Página Inicial » Graduação » Física » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

  • Docentes

    Agostinho Serrano de Andrade Neto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723865Z3

    Bacharel em Física e Doutor em Física Nuclear - Regime de Trabalho Integral - Professor do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) da ULBRA.

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Diego Ricardo Sabka

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3886447610093801

    Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

    Gelson Luiz Fernando Barreto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643E0

    Graduação em Licenciatura plena em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e mestrado em PPGEMA pela Universidade Luterana do Brasil (2003).

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .

    Lucas Gabriel Seibert

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6854772576047318

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas (2013). Professor da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, construcionismo, jogos eletrônicos, cálculo integral e diferencial e estatística.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Maria Inês Borsa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8104441876513361

    Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Pós-graduação em Administração e Planejamento para Docentes na Universidade Luterana do Brasil - Canoas-RS (1993) e Mestrado em Gestão Empresarial pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES - Argentina (1996). É Professora Adjunta-Mestrado na Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS na modalidade a distância no Curso de Gestão Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, Administração, Letras e Pedagogia.Possui escritório particular de advocacia. Tem experiência na área de Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito Imobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: adoção, alimentos, separação judicial, divórcio, investigação de paternidade, inventários e partilhas, locações, avaliação de custos imobiliários e sistema registral. Atualmente, é Coordenadora do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Negócios Imobiliários - EAD da Ulbra/RS.

    Rafael da Silva Valada

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415661908398435

    Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em MATEMÁTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e coordenador de atividades do curso de Física da mesma universidade. Tem experiência na área de Física - Matemática com ênfase em Relatividade Geral, Mecânica Quântica e Equações Diferenciais, bem como experiência no ensino presencial e a distância de conteúdos relacionados a Física - Matemática.

    Renato Pires dos Santos

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

    Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

Acompanhe-nos

Rede ULBRA

ULBRA no Brasil

Instituição
Socialmente Responsável

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: