PPGEDU
Projeto de docente é aprovado pelo edital UFPE 2013 do MinC
Direito às Memórias Negras é tema do projeto selecionado
A professora Maria Angélica Zubaran, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) teve projeto de pesquisa aprovado para recebimento de verba através do Ministério da Cultura (MinC). O projeto O Direito às Memórias Negras: Preservando o Patrimônio Afro-Brasileiro está cadastrado no Programa Fomento Externo: Edital PROEXT/PROPESQ-UFPnas E 2013 - Preservação e acesso aos bens do patrimônio afro-brasileiro (UFPE 2013).
Lançado em 20 de dezembro, o concurso, destinado a pesquisadores de todo o país, é resultado de uma articulação entre o Ministério da Cultura (MinC), à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e à Rede Memorial, tendo como objetivo apoiar atividades que propiciem a ampliação do acesso da sociedade civil à memória da cultura afro-brasileira. Dentre os 93 projetos inscritos, de todas as regiões brasileiras, foram selecionados 20 que vão receber recursos para a digitalização dos acervos e a criação de um padrão de metadados que permita a interoperabilidade dos conteúdos.
O edital contempla objetivos e diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC), criado pela Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, e que aborda o tema dos acervos digitais em sua meta 40 - que prevê a disponibilização na internet dos conteúdos que estejam em domínio público ou licenciados - e 41- que estabelece que 100% das bibliotecas públicas e 70% de museus e arquivos disponibilizem informações sobre seu acervo no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária
Últimas notícias
-
26
MAIDA CRISE À INSPIRAÇÃO Como Fraport, Grêmio, Inter e AGCO superaram a maior tragédia climática -
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente -
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra