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Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Maria Angelica Zubaran

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6866879490535626

    Doutorado e Mestrado em História pela State University of New York (SUNY at Stony Brook, 1998) e graduação em História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Recipiente de Bolsa Recém-Doutor da FAPERGS (1999). Realizou estudos de Pós-doutorado (bolsa Capes) em Literatura de Viagem, no Birkbeck College, Londres (2004-2005). Desde 1999 é professora Adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando na Graduação em História e no Mestrado e Doutorado em Educação. Tem experiência de docência nos diferentes níveis de ensino (Fundamental, Médio, Superior e Pós-Graduação). Orienta no Mestrado e Doutorado em Educação, na Linha de Pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença. Foi coordenadora do Curso de História da Ulbra (1999-2001) e Diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (2010-2013). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: História e Cultura Afro-brasileira, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, Imprensa Negra no pós-abolição e relações étnico-raciais e educação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena da Universidade Luterana do Brasil.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA). Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e pedagogias culturais, construção e manipulação da memória, processos de modernização urbana e os seus desdobramentos sociais, educação patrimonial, história da educação, formação de professores e identidade docente.

  • Conselho do Curso

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .

    Juliane Maria Puhl Gomes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Ricardo Willy Rieth

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2854589063294139

    Ricardo Willy Rieth possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS (1986), doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha, (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Foi bolsista da CAPES, CNPq e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Alemanha. Entre 1992 a 2010 foi professor titular no Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado/Mestrado Profissional/Doutorado) das Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Coordenou este programa entre 2000-2006 (CAPES - Conceito 7). Em 2000, tornou-se professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, nos Cursos de Teologia/Bacharelado, História-Licenciatura/Bacharelado e Ciências Sociais. É docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da ULBRA. De 2009 a 2011, foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA. De 2011 a 2012, exerceu a função de Pró-reitor de Graduação da ULBRA. De 2013 até novembro de 2014, foi Pró-reitor Acadêmico da ULBRA. De dezembro de 2014 a julho de 2018, foi Vice-reitor da ULBRA. De agosto de 2018 a dezembro de 2019 foi Reitor da ULBRA. Integra o Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero e o conselho de colaboradores do periódico Lutherjahrbuch (Göttingen, Alemanha/Vandenhoeck & Ruprecht). É membro da Comissão Editorial Obras Selecionadas de M. Lutero. Em 2011, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente em nível de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e ensino a distância, orienta pesquisas, publica e integra associações e comitês científicos no país e no exterior nas seguintes áreas: educação e Estudos Culturais, história moderna e contemporânea, história e pensamento da Reforma protestante, ciências da religião e etnicidade.

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA). Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e pedagogias culturais, construção e manipulação da memória, processos de modernização urbana e os seus desdobramentos sociais, educação patrimonial, história da educação, formação de professores e identidade docente.

  • Docentes

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1979). Mestrado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Especialização - Lato Sensu: Administração educacional, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciência e Letras (1985). Especialização - Lato Sensu: Tecnologias digitais aplicadas à educação, pela Universidade Luterana do Brasil (2019). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil, atardando desde 1990 na modalidade presencial e desde 2004 atuando na modalidade EAD. Coordenador da CPA unidade EAD da Universidade Luterana do Brasil, Tem experiência na área de Filosofia, Pedagogia e Teologia, com ênfase em Ética, Antropologia e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, estágio curricular, estágio em gestão, interdisciplinaridade, gestão em educação, planejamento educacional e avaliação institucional.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Pós doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, ULBRA/Canoas e professor do PPG ODONTO/ULBRA. É também professor de cursos de graduação (presencial e EAD). Foi coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão Pública (ULBRA), tem experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD e de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ULBRA). Orienta monografias, dissertações e teses. Integra a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Humano e Sociedade". Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas e Sociais com ênfase no impacto das tecnologias de informação e comunicação nas relações humanas e sociais. Pesquisa temáticas associadas à promoção da saúde, desenvolvimento humano, felicidade, Políticas Públicas, democracia e Direitos Humanos.

    Juliane Maria Puhl Gomes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.

    Jussara Alves Pinheiro Sommer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342692596958448

    Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Gradução em Geografia na UFRGS ( 2013), possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professora no curso de gradução em Geografia na ULBRA-Canoas, também atua nos cursos de pós graduação especialização em Educação Ambiental: Geografia e Cultura e no curso de Gerenciamento Ambiental.Possui experiência na área de Geociências, ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, diagnostico ambiental, educação ambiental, geoprocessamento, ensino e aprendizagem . Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no curso de Geografia.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação Em Educação
    Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Educação
    Especial, Metodologia do Ensino Superior e Tecnologia da Informação Aplicada
    em Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do
    Rio Grande do Sul (2005). Atuou como docente na Associação de Pais e
    Amigos dos Excepcionais de Carazinho - APAE, Coordenou a Educação
    Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC no decorrer
    de 11 anos, atuou como docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande
    do Sul. Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Carazinho,
    concursada como professora titular de sala de atendimento especializado AEE.
    Em sua prática social atua como presidente da Associação de e para Pessoas
    com Deficiência - APD e da Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho -
    AGS, além de atuar como presidente do Conselho Municipal de Assistência
    Social de Carazinho - CMASC e coordenadora técnica do Conselho Municipal
    dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. No ensino
    superior atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil
    desde agosto de 2002 no Curso Pedagogia - modalidade presencial, em 2009
    passou a atuar como professora regente da Educação a Distância a ULBRA

    Canoas, do Curso de Pedagogia - modalidade EAD, nas disciplinas de: História
    da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais,
    Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e
    Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares,
    Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da
    Aprendizagem. Em 2013 inicia os trabalhos como Coordenadora Pedagógica
    dos Polos do EAD ULBRA Brasil, função esta que desenvolve até o momento,
    além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA.
    Exerceu a função de membro suplente do Conselho Nacional dos Direitos da
    Pessoa com Deficiência - CONADE. Presidente do Conselho Municipal dos
    Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação / Altas Habilidades de
    Carazinho/ RS, no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com
    Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019.
    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial,
    Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no Curso de Pedagogia EAD,
    atuando principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem,
    LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar e ambientes não
    escolares, vulnerabilidade social e projetos sociais.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Orlando Albani de Carvalho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691361945948780

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-graduação (Mestrado) pela mesma universidade, onde dissertou sobre a implantação de hidrelétricas no rio Uruguai. Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Economica e Geografia Humana e Econômica. Desde de 2000 também atua como professor nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professor-adjunto do Curso de Geografia na ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA). Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e pedagogias culturais, construção e manipulação da memória, processos de modernização urbana e os seus desdobramentos sociais, educação patrimonial, história da educação, formação de professores e identidade docente.

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