Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » ULBRATI | Ulbra e a Terceira Idade

ULBRATI | Ulbra e a Terceira Idade

Ulbra para Terceira Idade (Ulbrati) é um Projeto de Extensão comunitária que foi criado pelo curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e está vinculado à Coordenação de Educação Continuada do campus Canoas desta Universidade. Tem como objetivo promover a saúde de pessoas idosas através de atividades físicas e culturais e, como objetivo acadêmico, intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção e proteção da formação cultural, do lazer e da saúde do idoso.

O público-alvo do projeto são pessoas acima de 60 anos de idade. As atividades são desenvolvidas nas terças e quintas-feiras à tarde, no horário das 13h30min às 17h. São oferecidas aulas de Ginástica, Pilates, musculação, dança, teatro e grupo vocal. O curso de Fisioterapia colabora com a Hidroterapia, realizada nas sextas-feiras, trabalhando com a reabilitação dos mais limitados fisicamente. A inscrição é feita através da Extensão desta Universidade, pelo telefone: 3477 9103.

No ano de 2018, foram atendidos 220 idosos divididos entre as atividades, uma vez que é possível participar de todas as atividades de interesse, cada atividade tem em média 25 atendimentos por hora totalizando 960 atendimentos por mês. Para verificar a aptidão física dos idosos durante o ano são realizadas duas avaliações físicas, uma a cada semestre, verificando condicionamento aeróbio, IMC, circunferência abdominal, força de membros inferiores e superiores, flexibilidade, capacidade aeróbia e pressão arterial.

Os resultados obtidos foram a melhora na aptidão física em geral como: melhora na força, na mobilidade articular, nas atividades da vida diária, no condicionamento aeróbio entre outras. Os resultados qualitativos se dão pelo relato dos idosos sobre a melhora na qualidade de vida, através do convívio social, da diminuição do uso de medicamentos e do aumento da vitalidade para as atividades do dia a dia. Como resultados acadêmicos foram produzidos três estudos baseado nos efeitos do exercício físico para terceira idade.

Os benefícios para saúde geral dos idosos e a vivência teórico-prática dos acadêmicos, através de estudos de caso, pesquisa bibliográfica, iniciação científica e atuação prática, denotam a relevância social e acadêmica deste projeto.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: