VOZ PARA O SUCESSO
Carlos Marun ministra oficina de oratória na Ulbra
Alunos de Direito receberam dicas para aprimorar comunicação
Os estudantes do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) participaram, na noite desta segunda-feira (25), no campus Canoas, de uma oficina de oratória conduzida pelo advogado e ex-ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República Carlos Marun. A atividade teve como foco o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, estimulando a segurança, a clareza e a confiança na comunicação em público.
Em sua fala, Marun compartilhou experiências pessoais e ressaltou que a oratória foi determinante em sua trajetória profissional. "São necessários para o sucesso profissional diferenciais, e eu penso que a oratória pode ser um diferencial determinante na vida de vocês, como foi na minha. A minha vida pode ser considerada uma vida de sucesso, e ela tem como fator determinante a disposição em falar", afirmou.
O palestrante também destacou que, em tempos de inteligência artificial e competitividade crescente, saber se expressar bem é uma habilidade que se torna ainda mais relevante. "O medo não é ruim, ele produz responsabilidade. O orador tem que adquirir a confiança de que superará este medo. Três dicas para isso: respirar fundo, estar preparado e praticar", aconselhou.
Marun ainda compartilhou técnicas práticas, como estar pronto para surpresas, "falar de improviso sem improvisar", controlar o tempo da fala, lembrando que a atenção da plateia começa a se dispersar após 12 minutos, e evitar vícios de linguagem, como o uso de "né", por exemplo.
Um mestre na arte de falar
Na abertura do evento, o reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, destacou a importância de estabelecer metas para o crescimento pessoal e acadêmico. "Um objetivo traçado gera uma ação a ser tomada. Quando fomos convidados a vir até esse auditório, fomos instigados por uma proposta: falar em público, ter o dom da oratória. Um objetivo e uma ação. Precisamos ter em mente essas duas palavras, pois falar bem em público só será possível quando definirmos esse objetivo e traçarmos ações. Os alunos que aqui estão tiveram a oportunidade de prestigiar essa aula com um mestre na arte de falar. Essa noite teve o propósito de inspirar para saírem daqui com um objetivo", ressaltou.
A oficina foi proposta pela Ulbra para oferecer atividades que ampliem a formação acadêmica dos estudantes, auxiliando, por exemplo, na preparação para desafios em competições de oratória, júris simulados e apresentações acadêmicas.
Bruna Santos
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
12
DEZMOMENTO DE FÉ Marcha para Jesus retorna a Canoas neste sábado (13) -
12
DEZPARCERIA INTERNACIONAL Ulbra fortalece vínculos com Stanford -
12
DEZCUIDADOS Educadores participam de capacitação em primeiros socorros no campus Canoas -
11
DEZAVALIAÇÃO E ESTRATÉGIA Ulbra Avalia encerra com foco em gestão, liderança e evolução institucional
Últimas notícias
-
11
DEZNOVIDADE ULBRA Play, o novo hub de comunicação da Universidade, será lançado dia 16 -
10
DEZHOMENAGEM Desembargador Marcelo Dornelles recebe Prêmio Mérito Ulbra -
10
DEZINTEGRAÇÃO Ulbra Avalia: primeiro dia é de apresentação de balanços das unidades -
09
DEZGESTÃO PÚBLICA Encontros Regionais do TCE-RS reúnem gestores do Estado na Ulbra






