BONIN, Iara Tatiana; Ripoll, Daniela; Wortmann, Maria Lúcia C; SANTOS, Luis Henrique Sacchi dos Por que Estudos Culturais. In: Educação & Realidade. v. 45 n. 2 , 2020.
Link: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/100356
CANCLINI, Néstor G. Introdução. Introdução à edição de 2001. Culturas híbridas em tempos de globalização. In: CANCLINI, Nestor G. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2003.
Link: https://drive.google.com/file/d/1909SIVY1nuiNaJARtYoGzrCsPKif-O1U/edit
CHEN, Kuan-Hsing (entrevistador). A formação de um intelectual diaspórico: uma entrevista com Stuart Hall. In: SOVIK, Liv. (Org.) Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/UNESCO, 2003, p. 407-433.
Link: https://drive.google.com/file/d/1GRgumF_gAnSDZrQBUvwfH0Lc87BjeAok/edit
COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
COSTA, Marisa Vorraber (Org). O magistério na política cultural. Canoas: ULBRA, 2006
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, Nº 23, 2003. P. 36-61.
Link: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FPTpjZfwdKbY7qWXgBpLNCN/?format=pdf&lang=pt
DU GAY, Paul et. Al. Doing Cultural Studies: The story of the Sony Walkman. London: Sage, 1997. (Ler a Introdução: tradução provisória disponibilizada).
Link: https://drive.google.com/file/d/1Uxc71j-bSbTtgmHTY6hkANqaFMFlXp_X/edit
GROSSBERG, Lawrence. El Corazón de los Estúdios Culturales: contextualidad, construccionismo y complejidad. Bogotá: Tabula Rasa, n.10, Enero-Junio, 2009.
Link: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n10/n10a02.pdf
JOHNSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; SCHULMAN, Norma. O que é, afinal, Estudos Culturais? Trad. e Org. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.22, nº 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
Link: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514
HALL. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz T. (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis; Vozes, 2000, p. 104-133.
Link: https://drive.google.com/file/d/1janQPoV_N2gPiF98UsFhgD2z-j3VuZYf/edit
HALL, Stuart (Ed). Representation. Cultural Representations and Signifying Practices. London/Thousand Oaks/ New Delhi: Sage, 1997. (Ler a Introdução e o Cap. 1 em traduções provisórias disponibilizadas).
Link: https://drive.google.com/file/d/1jlYYIOA1rwrx1GLyklowA5piLqEy69Ri/edit
HALL, Stuart. O Espetáculo do Outro. In: _____. Cultura e Representação. Trad. MIRANDA, D; OLIVEIRA, W. Rio de Janeiro: Edipuc-Rio.p.139-222.
Link: https://servicos.ulbra.br/ava/recurso-arquivo/apresentar/3c1500f854ed753ba14c9f4653a2be3a/16f8238e22045f17ad07682838711040
SANTOS, Luis Henrique Sacchi; KARNOPP, Lodenir Becker; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. O que são Estudos Culturais hoje? Diferentes praticantes retomam a pergunta do International Journal of Cultural Studies. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
Link: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/253452/001159493.pdf?sequence=1
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção sohttps://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/253452/001159493.pdf?sequence=1cial da identidade e da diferença. In: _____ (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 8ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 73 -103.
Link: https://drive.google.com/file/d/1janQPoV_N2gPiF98UsFhgD2z-j3VuZYf/edit
SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2003.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (org). Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. Canoas: Ed. ULBRA, 2005.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (org). A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Moderna, 2013.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Dossiê. Estudos Culturais em Educação. Porto Alegre: PPG/Educação da PUC/RS. V.38. N.1., 2015, p.32-48.
Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18441
WORTMANN, Maria Lúcia C. Encontros interculturais, hibridações e pós-modernidade. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 36, n. 1, 20 ago.2010.
Link: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/460.