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Aulas Inaugurais

 

Tema: A Literatura Infantil e Diferenças: experiências da leitura interativa com crianças portuguesas e brasileiras

Data: 10/08/2018

Horário: 14h

Local: Plenarinho - Prédio 10

Professoras: Dra. Rosa Maria Hessel Silveira (UFRGS) e Dra.Teresa Mendes (Instituo Politécnico de Portoalegre), por web conferência. 

Dados das professoras 

Dra. Rosa Maria Hessel Silveira - Possui graduação e mestrado em Letras pela UFRGS (1972 e 1980), doutorado em Educação também pela UFRGS (1995) e pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (2007-2008) e pelo GRETEL, da Universidad Autónoma de Barcelona (2015).. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS; atualmente, é professora permanente convidada do PPGEducação na mesma unidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, identidade, diferença, literatura infanto-juvenil, representações docentes, discursos, leitura e produção textual. Já orientou 28 dissertações de mestrado, 18 teses de doutorado e dois estágios pós-doutorais. Organizou os livros Professoras que as histórias nos contam (Ed. DP&A, 2002), Cultura, poder e educação - um debate sobre Estudos Culturais em Educação (Ed. da Ulbra, 2005; 2a edição: 2011), Estudos Culturais para professor@s (Ed. da Ulbra, 2008), Contribuições para o trabalho e formação docente - temas contemporâneos (Ed. CRV, 2013). É autora, com outros colegas, de ;A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras, editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, desenvolvendo atualmente o projeto Percursos e representações da infância em livros para crianças ? um estudo de obras e de leituras, que conta com pesquisadores de várias universidades. É coordenadora do NECCSO, Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade, grupo de pesquisa sediado no PPGEducação da Ufrgs, fundado em 1996.

Dra.Teresa Mendes - Doutora em Estudos Literários -- especialidade em Literatura Comparada (Universidade de Lisboa) e professora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), possuindo experiência de lecionação nas áreas da Língua e da Literatura Portuguesa, da Literatura para a Infância e a Juventude, da Didática do Português e da Supervisão Pedagógica, na formação de professores e educadores de infância. É coordenadora institucional do Centro de Línguas e Culturas do Instituto Politécnico de Portalegre, coordenadora da licenciatura em Educação Básica, subcoordenadora da Pós-Graduação em Bibliotecas e Promoção da Leitura, e membro de diversos órgãos estatutários na ESECS-IPP. Tem desenvolvido trabalho de investigação nas áreas da Literatura Comparada, da Literatura para Crianças e Jovens, da Educação para o Desenvolvimento, da Didática e da Pedagogia, sendo autora de diversos artigos em livros e revistas nacionais e internacionais e de comunicações em encontros científicos internacionais nesses domínios. Tem igualmente dinamizado workshops nas áreas da Literatura para a Infância e da Educação Literária ao nível da formação de professores e educadores de infância. É membro integrado da Coordenação Interdisciplinar de Investigação e Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre e do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.

Tema: Trajetórias de pesquisa em Educação
Data: 20/04/2017
Horário: 14h
Local: Auditório P. 14
Professor: Dra. Marisa Vorraber Costa
Dados do Professor:  É licenciada em Filosofia (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Doutora em Ciências Humanas - Educação (UFRGS) e Professora Titular em Ensino e Currículo (UFRGS - aposentada). Realizou estágios de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa (bolsista Capes), na Universidade Complutense de Madri (bolsista CNPq) e Estágio Sênior na Pädagogische Hochschule de Karlsruhe - Alemanha (bolsista Capes). É também especialista em Métodos e Técnicas de Ensino com estágio de especialização em Educação de Professores na Inglaterra (bolsista do Conselho Britânico). Desde 1998, após sua aposentadoria, vem atuando como docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 2002 a 2017 foi também professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Bolsista de produtividade do CNPq de 1996 a 2010, suas atividades atuais em pesquisa concentram-se nos Estudos Culturais em Educação, mais especificamente na temática Cultura e Pedagogia, desenvolvendo estudos e orientando teses e dissertações que tratam das relações entre poder, discurso e política cultural na educação. Os focos atuais são identidade, mídia e consumo na pós-modernidade, com ênfase nas conexões entre educação, escola e cultura contemporânea. A pesquisa atual volta-se ao estudo das pedagogias contemporâneas. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO). Participa do Comitê Editorial de periódicos da área, dentre eles Educação & Realidade, e é responsável pela rubrica Cultura e Pedagogia da revista portuguesa A Página da Educação. Tem publicado inúmeros artigos em periódicos qualificados da área e capítulos de livros, assim como organizou e publicou vários livros, destacando-se, dentre eles, A escola tem futuro? (Ed. DP&A e Lamparina), O magistério na política cultural (Ed. da Ulbra), as coletâneas Caminhos Investigativos I, II e II (Ed.Lamparina e DP&A), A educação na cultura da mídia e do consumo (Ed. Lamparina). Recentemente foi co-organizadora de Estudos Culturais & Educação - contingências, articulações, aventuras, dispersões (Ed. da Ulbra, 2015)

Tema: O debate público sobre os sentidos da educação: implicações para a pesquisa e os pesquisadores
Data: 08/04/2016
Horário: 14h
Local: Plenarinho - Prédio 10
Professor: Dr. Luciano Mendes de Faria Filho
Dados do Professor:  Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). É professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde exerce a função de Diretor do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação e coordena o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022, iniciativa desenvolvida em rede por mais de uma dezenas de instituições universitárias do Brasil. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo do CNPq e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação - CHE da FAPEMIG. Participa do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Educação e Realidade (UFRGS), Educação e Pesquisa (USP), Presença Pedagógica, História da Educação (UFPel) , Quaestio (UNISO), Educação em Foco (UFJF), Revista Mexicana de Historia de la Educación e Tarrae Didática(Campinas). Foi Coordenador do GT-História da Educação da ANPEd ei vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007). Foi membro do CA-Educação/CNPq (2007-2010) e participou da Comissão de Assessoramento Ténico Científico (CATC/CNPq) (2008-2009). Ainda no CNPq, foi designado pela Diretoria para a função de Ponto de Contato Nacional (National Contact Point) da Área de Humanidades (Socio-Economics Sciences and Humanities) para a Cooperação com a União Européia dentro do 7o. Programa Quadro (2009-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação; história da infância; cultura escolar; história da escolarização; intelectuais e educação no Brasil; pensamento social brasileiro e educação.


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