Página Inicial » Graduação » História » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Lisiane Gazolla Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

  • Coordenação Adjunta

    Juliane Maria Puhl Gomes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Gisele Massola

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6709675926406081

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2015). Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/2009) e Graduada em História pela mesma Universidade (ULBRA/2003). Cursou especialização em Ciências Sociais, com ênfase em História e Geografia do Brasil pela Faculdade Integrada de Amparo (FIA/SP 2005) e ainda em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (ULBRA/2020).
    Graduanda em Psicologia pela Faculdade do CEFI (2021 - curso em andamento). Atualmente, atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA com ênfase nos Estudos Culturais. É também pesquisadora vinculada ao campo dos Estudos Culturais, participando de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPERGS, de eventos científicos em que tem produzido e publicado estudos sobre Educação, mídia, pedagogias culturais, patrimônio cultural, identidades e diferenças, práticas de leitura, formação de leitores e representações.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Lisiane Gazolla Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

  • Conselho do Curso

    Juliane Maria Puhl Gomes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Doutora em Educação (2006) pela UFRGS. Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela mesma Instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, afiliada à linha de pesquisa Currículo, ciências e tecnologia. Participa dos grupos de pesquisa Educação e Cultura e Estudos do Currículo na Contemporaneidade. É editora da Revista Textura e avaliadora do Programa PIBIC/PROBIC da ULBRA. Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, com destaque para temas ligados a currículo e cibercultura. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Lisiane Gazolla Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

    Ricardo Willy Rieth

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2854589063294139

    Ricardo Willy Rieth possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS (1986), doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha, (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Foi bolsista da CAPES, CNPq e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Alemanha. Entre 1992 a 2010 foi professor titular no Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado/Mestrado Profissional/Doutorado) das Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Coordenou este programa entre 2000-2006 (CAPES - Conceito 7). Em 2000, tornou-se professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, nos Cursos de Teologia/Bacharelado, História-Licenciatura/Bacharelado e Ciências Sociais. É docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da ULBRA. De 2009 a 2011, foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA. De 2011 a 2012, exerceu a função de Pró-reitor de Graduação da ULBRA. De 2013 até novembro de 2014, foi Pró-reitor Acadêmico da ULBRA. De dezembro de 2014 a julho de 2018, foi Vice-reitor da ULBRA. De agosto de 2018 a dezembro de 2019 foi Reitor da ULBRA. Integra o Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero e o conselho de colaboradores do periódico Lutherjahrbuch (Göttingen, Alemanha/Vandenhoeck & Ruprecht). É membro da Comissão Editorial Obras Selecionadas de M. Lutero. Em 2011, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente em nível de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e ensino a distância, orienta pesquisas, publica e integra associações e comitês científicos no país e no exterior nas seguintes áreas: educação e Estudos Culturais, história moderna e contemporânea, história e pensamento da Reforma protestante, ciências da religião e etnicidade.

    Silas Blehem Shvarstzhaupt

  • Docentes

    Juliane Maria Puhl Gomes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1550949708816025

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil, atua nos Cursos de História e Pedagogia, professora do Pós-Graduação em História, Canoas. Atua na área de consultoria arqueológica, sendo sócia da empresa QUADRAT, consultoria em arqueologia e ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, pré-história do RGS, populações indígenas litorâneas, práticas de ensino de História, educação patrimonial e história.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Orlando Albani de Carvalho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691361945948780

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-graduação (Mestrado) pela mesma universidade, onde dissertou sobre a implantação de hidrelétricas no rio Uruguai. Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Economica e Geografia Humana e Econômica. Desde de 2000 também atua como professor nas redes de ensino público e privado no Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professor-adjunto do Curso de Geografia na ULBRA/RS (Universidade Luterana do Brasil).

    Ricardo Willy Rieth

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2854589063294139

    Ricardo Willy Rieth possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS (1986), doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha, (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Foi bolsista da CAPES, CNPq e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Alemanha. Entre 1992 a 2010 foi professor titular no Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado/Mestrado Profissional/Doutorado) das Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Coordenou este programa entre 2000-2006 (CAPES - Conceito 7). Em 2000, tornou-se professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, nos Cursos de Teologia/Bacharelado, História-Licenciatura/Bacharelado e Ciências Sociais. É docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da ULBRA. De 2009 a 2011, foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA. De 2011 a 2012, exerceu a função de Pró-reitor de Graduação da ULBRA. De 2013 até novembro de 2014, foi Pró-reitor Acadêmico da ULBRA. De dezembro de 2014 a julho de 2018, foi Vice-reitor da ULBRA. De agosto de 2018 a dezembro de 2019 foi Reitor da ULBRA. Integra o Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero e o conselho de colaboradores do periódico Lutherjahrbuch (Göttingen, Alemanha/Vandenhoeck & Ruprecht). É membro da Comissão Editorial Obras Selecionadas de M. Lutero. Em 2011, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente em nível de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e ensino a distância, orienta pesquisas, publica e integra associações e comitês científicos no país e no exterior nas seguintes áreas: educação e Estudos Culturais, história moderna e contemporânea, história e pensamento da Reforma protestante, ciências da religião e etnicidade.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: