Cine Diversidade

O Cine Diversidade é um projeto de formação em audiovisual e Direitos Humanos que oferece um curso gratuito de realização de videodocumentários a estudantes entre 12 e 16 anos, dos anos finais do Ensino Fundamental e iniciais do Ensino Médio da rede pública de Canoas e municípios vizinhos, que formam a comunidade atendida. O objetivo é instrumentalizar adolescentes para a realização audiovisual e promover uma educação voltada à promoção da cidadania, sensibilizando-os para a tolerância nas relações de raça e etnia, gênero, religião e sexualidade.

Os estudantes selecionados, em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, são divididos em turmas de 20 alunos cada e participam da formação com carga horária semanal de 4h/aula, promovida sempre nas tardes de quinta-feira nas dependências do Núcleo de Produção Audiovisual do curso de Comunicação Social da Ulbra, no campus Canoas. As aulas são realizadas nos estúdios de fotografia, televisão e rádio e no laboratório de edição de vídeo, com o objetivo de fornecer os conhecimentos teóricos e práticos necessários à produção de vídeos pelos próprios estudantes. Os alunos de graduação dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e CST em Fotografia que atuam como bolsistas e voluntários auxiliam na execução do projeto fazendo monitoria e orientando a comunidade atendida nas questões técnicas de realização audiovisual.

A temática transversal do projeto, os Direitos Humanos, é abordada ao longo do curso com a exibição de filmes que permitem discutir questões como relações étnico-raciais, tolerância religiosa, respeito à diversidade de gênero e sexualidade e cultura afro-brasileira e indígena. Além disso, os estudantes são estimulados a produzir documentários relacionados a esses temas a partir da sua própria realidade cotidiana. Ao final da formação, os alunos participam de uma formatura com a presença das suas famílias e exibição dos vídeos produzidos, e recebem certificados emitidos pela Ulbra.

Já foram produzidos dois documentários sobre violência contra a mulher além de vídeos sobre bullying, racismo, preconceitos e maternidade. Dois documentários realizados pela comunidade atendida no projeto foram selecionados para o Festival de Cinema Escolar de Alvorada.

A partir de 2019, o Cine Diversidade passará a abrigar também a temática socioambiental, em função da parceria com a ONG Parceiros Voluntários.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: