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Projetos de Pesquisa

  • Amarildo Luiz Trevisan

Título: Arquivos da Violência na Educação: Desafios para a relação Violência, Memória e Linguagem 

Descrição: O projeto de pesquisa visa a debater, na perspectiva da Filosofia da Educação, a viabilidade da institucionalização de práticas dialógicas informadas como contraponto e prevenção à violência na educação. Para isso, trata das dificuldades de seus registros em arquivos e o imperativo de construir mediações dialogadas e propositivas, com vistas a sua melhor compreensão e enfrentamento na convivência da relação educando e educador. O objetivo é oferecer subsídios à reflexão dialógica da prática pedagógica de educadores das redes de ensino, no sentido de problematizar o significado da formação em tempos de exceção normalizadora e de incisiva presença da violência nas escolas. A proposta pretende adotar a perspectiva da hermenêutica reconstrutiva, a qual serviu de base para nossas pesquisas até o presente. Ela surge como reação à hermenêutica tradicional, dado que esta havia subsumido o lugar do outro na tradição, complementando-se através dos estudos da Escola de Frankfurt. A abordagem enquadra-se no âmbito do objeto investigado, principalmente por levar em consideração o lugar do outro, algo negado no contexto ou na era da violência que estamos vivendo. A partir da análise de tais dificuldades, o projeto sugere uma reformulação no pensamento pedagógico brasileiro, no sentido de valorizar a memória sobre as questões da violência. Dessa forma, por um lado, ao elucidar supostos políticos, ideológicos e culturais das noções de arquivo da violência escolar, estaria contribuindo para auxiliar no autoesclarecimento pedagógico de educandos e educadores. Por outro, propicia um melhor clima de desenvolvimento socioemocional à relação professor e estudante no contexto da escola, auxiliando o Brasil a transcender os índices negativos de ensino e aprendizagem. O projeto foi aprovado CNPq com Bolsa Produtividade em Pesquisa ? PQ-1C - 2020, sob o CAAE 44902321.7.0000.5346. O projeto foi aprovado também com bolsa Iniciação Científica PIBIC/CNPq e PROBIC/FAPERGS.

  • Darlize Teixera de Mello

Título: A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DA PNA E OS EFEITOS NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS DA REDEMUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CANOAS/RS.

Descrição: O presente projeto tem como objetivo identificar e analisar como o currículo maior da BNCC e da PNA estão mobilizando a produção de currículos menores nas escolas municipais de Porto Alegre. As pesquisas anteriores realizadas sobre a avaliação das habilidades de compreensão leitora de alunos alfabetizandos: Provinha Brasil e Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular priorizou estudos sobre efeitos das avaliações em larga escala em práticas curriculares nas classes de alfabetização. A continuidade dos estudos nas escolas e a implementação da BNCC e da PNA em redes públicas de ensino, por meio do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e referenciais construídos pelos municípios, justificam a presente investigação. O projeto inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista e priorizará estudos sobre currículo, alfabetização e ciclo de políticas públicas, bem como de currículo maior e currículo menor inspiradas em Gallo (2003). Compreendemos como currículo maior aquele produzido pelas normativas oficiais como a BNCC e os currículos menores dizem respeito às produções curriculares realizadas na contingência e no cotidiano das escolas. pesquisa, a produção de informações será realizada online com ações síncronas e assíncronas entre pesquisadores e professores das escolas selecionadas. As ações síncronas acontecerão na forma de cursos de extensão, reuniões, lives, entrevistas, compreendidas como conversações e compartilhações (SCHLEMMER, 2020b). Já as ações assíncronas serão constituídas por questionários online e diferentes tecnologias educacionais a serem definidas. Como resultados principais desta investigação pretende-se contribuir com a área da Educação para: a) qualificar processos de produção de currículos para o ciclo da alfabetização pelos professores do 1o ciclo, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos; b) colocar à disposição da Universidade e das redes de ensino municipal de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul/Canoas formas de produzir currículos escolares pelos professores em contextos locais, auxiliando na construção de políticas educacionais voltadas ao ciclo da alfabetização e na formação docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação; e c) produzir conhecimentos sobre as potencialidades e as fragilidades da BNCC e da PNA, apontando aspectos necessários para garantir o direito de aprendizagem e o desenvolvimento dos alfabetizandos em suas heterogeneidades, valorizando o trabalho docente.

