Página Inicial » Graduação » Física » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

Matriz Curricular e Corpo Docente
De acordo com a lei: 13.168/2015
  • Coordenação do Curso

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é coordenador do curso de Química e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Trabalhou na Universidade de Passo Fundo e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica, nas áreas teórica e experimental.

  • Coordenação Adjunta

    Diego Ricardo Sabka

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3886447610093801

    Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

  • Docentes

    Agostinho Serrano de Andrade Neto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723865Z3

    Bacharel em Física e Doutor em Física Nuclear - Regime de Trabalho Integral - Professor do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) da ULBRA.

    Ana Maria Acker

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3312435607730648

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Conceito CAPES 5) e mestre pela mesma instituição. Professora dos cursos de Jornalismo e Gestão Pública (EAD) da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Na ULBRA, participa do projeto de extensão Cine Diversidade, onde realiza oficinas e exibições de filmes brasileiros e debates sobre Direitos Humanos e diversidade em escolas de ensino fundamental de Canoas, RS. Como jornalista, atuou em rádio, assessoria de comunicação, web e televisão. Possui interesse nas seguintes áreas: gêneros cinematográficos (sobretudo horror), cinema brasileiro, cinema e educação, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e digital. É autora do livro "Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro", lançado em 2018 pela Editora Appris.

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Andréia Cardoso Pacheco Evaldt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7732569938481349

    Professora na ULBRA nos cursos de graduação: Agronomia, Enfermagem e Gestão Ambiental e no Pós-Graduação no curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental. Bióloga, formada em Ciências Biológicas pela ULBRA, e Mestra em Geociências pelo Departamento de Geociências da UFRGS. É pesquisadora no Laboratório de Palinologia da ULBRA onde desenvolve trabalhos na área de morfologia polínica. Atua também na reconstrução vegetacional do Quaternário do RS através dos grãos de pólen e esporos. Atualmente atua em projetos para preservação dos campos e das áreas úmidas no Estado.

    Caren Bühler

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1183685243471191

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em administração educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, coordenador, formação de professores, escola básica.

    Carlos Augusto Falcão Filho

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6636836360877348

    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Especialização em Literatura Brasileira pela PUCRS (2007), Especialização em EAD pelo SENAC (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil. É escritor. Seu primeiro romance foi publicado em 2012 com o título Protetores pela Editora Underworld. Já publicou mais de vinte contos em diversas antologias, é editor da Argonautas Editora e um dos idealizadores do evento Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Publicou o livro de contos Mausoléu em 2013, no mesmo ano atuou pela segunda vez como curador na Feira do Livro de Porto Alegre com o evento "Tu Frankenstein 2".

    Débora Kling Petry Battastini

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777652H4

    Doutora em Expresión Gráfica de la Arquitectura y de la Ingeniería pela Universitat Politècnica de València/Espanha, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis/Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores e professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design com ênfase no ensino de Ferramentas de Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gráfica, computação gráfica, design de joias, modelagem tridimensional, informática na arquitetura, reconstrução virtual, ilustração vetorial, e informática aplicada.

    Diego Ricardo Sabka

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3886447610093801

    Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

    Diego Soares

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8137120505876487

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil e aluno de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte.

    Edgar Roberto Kirchof

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5752128941340564

    Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

    Gelson Luiz Fernando Barreto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643E0

    Graduação em Licenciatura plena em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e mestrado em PPGEMA pela Universidade Luterana do Brasil (2003).

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Jose Carlos Krause De Verney

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787469U5

    Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997).

    Leomir Joel Schweig

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702489A9

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), Pós-graduação (Especialização) em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991) e Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Energia Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professor em tempo integral da Universidade Luterana do Brasil, coordenando os cursos de Matemática Licenciatura e Matemática Aplicada à Informática. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente no seguinte tema: plamudes.

    Lucas Gabriel Seibert

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6854772576047318

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas (2013). Professor da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, construcionismo, jogos eletrônicos, cálculo integral e diferencial e estatística.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Maria Inês Borsa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8104441876513361

    Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Pós-graduação em Administração e Planejamento para Docentes na Universidade Luterana do Brasil - Canoas-RS (1993) e Mestrado em Gestão Empresarial pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES - Argentina (1996). É Professora Adjunta-Mestrado na Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS na modalidade a distância no Curso de Gestão Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, Administração, Letras e Pedagogia.Possui escritório particular de advocacia. Tem experiência na área de Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito Imobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: adoção, alimentos, separação judicial, divórcio, investigação de paternidade, inventários e partilhas, locações, avaliação de custos imobiliários e sistema registral. Atualmente, é Coordenadora do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Negócios Imobiliários - EAD da Ulbra/RS.

    Rafael da Silva Valada

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415661908398435

    Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em MATEMÁTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e coordenador de atividades do curso de Física da mesma universidade. Tem experiência na área de Física - Matemática com ênfase em Relatividade Geral, Mecânica Quântica e Equações Diferenciais, bem como experiência no ensino presencial e a distância de conteúdos relacionados a Física - Matemática.

    Renato Pires dos Santos

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

    Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

    Tiago Weingarten

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0397114802624494

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil. Possui Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (2015). Possui graduação em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Atualmente é professor do Instituto Estadual de Educação Paulo Freire. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Modelagem Matemática. Participante do Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS - Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade).

    Vinicius Martins Flores

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7217654228341536

    Mestre em Letras Especialidade em Psicolinguística (UFRGS). Pedagogo em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar (ULBRA). Graduado em Letras Libras Bacharelado (UFSC). Possui certificação em Proficiência da Língua de Sinais para tradução e ensino de Língua de Sinais Brasileira (Libras). Especialista em Aquisição de Linguagem e Alfabetização (FEEVALE). Áreas de interesse: Psicolinguística e sua interface com a formação de professores bilíngues bimodais; formação docente para atendimento educacional especializado bilíngue Libras/Português Brasileiro e o bilinguismo bimodal. No ensino superior ministra a disciplina de Libras aplicada a Medicina (no curso de Medicina ULBRA). No ensino à distância (ULBRA) exerce a regência da disciplina de Libras. Na UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) é docente da disciplina de Libras em cursos de Licenciaturas e atua na extensão universitária em cursos de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Realiza assessoria linguística e educacional em processos de ensino bilíngues para inclusão de alunos surdos. Atua com assessoria linguística / traduções / interpretações de diferentes áreas do conhecimento e nível de ensino.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: