MEDICINA VETERINÁRIA
Emergência Veterinária inaugura o Mateando com a Ulbra na Expointer 2024
Estudantes vivenciam a profissão fora da sala de aula

Nesta segunda-feira (26/8), a aula de Emergência e Intensivismo Veterinário deu início ao ciclo de palestras que acontece no Mateando com a Ulbra. A atividade faz parte de uma série de miniaulas que vão acontecer na casa da Ulbra na Expointer, a maior Feira Agropecuária da América Latina.
Conforme a professora de Medicina Veterinária na Ulbra, Viviane Pinto, as práticas de urgência e o aprendizado em diferentes contextos precisam fazer parte da formação do bom veterinário.
"Estamos em uma das maiores feiras de agronegócio e pecuária, e poder trazer o aluno da Ulbra para dentro desse ambiente, proporcionar um ambiente onde eles têm uma aula diferenciada e ao mesmo tempo têm a vivência dessa feira, é uma experiência maravilhosa", ressalta.
Fora da sala, dentro da Expointer
"É uma experiência muito agradável poder ter essa troca de conhecimento e estar inserido nesse meio. É muito importante aprender mais sobre as tecnologias e o agronegócio. E, aqui na Expointer, o ambiente muda, é diferente de estar na sala de aula", afirma o aluno de Medicina Veterinária da Ulbra, Jordan da Silva Gasso.
Para a aluna Beatriz de Moraes, a experiência também serve para aprender mais sobre o mercado de trabalho e pensar sobre qual especialização seguir. "Gostei muito dessa experiência de estar aqui, é muito bom ter nossos professores aqui, poder assistir palestras do nosso interesse. A gente espera o ano todo por essa feira e gostamos muito. Principalmente quem gosta de animais grandes, é muito bom estar aqui no meio dessa feira. É interessante sair também da rotina da faculdade, ver tantos animais. Isso agrega muito no nosso conhecimento como universitários", afirma.
Emergência Veterinária
"A emergência faz parte da medicina veterinária. Nós temos diversas situações onde eu tenho um paciente que imediatamente precisa de um atendimento. Então, a emergência se dá pelo tempo que eu tenho de atender aquele paciente para que ele tenha a chance de sobreviver", afirma Viviane.
Conforme a professora, na veterinária, existem muitas emergências e os estudantes precisam estar preparados. De acordo com ela, essas situações precisam de um treinamento específico e da compreensão das gravidades em diferentes contextos.
A Expointer é uma excelente oportunidade para que os estudantes possam aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de descobrir mais sobre as diferentes áreas de atuação. Ao longo da semana, as miniaulas seguem na Casa Ulbra, e os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a profissão fora da sala de aula.
Assessoria de Imprensa
Thamiriz Amado
Notícias relacionadas
-
23
ABRCooperação institucional Prefeitura de Esteio e Ulbra discutem parcerias em saúde e educação -
22
ABREnsino de excelência Ulbra atinge nota 4 e fica entre as melhores do país na avaliação do MEC -
16
ABRCiclo de palestras Gestores da Ulbra passam por alinhamento sobre gestão e liderança -
14
ABRSustentabilidade Rumo ao Lixo Zero, Ulbra visita hospital referência em gestão de resíduo
Últimas notícias
-
10
ABRConstituição Cidadã Ulbra é palco de palestra do Supremo Tribunal Federal para escolas -
10
ABRSAÚDE BUCAL Odonto da Ulbra Canoas atende comunidade com alta tecnologia -
08
ABRSAÚDE VOCAL Fonoaudiologia da Ulbra atende pacientes com problemas na voz -
05
ABRGestão Novo diretor da Ulbra Porto Alegre é apresentado na Cerimônia do Jaleco