  • Daniela Ripoll

Título: PEDAGOGIAS CULTURAIS: LIÇÕES DENTRO E FORA DA ESCOLA

Descrição: O conceito de pedagogia cultural é central no campo dos Estudos Culturais, pois permite ao pesquisador assumir que os artefatos e as práticas culturais mais amplas apresentam uma dimensão pedagógica, ensinando modos de ser/estar/ver o mundo. Ao longo de trinta anos de uso, o conceito vem se modificando significativamente: nos anos 90, o conceito era pensado a partir da Pedagogia Crítica, organizado a partir de noções de "poder", "saber", "sujeito" e "verdade" de inspiração marxista. Os trabalhos mostravam, neste período, a necessidade de um "alfabetismo midiático"/alfabetismo crítico Que propiciasse, aos sujeitos, resistirem ao que se entendia ser a ?opressão midiática?. Entre o final dos anos 90 e início dos 2000, Fischer elaboraria o conceito de "estatuto pedagógico da mídia", já profundamente inspirada pelas teorizações foucaultianas e, em especial, pela noção de dispositivo. Na atualidade, as pedagogias se atualizam e se proliferam no campo dos Estudos Culturais. Este projeto pretende aprofundar os estudos envolvendo os novos entendimentos do conceito de "pedagogia cultural" - especialmente, a partir de autores de língua inglesa (MEEK, 2018; HICKEY, 2018; WATKINS, NOBLE, DRISCOLL, 2019). Também pretende aprofundar os estudos sobre o conceito de currículo cultural e de pedagogias do corpo e da natureza, especialmente, por meio de um amplo inventário das pesquisas sobre corpo e natureza desenvolvidas no campo dos Estudos Culturais e Educação.

  • Edgar Roberto Kirchof 

Título: Literatura Infantojuvenil Digital: Imersividade e Poéticas da Ilusão

Descrição: Descrição: A pesquisa possui, como objetivo, o estudo da imersividade em obras de literatura infantojuvenil digitais, com ênfase nas poéticas ilusionistas produzidas com base na imersão. O trabalho a ser realizado é de natureza qualitativa, está estruturado em três eixos temáticos e possui seis principais metas. Os eixos são: a) A imersividade de um ponto de vista histórico e teórico; b) As poéticas do ilusionismo; c) Recursos tecnológicos e semióticos de imersividade em obras de literatura infantojuvenil digitais contemporâneas, com ênfase em obras que lançam mão das assim chamadas tecnologias imersivas (Realidade Aumentada e Realidade Virtual).

  • Karla Schuck Saraiva

Título:Transformações na racionalidade política contemporânea e seus efeitos na educação

Descrição: O projeto de pesquisa aqui apresentado visa a aprofundar estudos que mostrem uma inflexão na governamentalidade contemporânea fortemente relacionada com a cultura e a economia digitais, provisoriamente denominada de governamentalidade ultraliberal, bem como seus possíveis efeitos no campo educacional. Já constam no projeto algumas discussões preliminares que sinalizam a potencialidade do estudo, que será desenvolvido em uma perspectiva pós-estruturalista. Metodologicamente, o projeto será desenvolvido a partir de três movimentos: construção de um quadro teórico que funcione como uma lente teórico-metodológica; análise de práticas educacionais a partir desta lente; publicação de artigos e orientações de trabalhos acadêmicos. Estes três movimentos se darão concomitantemente, alimentando-se mutuamente. Como resultados, espera-se a publicação de artigos em revistas qualificadas e a produção de dissertações e teses que, ao mesmo tempo, utilizarão e colaborarão para a construção do quadro teórico. A pesquisa contribuirá com a Educação na medida em que se propõe a lançar uma outra mirada sobre as práticas desta área, permitindo pensá-las de outro modo.

