Coordenação e Corpo Docente
Coordenação de curso
Darlize Teixeira de Mello
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392
Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Pedagoga - Habilitação Séries Iniciais pela mesma Universidade. Atuou como professora na Educação Infantil - Rede particular (1989-1993), na Rede Estadual de Ensino - Anos Iniciais (1993-1997) e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - Anos Iniciais (1997-2019). É professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, desde 2001 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, desde 2018. Atuou no Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul de 2000-2001. É pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade /UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica da alfabetização e Provinha Brasil.
-
Docentes
Carin Klein
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022
É pedagoga pela Universidade La Salle (1990), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora do Curso de Pedagogia, pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na área de concentração dos Estudos Culturais em Educação, onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Além disso, participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA e à UFRGS, investindo na discussão de temas que envolvem políticas públicas, educação e(m) saúde, infância, juventude e transversalidade de gênero. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre infância, currículo, relações de gênero e sexualidade, maternidade e políticas públicas de educação e(m) saúde.
Darlize Teixeira de Mello
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392
Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Pedagoga - Habilitação Séries Iniciais pela mesma Universidade. Atuou como professora na Educação Infantil - Rede particular (1989-1993), na Rede Estadual de Ensino - Anos Iniciais (1993-1997) e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - Anos Iniciais (1997-2019). É professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, desde 2001 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, desde 2018. Atuou no Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul de 2000-2001. É pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade /UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica da alfabetização e Provinha Brasil.
Marta Campos de Quadros
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3967890554952835
Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Universidade Luterana do Brasil (2007), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales (2016), graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário de Jales (2016), mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor colaborador da Universidade Luterana do Brasil ligada à linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Processos Educativos e Grupo de Pesquisa Educação e Cultura, pesquisador associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do Núcleo de Pesquisa sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e pesquisador não remunerado da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP-Presidente Prudente através dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) e Geografia e Juventudes (GEOJUVES). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educação e Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, pesquisa (auto)biográfica, educação, formação de professores, políticas educativas, saberes profissionais de professores, juventudes e educação infantil.
Rodrigo Lemos Simões
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880
Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA). Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e pedagogias culturais, construção e manipulação da memória, processos de modernização urbana e os seus desdobramentos sociais, educação patrimonial, história da educação, formação de professores e identidade docente.