Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Projeto Mantendo Sorrisos

Projeto Mantendo Sorrisos

O Projeto Mantendo Sorrisos do curso de Odontologia da Ulbra Canoas tem como objetivos principais: proporcionar aos acadêmicos vivências de como planejar, executar atividades em promoção de saúde bucal para escolares e comunidade, bem como aprofundar conhecimentos de diagnóstico dos principais agravos em saúde bucal. O projeto ocorre em escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre, com ênfase para o município de Canoas. No início do semestre, é elaborado um cronograma de atividades que acontecerão de março a dezembro do ano vigente. A seleção dos acadêmicos ocorre no início de cada semestre de forma voluntária. Além disso, haverá seleção de três bolsistas, conforme a vigência de bolsas para o projeto, sendo de responsabilidade dos alunos bolsistas a organização do material de apoio, execução do projeto nas escolas, preenchimento das planilhas de controle, bem como participar de eventos científicos apresentando os resultados do projeto.

Os acadêmicos voluntários auxiliarão na execução do trabalho nas escolas que é composto por três fases distintas: os acadêmicos do curso realizam atividades lúdicas em saúde bucal com os escolares, posteriormente realizam escovação orientada e exame clínico da cavidade bucal. Se forem verificadas necessidades odontológicas durante o exame, estas serão encaminhadas para o atendimento odontológico no curso e/ou nas Unidades Básicas de Saúde do município conforme os horários que seguem: no curso de Odontologia, previamente ao agendamento, deve ser realizado o cadastro no setor de agendamento nas segundas-feiras, das 14h às 17h, para posteriormente serem chamados para atendimento nas clínicas infantis III,I,II que ocorrem nas terças-feiras, das 17h30min às 20h; quartas-feiras, 14h às 17h, e quintas-feiras, 9h40min às 12h; 14h às 16h (respectivamente). Na rede pública de serviço, os responsáveis deverão procurar as UBS nos horários de atendimento (8h-12h e das 13h-17h).

Os procedimentos realizados dependerão das necessidades das crianças, como, por exemplo: fluorterapia, tratamento periodontal (da gengiva), restaurador, extrações dentárias, etc. Em média, são abordadas 600 pessoas entre escolares, adolescentes, adultos e idosos e são encaminhados para atendimento em torno de 250 pessoas. Já quando a presença do projeto for solicitada em ações como o Dia da Responsabilidade Social, Ação Solidária e em Lar de Idosos, serão respeitados os protocolos de encaminhamento e atividades em saúde bucal, somente com alteração das clínicas, caso o paciente seja maior que 12 anos, assim serão encaminhados para os Estágios Clínicos II e III que ocorrem nas terças-feiras, das 14h às 17h, quartas-feiras, das 14h às 17h, e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14 às 17h. Nesse contexto, acadêmicos de todos os semestres podem participar evidenciando aprendizado acadêmico de ordem de gestão, clínico e coordenação. Já o aprendizado comunitário verifica-se a obtenção de conhecimento da realidade sócio-econômica, das características culturais e de inserção social.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: