Curso de Educação Física da ULBRA Torres celebra seis anos de projeto AMA
O curso de Educação Física da ULBRA Torres celebra, em 2012, seis anos de sucesso do seu projeto Atividade Motora Adaptada (AMA), coordenado pela professora mestre Marinei Lopes Pedralli. Desenvolvido ininterruptamente desde que o curso de Educação Física e a APAE firmaram convênio, em 2006, o projeto atende uma parcela da população carente de recursos e de oportunidade para demonstrar suas potencialidades.
As atividades do AMA são realizadas uma vez por semana, em sessões que duram aproximadamente 1h30mim, nos períodos matutinos e vespertinos, atendendo em média 25 alunos por aula. Ao longo destes seis anos de atividade, foram prestados aproximadamente 7.450 atendimentos a pessoas portadoras de deficiência de Atraso Intelectual, Síndrome de Down, Deficiência Mental, Física e Motora, Paralisia Cerebral, Autismo, Síndrome de Willians e Acidente Vascular Cerebral. Avaliações sistemáticas são realizadas com os grupos atendidos, o que permite acompanhar o avanço no desenvolvimento motor, social, psicológico, afetivo, cognitivo e no estado geral de saúde de cada indivíduo.
No âmbito acadêmico, o projeto complementa conteúdos ministrados em disciplinas que compõem o currículo de graduação em Educação Física. A experiência dos acadêmicos fora da sala de aula e dos laboratórios possibilita a estes uma formação mais humana e completa, e os torna aptos a atuar com pessoas com necessidades educacionais especiais, em diferentes contextos educativos.
Recentemente, a professora Marinei Pedralli foi convidada pela Editora Acadêmica Espanhola a escrever um livro sobre a sua experiência na preparação pedagógica em atividade motora adaptada e formação profissional do aluno de Educação Física.
Notícias relacionadas
-
21
AGOINTEGRAÇÃO 29º Jogos Internacionais Ulbra recebem inscrições de escolas -
14
AGOENSINO DE EXCELÊNCIA Ulbra celebra 53 anos com culto na capela -
08
AGOGESTÃO EMOCIONAL "Médico das estrelas" compartilha experiências na Ulbra -
05
AGOEXEMPLO DE SUPERAÇÃO Caramelo vira símbolo em estudo internacional sobre catástrofe no RS
Últimas notícias
-
31
JULULBRA SPORT Ulbra incentiva a prática do esporte feminino -
22
JULINOVAÇÃO NA SAÚDE Ulbra cria Centro de Simulação Clínica de excelência -
18
JULAPRENDIZADO NA PRÁTICA Visitas técnicas consolidam conhecimento na Ulbra -
17
JULTOP 10 Direito, Psicologia e Medicina no ranking dos cursos preferidos da Ulbra