Linhas de Pesquisa

Bioquímica e Genética de Doenças Humanas 

A linha de pesquisa tem por objetivo o estudo bioquímico e genético de doenças humanas, com ênfase em estudos da variabilidade genética associada a doenças e estudos de expressão gênica. Os projetos incluídos nesta linha de pesquisa também avaliam variações do genoma humano visando associação com resposta a fármacos, prognóstico de patologias e identificação forense.

Dra. Andrea Pereira Regner
Dr. Daniel Simon
Dra. Katia Gonçalves dos Santos
Dra. Maria Lúcia Rosa Rossetti

Diagnóstico Molecular

A linha de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento e a avaliação de processos diagnósticos em doenças humanas e animais, com ênfase em patologias infecciosas virais e bacterianas. Os projetos incluídos nesta linha de pesquisa também avaliam prognóstico e resposta ao tratamento e análises epidemiológicas. 

Dr. Daniel Simon
Dra. Maria Lúcia Rosa Rossetti 
Dr. Vagner Ricardo Lunge

Células-tronco e Terapia Celular

A linha de pesquisa contempla projetos que buscam um maior conhecimento da biologia e aplicações terapêuticas das células-tronco adultas, em especial as células-tronco mesenquimais, em humanos e diversas espécies animais. Os parâmetros investigados incluem a expressão gênica, capacidade de proliferação e diferenciação e interação com biomateriais. Alguns projetos realizados em parceria com hospitais buscam esclarecer o potencial terapêutico destas células explorando o tratamento em pacientes; além disso, protocolos pré-clínicos também são amplamente explorados. Os resultados encontrados podem contribuir com a tecnologia que usa a terapia celular e engenharia de tecidos, possibilitando desenhos conceitualmente mais sólidos e, portanto mais eficientes para os estudos básicos, pré-clínicos e clínicos nesta área.

Dr. Lindolfo da Silva Meirelles
Dra. Melissa Camassola

Oncogênese e Mutagênese

A linha de pesquisa abrange projetos relacionados à identificação e avaliação de substâncias com potencial mutagênico, antimutagênico e carcinogênico, assim como a caracterização dos mecanismos moleculares envolvidos nestes processos. Somado a isso, projetos que se baseiam na identificação de linhagens tumorais e fatores que atuam na sensibilidade destas células a tratamentos de rotina em pacientes com câncer também compõem esta linha de pesquisa.

Dra. Ivana Grivicich
Dra. Jaqueline Nascimento Picada
Dra. Juliana da Silva
Dr. Mauricio Lehmann
Dr. Rafael Rodrigues Dihl

Bioquímica Farmacológica e Molecular de Compostos Bioativos

A linha de pesquisa engloba o isolamento, a caracterização química e bioquímica de compostos bioativos de origem natural, o estudo do perfil farmacológico de compostos naturais e sintéticos além do emprego de ferramentas de bioinformática estrutural visando o estudo das relações estrutura-função de macromoléculas biológicas e a identificação de novos compostos bioativos com potencial terapêutico.

Dra. Alessandra Hübner de Souza 
Dr. Alexandre de Barros Falcão Ferraz

Dra. Dione Silva Corrêa

Dra. Jaqueline Nascimento Picada
Dra. Juliana da Silva
Dra. Lucimar Filot da Silva Brum

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: