Página Inicial » Graduação » Matemática » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003), especialização em Tecnologias Digitais Aplicados à Educação. (Carga Horária: 380h)., pela Universidade Luterana do Brasil (2022). Atualmente é coordenador dos cursos de Química, Matemática e Física, presenciais e EAD, e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica e Ensino de Química. Sua experiência profissional envolve atividades em outras instituições de ensino superior (UFRGS e UPF) e escolas privadas e públicas. Foi professor concursado do sistema de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

  • Docentes

    Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3453255912252811

    Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) (2012) e graduação em Matemática Aplicada à Informática pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na iniciativa privada na área de Eletroeletrônica, com ênfase em Eletrônica Industrial.

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Carmen Teresa Kaiber

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6869696643291591

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) , especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil, Membro de corpo editorial do Educação Matemática em Revista (Rio Grande do Sul), Membro de corpo editorial da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico do Educação Matemática em Revista-RS e Revisor de periódico da Paradigma (Maracay). Tem experiência na área de Educação.

    Clarissa de Assis Olgin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6084338631806703

    Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2007), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011), Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Atualmente atua como professora do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Matemática no Ensino Básico.

    Claudia Lisete Oliveira Groenwald

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.

    Fernanda Fabero Guedes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5842193807887059

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora de atividades do curso de Química. Tem experiência na área de alimentos, com ênfase em desenvolvimento, caracterização físico-química e microbiológica. Desenvolve pesquisa em biotecnologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos e bebidas fermentados, substâncias bactericidas e biodegradação de resíduos orgânicos.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003), especialização em Tecnologias Digitais Aplicados à Educação. (Carga Horária: 380h)., pela Universidade Luterana do Brasil (2022). Atualmente é coordenador dos cursos de Química, Matemática e Física, presenciais e EAD, e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica e Ensino de Química. Sua experiência profissional envolve atividades em outras instituições de ensino superior (UFRGS e UPF) e escolas privadas e públicas. Foi professor concursado do sistema de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

    Leticia Azambuja Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências - Área: Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterna do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Engenharia Ambiental e Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

    Magda Leyser

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727562D6

    Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1988), especialização em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1992) e mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Luterana do Brasil, Professor da Faculdade de Tecnologia Senac - RS e Professor da Faculdade Senac. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Matemática Computacional, Métodos Numéricos.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Patrícia Liane Grudzinski da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782600231353323

    possui graduação em Ciências Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (2007), Especialização em Docência Universitária pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (2009) e em Gestão de Pessoas pelo Ensino à Distância da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra (2011). Atualmente é efetivo no Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara atuando como professora em diversos cursos, tais como: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis.

    Rafael da Silva Valada

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415661908398435

    Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em MATEMÁTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e coordenador de atividades do curso de Física da mesma universidade. Tem experiência na área de Física - Matemática com ênfase em Relatividade Geral, Mecânica Quântica e Equações Diferenciais, bem como experiência no ensino presencial e a distância de conteúdos relacionados a Física - Matemática.

    Rozimeri Pereira Ranzolin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8066281989045479

    Graduada em Licenciatura Belas Artes-Licenciatura/Plástica pela Universidade Feevale1985, e Licenciatura em Belas Artes/ Desenho pela Universidade Feevale1987. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior- PUCRS1997, Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação ULBRA2019. Cursa Especialização em Arteterapia FAVENI2020. Mestrado em Educação em Formação de Professores- PUCRS1999.Atua nas disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico, PEI- Práticas Educativas e Práticas e Metodologias de Ensino e Aprendizagem, Práticas Educativas, Projetos Educativos, Processos Investigativos de Educação e TICs nas modalidades Presencial e EaD na ULBRA. Atua no Pós Graduação/Especialização ULBRA com a Disciplina Projetos Educativos.

    Simone Soares Echeveste

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNISINOS. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística.

    Ursula Tatiana Timm

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1018131370420368

    É licenciada em Ciências com habilitação em Matemática (2000) e em Pedagogia (2022), especialista em Educação Matemática (2012) e em Pedagogia Gestora (administração, gestão e orientação) (2021) e mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas/RS). Atua como docente na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e no Colégio da Imaculada, em Canoas, RS.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: