Página Inicial » Graduação » Biomedicina » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Angélica Cristine Heilmann Steffen

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6670505368609957

    Bacharel em Biomedicina pela Universidade Feevale (2006), possuo especialização em Análises Clínicas pela Universidade Feevale (2009) e Mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2012). Tenho experiência na área de Análises Clínicas, fui responsável técnica do Laboratório Escola - Unidade Universitária de Carazinho, bem como participei da estruturação física e organizacional do laboratório. Na mesma IES, fui coordenadora adjunta de fevereiro à setembro de 2013. Atualmente sou coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil ULBRA - Campus Canoas, também sou tutora do Programa de Residência Multiprofissional e ministro as disciplinas de Estudos em Patologia, Micologia, Bioquímica Clínica, Fisiopatologia e Estágio Supervisionado I.

  • Docentes

    Allyne Cristina Grando

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1387030312354136

    Biomédica graduada pela Universidade Feevale (2007), Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Feevale (2009) e Mestra em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil(2017). Atualmente é docente dos Cursos de Biomedicina e Farmácia na Universidade Luterana do Brasil em Canoas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biomedicina e Conselho de Curso do Curso de Biomedicina. Leciona as disciplinas de Hematologia, Imunologia Clínica, Imunologia e Parasitologia, Líquidos Corporais e Estágio em Análises Clínicas. Possui experiência em laboratório de análises clínicas nos setores de bioquímica, imunologia sorológica e hormonal, líquidos corporais e hematologia. Biomédica do Ano em 2021-2022 pelo Conselho Federal de Biomedicina.

    Angélica Cristine Heilmann Steffen

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6670505368609957

    Bacharel em Biomedicina pela Universidade Feevale (2006), possuo especialização em Análises Clínicas pela Universidade Feevale (2009) e Mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2012). Tenho experiência na área de Análises Clínicas, fui responsável técnica do Laboratório Escola - Unidade Universitária de Carazinho, bem como participei da estruturação física e organizacional do laboratório. Na mesma IES, fui coordenadora adjunta de fevereiro à setembro de 2013. Atualmente sou coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil ULBRA - Campus Canoas, também sou tutora do Programa de Residência Multiprofissional e ministro as disciplinas de Estudos em Patologia, Micologia, Bioquímica Clínica, Fisiopatologia e Estágio Supervisionado I.

    Arlete Beatriz Becker Ritt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507623976463891

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Quimica pela
    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998),
    mestrado (2001) e doutorado (2005) em Biologia Celular e Molecular pela
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou pós-doutorado
    empresarial (CNPq) na Empresa BioPlus Desenvolvimento Biotecnológico Ltda
    (2005 - 2006) e pós-doutorado (CAPES) na University of Missouri, USA (2006 -
    2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas,
    atuando principalmente nos seguintes temas: soja, urease, expressão
    heteróloga, toxicidade, fatores antinutricionais, fungos fitopatogênicos e
    proteína. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no
    Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS.
    Atualmente é professora adjunta na ULBRA-Canoas atuando nos Programas
    de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada e em Biologia Celular e
    Molecular Aplicada à Saúde.

    Carolina Mallmann Wallauer

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0045062924268044

    Graduada em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e especialista em Microbiologia Clínica pela Universidade Feevale (2014). Atualmente atua como docente na Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Campus Canoas). Experiência em análises clínicas nos setores de microbiologia, hematologia, bioquímica, urianálise e parasitologia, além de domínio de algumas técnicas como PCR convencional e PCR em tempo real.

    Cristiane Bernardes de Oliveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7245309014483459

    Farmacêutica graduada pela ULBRA. Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Pós-doutorado (CNPq) na Faculdade de Farmácia da UFRGS em produtos naturais com ênfase no SNC e doença de Alzheimer. Especialista em Fitoterapia e em Homeopatia pelo Centro de Ensino Superior em Homeopatia (IBEHE). Especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica e em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação (ULBRA). Professora Adjunta na Universidade Luterana do Brasil atuando na graduação e pós-graduação. Atualmente ministra disciplinas nos cursos de Farmácia, Biomedicina, Estética, Enfermagem e Medicina e é tutora de campo da Residência Multiprofissional em Saúde ? Saúde do Adulto e Idoso (ULBRA/Canoas).

    Daniel Simon

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133188504518834

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos genéticos de patologias humanas e estudos moleculares em doenças infecciosas.

    Elenir de Fátima Wiilland

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7292124483054522

    Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular, histologia e embriologia. (Texto informado pelo autor)

    Gabriela Augusta Mateus Pereira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9477085181677358

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1997); Mestre em Neurociências, Grau de Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2002). Professora-pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, ministra as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Patologia Humana nos Cursos de Graduação da Área da Saúde e Bem-Estar Social. Professora no Curso de Tecnólogo em Radiologia, Fundação Saint Pastous/ Sogipa. Estudante de Especialização em Anatomia e Patologia Associada. Estudante de Especialização em Imaginologia. Estudante de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Coordenadora das disciplinas de Radiologia do Grupo A/ Sagah.

    Ivana Grivicich

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8339429196823043

    Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1988), especialização em Toxicologia Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1992), mestrado em Ciências Biológicas - Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS,1999) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2005). Atualmente atua como professora adjunta nos cursos de Graduação de Biomedicina, Farmácia e Medicina, também é professora-orientadora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Coordena o Laboratório de Biologia do Câncer na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É Líder do Grupo de Pesquisa, no CNPq, Biologia dos Tumores Humanos. Tem experiência na área de bioquímica e biologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: oncogênese, citotoxicidade, apoptose, ciclo celular, regeneração celular e quimiorresistência.

    Juliana da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1684574356606924

    Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, atuando como orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde- PPGBioSaúde e no Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada-PPGGTA-MP. Nesta instituição coordena o Laboratório de Genética Toxicológica. Atualmente compõe o Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS (2015-2017), a Diretoria da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica e Genômica Ambiental (MUTAGEN-Brasil) (2016-2018), e o corpo editorial da Mutation Research - Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis (2016-2019). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos e risco ocupacional.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas, Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga no Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas/RS, em regime de tempo integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). Além das atividades de ensino e orientação na graduação e na pós-graduação, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da ULBRA. Também faz parte do Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), do Instituto Presbiteriano Mackenzie. De 2008 a 2020 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: complicações crônicas do diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, microRNAs e polimorfismos genéticos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2 (desde 2015).

    Maria Lucia Rosa Rossetti

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3592409622660802

    Farmacêutica, mestre e doutora em bioquímica (área de concentração- Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-doutorado na Universidade de Firenze (2008) . Atualmente é pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CDCT (Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em Saúde- Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul). Professora adjunta da Universiadade Luterana do Brasil, orientadora convidada da pós graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da pós-graduação em Clínica Médica (Faculdade de Medicina) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formação e experiência técnica na área de desenvolvimento tecnológico, validação e implantação de novos métodos para o diagnóstico e tratamento de doenças, principalmente infecciosas como a tuberculose.

    Maria Renita Burg

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3384385720328482

    Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Medianeira de Santa Maria (1982) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Atualmente é docente - graduação da Universidade Luterana do Brasil( ULBRA), pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente pós-graduação Lato-Sensu da ULBRA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, humanização, saúde publica, saúde do idoso, gerenciamento e políticas públicas de saúde. É Coordenadora do PET- Interprofissionalidade ULBRA em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas no Projeto de Vacinas. Foi coordenadora da Residência Multiprofissional com ênfase em Atenção Básica/Saúde da Família da ULBRA de 2011 a 2019-1. Membro do grupo de Pesquisa do Curso de Enfermagem: Processo de Trabalho na Enfermagem, na linha de pesquisa - processos gerenciais da saúde. Membro da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva-LASC. Representante da Ulbra no Colegiado do CIES/ 1 CRS.

    Mariana Brandalise

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2091809530759367

    Farmacêutica (ULBRA); Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRGS);
    Especialista em Docência da Saúde (UFRGS) e Farmácia Clínica e Prescrição
    Farmacêutica (ULBRA). Docente do curso de Farmácia, tutora de campo da
    Residência Multiprofissional em Saúde-Saúde Comunitária e Tutora do

    Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-
    Saúde/Interprofissionalidade ULBRA/Canoas. Membro do Comitê de Ética em
    Pesquisa (ULBRA). Atualmente ministra disciplinas para os cursos de farmácia,
    biomedicina, enfermagem, psicologia, medicina, odontologia, fonoaudiologia e
    educação física.

    Mauricio Lehmann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7426539303814005

    Possui graduação em Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado em
    Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Mestrado
    (1997) e Doutorado (2003) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade
    Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto da
    Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Graduação leciona junto ao

    Curso de Engenharia Ambiental, nas áreas de Microbiologia e Ecologia. No
    Pós-Graduação atua como Professor e Orientador no Programa de Pós-
    Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPG BioSaúde,
    Mestrado e Doutorado Acadêmico). É coordenador do Laboratório de
    Toxicidade Genética (TOXIGEN) da ULBRA e Bolsista de Produtividade nível
    1D do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em
    Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: genotoxicidade de
    fármacos, antigenotoxicidade de compostos presentes na dieta alimentar
    humana, Drosophila melanogaster, teste SMART, Teste cometa e Teste de
    micronúcleos.

    Miria Elisabete Bairros Camargo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4072704510387488

    Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Luterana do Brasil (1992) e mestrado em Educação pela mesma Universidade (2008). Atualmente é profissional técnica da Prefeitura Municipal de Canoas e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão em Saúde Saúde Coletiva Ciências da Saúde.

    Rafael Rodrigues Dihl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025354108041640

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na Pós-Graduação, é professor e orientador do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde - Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto - Mestrado e Doutorado) desta mesma Instituição. Foi coordenador do PPGBioSaúde no período 2015 - 2017. Na Graduação leciona junto aos Cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Farmácia, atuando em disciplinas nas modalidades presencial e EAD, entre elas Biotecnologia e Genética. É membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - ULBRA) e da Comissão Interna de Biossegurança - CIBio. É Coordenador dos Laboratórios de Toxicidade Genética (TOXIGEN) e Análise Tóxico-Genética Celular, ambos na ULBRA. É Líder do Grupo de Pesquisa, no CNPq, TOXIGEN - Investigação da Toxicidade Genética. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, Mutagênese e Antimutagênese.

    Renata Farias Oliveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6179054204266695

    Possui graduação em engenharia química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutoranda em Engenharia Química na UFRGS. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química.

    Viviane Cristina Sebben

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4914456008342819

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil, farmacêutico bioquímico do Laboratório de Análise de Emergência e diretora adjunta do Centro de Informação Toxicológica da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde. Tem experiência na área de Farmácia e Bioquímica, com ênfase em Análise Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas de abuso (crack, cocaína, anfetaminas e maconha) e intoxicação por medicamentos e agrotóxicos.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: