Evento
Vice-reitor palestrou na 2ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito
Iniciativa abordou transdisciplinarmente o Direito
A 2ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito teve continuidade nos dias 21 e 22 de novembro, no campus Canoas, com a realização de diversas palestras, que abordaram temáticas relacionando filosofia, justiça e direito. O vice-reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, falou sobre a reforma protestante, o reposicionamento do Direito e a contribuição para os direitos fundamentais, na noite de quarta-feira, 22 de novembro, no encerramento do evento.
Rieth destacou que os esforços dos reformadores no sentido de buscar um estatuto próprio para a teologia como disciplina na universidade também produziram significativa contribuição para o desenvolvimento das ciências jurídicas. O palestrante ainda salientou a respeito das contribuições que a Reforma Protestante deu para o desenvolvimento dos direitos fundamentais.
Diálogo das Fontes foi o tema da palestra proferida pela professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFRGS, Cláudia Lima Marques, na noite anterior, dia 21 de novembro. A temática abordada pela palestrante tratou de uma teoria muito útil para solucionar os conflitos de leis no tempo. Cláudia citou como exemplos, os códigos de defesa do consumidor e civil, argumentando de que maneira eles podem ser aplicados em favor da proteção do consumidor.
A jornada foi realizada em homenagem ao professor e decano da Escola de Humanidades (PUCRS), Draiton Gonzaga de Souza. Nos três dias de atividades, o homenageado esteve presente nas palestras realizadas no turno da noite. O evento foi idealizado pelo docente do curso de Direito da Universidade, Leandro Cordioli, que contou com o apoio da coordenadora da mesma graduação, Alessandra Mizuta de Brito e da coordenadora de atividades do Direito, Carolina Zenha Saraiva.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
28
JANINSTITUCIONAL Vice-prefeita de Guaíba visita a Ulbra e conhece estúdios da Universidade -
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado
Últimas notícias
-
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo -
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida





