Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Luterana do Brasil, fundado em 27/05/2014 no campus Canoas, está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei nº 11.645, de 10/03/2008; Resolução CNE/CP nº 01, de 17 de junho de 2004) através de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de caráter institucional e multidisciplinar. O núcleo considera igualmente os documentos que regem os princípios da Ulbra quanto ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e propostas pedagógicas dos cursos (PPC).
O NEABI/ULBRA Canoas tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam a todos respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.
Nesse contexto, o NEABI/ULBRA Canoas tem como compromisso o estímulo às discussões sobre as desigualdades étnico-raciais e o fomento de ações de promoção de igualdade junto à Instituição e aos cursos do campus Canoas.
Desta forma, se propõe a auxiliar na identificação e produção de fontes de conhecimentos de origem africana e indígena, a fim de selecionarem-se conteúdos e procedimentos de ensino e de aprendizagens com vistas à formação de professores e alunos para a diversidade e o combate à discriminação.
Busca ainda a articulação com instituições de ensino, governos, comunidade e movimentos sociais, visando à troca de tecnologias de conhecimento e educacionais, bem como para realização de atividades de extensão e pesquisa conjuntas.
Organização
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas tem como área de atuação História, Cultura e Identidade no Brasil e na Diáspora, a partir das linhas de pesquisa História, Patrimônio Cultural e Identidades e Culturas Contemporâneas e Midiatização. As atividades serão realizadas a partir de dois programas permanentes, que atendem a produção, documentação e assessoramento sobre os temas. Além dos programas, está prevista a criação de projetos para atender demandas específicas.
Área de Atuação:
História, Cultura e Identidade no Brasil e na Diáspora.
Linhas de Pesquisa:
História, Patrimônio Cultural e Identidades.
Culturas Contemporâneas e Midiatização.
Programa Griot (documentação)
Programa Uanda--Kya (formação e produção)
Mais informações:
Local sala 21 prédio 06
Ramal 2342