  • Virginia Tavares Vieira

Título: ARTE, EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: MODOS DE COMPOR EXPERIÊNCIAS ÉTICAS E ESTÉTICAS PARA/NA COMPOSIÇÃO DA VIDA

Descrição: O presente projeto tem como finalidade estruturar um Laboratório de Arte, Música, Educação e Filosofia (LAMEF) a fim de construir subsídios teóricos e técnicos para a formação de alunos/as e professores/as dos cursos de Licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense  UNIPLAC. O objetivo é compor uma educação ética e estética numa articulação entre arte, educação e Filosofia para a construção de subjetividades mais comprometidas com modos outros de vida. Uma educação para/com/nas diferenças. Trata-se de uma formação inicial e continuada sempre preocupada com uma educação mais inclusiva. Uma das metas do projeto é a construção de professores/as pesquisadores/as. Desta forma, a articulação entre formação artística e pesquisa caminharão juntas. Ou seja, haverá uma potencialização no que se refere a formação musical e artística dos/das pesquisadores/as engajados no projeto, bem como um processo de formação de pesquisa que acontecerá durante todo o período desenvolvimento do projeto.

  • Márcia Esteves de Calazans

Título: Políticas Educacionais e Interculturalidade

Descrição: O presente projeto busca investigar como o movimento indígena brasileiro, conceitua a noção de interculturalidade, e como essa conceituação contrasta, ou não, com a Política Nacional de Educação. A fim de analisar a percepção do movimento indígena brasileiro serão entrevistados suas lideranças, professores indígenas e professores não indígenas de Escolas indígenas. Serão considerados, também, como a noção de interculturalidade aparece no bojo da implantação da Lei nº 11.645, de 10 março de 2008  que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, através da análise de materiais didáticos para os anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, considerando o período de 2018 - 2022. A partir de então serão comparadas as concepções sobre interculturalidade. Dessa maneira compreendo os livros didáticos como artefatos culturais e, a partir das pedagogias culturais, entendo que existe ali um caráter de pedagógico na medida em que podemos enxergar processos educativos que ensinam determinadas formas de ser, de se ver e de agir, bem como atuam na constituição de subjetividades e identidades de diferentes sujeitos. De acordo com Paula Deporte de Andrade e Marisa Vorraber Costa (2015), as pedagogias culturais expandem e multiplicam o entendimento sobre pedagogia, bem como explicam o caráter pedagógico da vida social e cultural. Assim, permitem-nos pensar como pedagógicos os locais para além das instituições formais de educação (Gonçalves e Guizzo, 2021).

  • Ricardo Willy Rieth

Título: IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA GÊNESE E BASES HISTÓRICAS E TEÓRICAS DA MODERNIDADE OCIDENTAL E SEUS SUJEITOS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS CULTURAIS ASSOCIADAS A ETNIA, RELIGIÃO E ECONOMIA

Descrição: O presente projeto aborda a discussão teórico-social em torno a "indivíduo" e "sociedade", ampliando a abordagem à compreensão de "identidade". Quer com isso dar suporte a pesquisas realizadas no âmbito da Linha de Pesquisa: "Pedagogias e políticas da diferença". A noção de "identidade" tem sido amplamente debatida. Na base da identidade estão simultaneamente a diferença e a igualdade. Igualar-se e diferenciar-se são práticas constituintes da subjetividade. Para Sousa Santos (1995), a identidade corresponde a uma "síntese de identificações em curso", isto é, é resultado transitório e fugaz de processos de identificação. O conceito não pode, portanto, ser compreendido como algo estático, pronto e definitivo, por ser construção incessante a partir de movimentos contraditórios. Os conceitos "indivíduo" e "sociedade" têm sido vinculados e relacionados de modos diferenciados no âmbito das ciências sociais. Abordagens teóricas que subsidiem efetivamente a Linha de Pesquisa: "Pedagogias e políticas da diferença" precisam partir de uma reflexão epistemológica sobre o conceito de identidade na relação com referenciais teóricos e metodológicos de duas correntes das ciências sociais: a que analisa a sociedade a partir da idéia de ação social, portanto, a partir do indivíduo; e aquela centrada no conceito de fato social, com a ênfase na própria sociedade como construção. Mediante o recurso aos "clássicos" (Marx, Durkheim e Weber), pergunta-se pelas possibilidades de um conhecimento sociológico da realidade. A "leitura" da sociedade a partir da teoria sociológica clássica precisa, por sua vez, ser complementada com a análise da reflexão de teóricos contemporâneos (Elias, Arendt, Veyne, Touraine, Giddens, Sousa Santos, Hall etc), uma vez que estes -- ao lado dos clássicos -- têm sido referenciais para a investigação em ciências sociais no contexto acadêmico brasileiro. O século XX testemunhou a expansão da modernização em proporções mundiais, quando esta acaba por abarcar praticamente o mundo todo e a cultura do modernismo se instala na cultura e nas artes. O grande paradoxo neste fenômeno de expansão e instalação da modernidade em nossa sociedade é que, na mesma medida em que esta se expande, ela se fragmenta em um sem número de matizes (nacionalidades ou grupos identitários) que não se sentem pertencentes a uma mesma identidade. A consequência é a perda da memória do que seria a trajetória desta mesma modernidade, que não é mais vista como uma experiência conjunta e sim como caminhos e trajetórias próprios de cada grupo. Cada geração relê e refaz o seu patrimônio cultural, em uma leitura feita do presente em direção ao passado, que é lido e interpretado de acordo com os sistemas simbólicos vigentes que lhe atribuem significados. Devemos observar a sociedade como um campo de forças onde se travam as lutas políticas, afetivas, identitárias e a paisagem que resulta é uma acumulação de tempos, de contextos, de projetos diversos que compõe as referências da comunidade, apesar de por vezes permanecerem no esquecimento. Porém não é este o modelo real e palpável que se nos apresenta, nossa realidade é de destruição dos lugares de memória, de desenraizamento, de desconstrução dos suportes sociais da memória coletiva. Todos estes elementos são criadores dos sentimentos de continuidade, de preservação, com a sua paulatina destruição, o cidadão sente-se  progressivamente mutilado nos seus sentimentos coletivos em relação ao passado. Os objetivos da pesquisa são: - Investigar as compreensões teóricas de "identidade", "indivíduo" e "sociedade" nas ciências sociais; - Sistematizar reflexão de teóricos contemporâneos acerca dos conceitos "identidade", "indivíduo" e "sociedade", priorizando sua revisão da tradição clássica em face da constituição da sociedade ocidental a princípios deste terceiro milênio; - Pesquisar a recepção de teorias clássicas e contemporâneas acerca de "identidade", "indivíduo" e "sociedade" no ensino e na pesquisa em ciências sociais no Brasil; - Identificar alternativas teórico-metodológicas para a abordagem da memória social e das identidades; - Implementar debates e reflexões críticas relacionadas com as tendências historiográficas contemporâneas; - Propiciar a atualização bibliográfica nas diferentes áreas do conhecimento propostas abarcadas pelo projeto; - A partir do relatório de pesquisa, produzir artigos que reflitam o estágio atual do debate teórico-metodológico sobre "identidade", "indivíduo" e "sociedade". Quanto à metodologia, a pesquisa será bibliográfica, a partir de obras (fontes primárias) de teóricos clássicos e contemporâneos das ciências sociais, nas quais seja priorizada a discussão acerca dos conceitos "identidade", "indivíduo" e "sociedade" em suas múltiplas relações, bem como obras de comentaristas e sistematizadores (fontes secundárias) destas teorias. Quanto à tradição sociológica clássica, há consciência de com ela se abre um amplo leque de abordagens. Desde visões totalizadoras da realidade social, que buscam uma teoria apta a explicar e abarcar em um todo sistemático as múltiplas complexidades do real (Marx, Durkheim), até abordagens mais focadas, do ponto de vista epistemológico, na questão dos valores e sua interação com o conhecimento científico e, desde uma perspectiva metodológica, na pergunta pelas possibilidades do conhecimento sobre o real (Weber). Teóricos contemporâneos incorporaram criticamente aspectos destas abordagens e têm contribuído decisivamente na discussão acerca de "identidade".


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