse e promover a discussão, no seio da comunidade científica.
  • Incentivar o trabalho de pesquisa com a premiação da melhor Pesquisa de Iniciação Científica – 2014
  • Possibilitar a reflexão em torno de problemas locais, apontando soluções sustentáveis;
  • Incentivar a interdisciplinaridade entre as várias áreas da ciência;
  • Fortalecer a produção científica da comunidade acadêmica;
  • Fomentar a publicação de artigos científicos.

» Normas para Elaboração de Resumo Expandido. Acesse aqui !
» XIV Salão de Pesquisa e Iniciação Científica. Acesse aqui !

Trabalhos realizados em 2013

» Anais do VIII Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e XIII Salão de Pesquisa e Iniciação do CEULS/ULBRA Santarém!

 

1º Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre abre inscrições

Publicado em 26/08/2014, por em Uncategorized.

Projeto da Fantaspoa Produções, sediado na capital em novembro, abre uma janela para estudantes de cinema em âmbito nacional
A sétima arte acaba de ganhar um espaço inédito em Porto Alegre. E é claro que a ideia só poderia partir de cabeças vanguardistas e entusiastas como as que estão à frente do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho. Eles acabam de lançar o pioneiro 1º Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre, que acontece de 7 a 16 de novembro, e já tem inscrições abertas. Podem participar das seleções competitivas e demonstrativas, longas e curtas metragens de todo o país, desde que as produções sejam exclusivamente criadas no âmbito de faculdades e escolas técnicas de cinema. “A ideia é levar o filme dos alunos para exibição e colocar em contato jovens cineastas com o público real. Esses filmes dificilmente chegariam ao grande público de outra maneira” salienta Fleck.

Todas as atividades do evento serão gratuitas, democratizando o acesso à cultura. As inscrições para o evento também são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de setembro, aceitando filmes finalizados a partir 1º de janeiro de 2012. Além da exibição dos filmes, o festival também promove encontros do público com os realizadores, além da criação de um fórum de troca de informações entre pessoas interessadas em cinema. E ainda, especificamente no Rio Grande do Sul, aproximará estudantes das cinco escolas de cinema do estado, com o objetivo de fortificar e consolidar a produção cinematográfica local, considerada a terceira maior do Brasil.

O I Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre é um projeto financiado pelo FUMPROARTE e pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e é uma realização da Fantaspoa Produções Artísticas e Culturais LTDA. O cartaz é assinado por Ron Selistre.

Mais informações:  www.festivaldecineuniversitario.com


© ULBRA