Atividades Acadêmicas

Regime das Atividades Acadêmicas: 
Sextas e sábados - manhã e tarde (ocasionalmente às sextas-feiras à noite)
Atividades referentes à dissertação e/ou tese - 16 horas semanais.

Atividades Obrigatórias:

1) Trabalho Experimental
A execução do projeto de pesquisa (Dissertação/Tese) não atribui crédito formal, mas constitui a atividade central e obrigatória para todos os estudantes matriculados no PPGBioSaúde. Em casos excepcionais e mediante autorização do Conselho de Pós-graduação (CPG), o desenvolvimento da parte experimental do trabalho poderá ser efetuado em outras unidades da Ulbra ou mesmo em outros centros de pesquisa.

2) Exame de Qualificação
A atividade obrigatória para o Doutorado deve ser realizada no prazo máximo de 24 meses após o ingresso do aluno ao Programa de Doutorado.
Procedimento: O Exame de Qualificação constará da entrega de um relatório (ver link "Modelos e Normas do Programa" no início desta página) e da apresentação de um seminário sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa do aluno de doutorado, acompanhado de resultados experimentais, que serão avaliados por uma Banca Examinadora constituída de dois membros, pertencentes ou não ao Programa. O orientador deverá encaminhar à CPG sugestão de nomes de dois examinadores e seus respectivos CV. Aprovados os examinadores pela CPG, estes receberão o projeto para apreciação e análise, podendo recomendar ao aluno as alterações julgadas necessárias ao projeto apresentado. O Exame de Qualificação será finalizado por uma apresentação pública do projeto, na forma de seminário, com a presença dos examinadores que arguirão o doutorando, e emitirão um parecer conclusivo. Não será concedido crédito para essa atividade obrigatória.

3) Atividade Didática (apenas para alunos bolsistas) 
A atividade didática compreende a participação do pós-graduando, supervisionada pelo orientador ou por docentes indicados pela CPG, ministrando disciplinas regulares e outros cursos oferecidos por departamentos e outras instâncias da Ulbra. Tal participação compreende cursos teóricos e práticos em nível de graduação, cursos de extensão ou outros, a critério da CPG. Autorizado pela CPG, os candidatos que exerçam atividades didáticas na sua instituição de origem poderão ser dispensados dessa atividade. O crédito de atividade didática corresponde a 15 horas de trabalho didático. Cada estudante do PPGBioSaúde com bolsa deverá cumprir 1,0 crédito de atividade didática no Mestrado e 2,0 créditos durante o Doutorado. A critério da CPG serão permitidos um máximo de 2,0 créditos para o Mestrado e de 4,0 para o Doutorado em atividades didáticas.

Atividades Eletivas: 

Importante: Quando previsto no Plano de Curso e a critério do orientador e/ou da CPG, créditos eletivos de disciplinas e cursos regulares poderão ser tornados obrigatórios para melhor adequar o perfil do candidato ao processo formativo do programa.

1. Metodologias Específicas
Consiste na atribuição de crédito ao aluno que realiza um estágio junto à outra equipe de trabalho, visando à aquisição de metodologias não disponíveis no seu próprio laboratório. Cada estágio conferirá 1,0 crédito ao estudante, caso o período de estágio resulte em pelo menos uma comunicação em congresso científico, ou em trabalho publicado, ou que seja efetivamente aproveitado no desenvolvimento experimental da Tese/Dissertação. Neste último caso, para a concessão de créditos, a CPG analisará uma carta do pesquisador responsável pelo laboratório no qual o aluno realizou o estágio, atestando a duração de seu estágio e seu treinamento em técnica específica, e que tenha sido comprovadamente utilizada em seu trabalho experimental de Tese.

2. Orientação de Iniciação Científica
A orientação de um estudante de graduação, em projeto de Iniciação Científica com a supervisão do orientador, será uma atividade altamente recomendada para os estudantes de Doutorado. Quando tal orientação resultar em comunicação em congresso e/ou trabalho publicado serão concedidos 1 ou 2 créditos, respectivamente, a critério do CPG.

3. Disciplinas Oferecidas por outras Instituições 
Diz respeito ao reconhecimento de créditos obtidos pelos alunos do Programa, em disciplinas oferecidas por cursos de pós-graduação do país ou do exterior, desde que tais disciplinas complementem o processo de formação pós-graduado, a critério do orientador, e com a aprovação do CPG. O aluno deverá se inscrever na instituição que oferece a disciplina e, ao completá-la, pleitear revalidação do crédito. A transferência de créditos obtidos em outras unidades da Universidade é automática, desde que as disciplinas cursadas constem da programação previamente aprovada pelo CPG.

Procedimento para revalidação de créditos em atividades externas ao PPGBioSaúde: o aluno encaminhará ao CPG uma solicitação formal de reconhecimento de créditos, com endosso de seu orientador e acompanhada de documentos comprobatórios da atividade realizada, descritivos da carga horária, ementa e aproveitamento do aluno, quando pertinente. O CPG designará um relator para analisar a documentação, referendando o total de créditos a serem concedidos.

Obrigatoriedade de publicação no Doutorado para homologação da Defesa de Tese: para que o aluno possa defender a Tese de Doutorado deverá haver comprovação da publicação (ou aceite) de um trabalho científico em revista indexada de circulação internacional.

A concessão de aproveitamentos de créditos solicitados pelos alunos passará pela aprovação do CPG e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e não necessariamente implicará na redução do valor da mensalidade a ser paga.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: