Invasão aos Andes: acadêmicos de computação no Chile
Um grupo de 40 pessoas, entre professores e alunos dos cursos de Computação dos campi da ULBRA de Torres e Canoas, retornou ao Brasil na última segunda-feira (09/07), após viagem ao Chile para participar do Workshop Redes Sociais, promovido pela Universidad de Chile, além de conhecer o Centro Movestar Innova.
O grupo cumpriu uma agenda extensa. A viagem, que iniciou no dia 04/07, oportunizou aos estudantes interagir com profissionais de diversos países e conhecer as tecnologias utilizadas nos diferentes setores da economia chilena.
O intercâmbio da Computação para o Chile integrou o programa da ULBRA Torres para o aprimoramento de carreiras profissionais, o Coaching Project. Neste contexto, o diretor do campus, Luis Antonio Longo; juntamente com o diretor de inovação da ULBRA (Incubador e Parque Tecnológico - ULBRATECH), Márcio Machado; e os professores Anderson Yanzer e Eduardo Isaia; reuniram-se com os gestores do Centro Movistar Innova para manifestar a intenção de futuras parcerias. Os acadêmicos, antes desta reunião, tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias utilizadas pela empresa no país.
"O modelo de incubadora utilizado é muito interessante. No entanto, identificamos a falta de interação com as universidades. Apresentamos a ULBRA para eles, que mostraram interesse em futuras parcerias, tanto no Chile quanto no Brasil. A estrutura e a quantidade de recursos investidos nos startups impressiona. Acreditamos que este modelo pode ser adotado no Brasil", finalizou Marcio Machado.
Mas nem só de tecnologia e negócios foi feita a viagem. O grupo pode conhecer um pouco da rica história e cultura chilena. Dentro do que estava programado, fora do ambiente de aprendizado acadêmico, o destaque foi um passeio ao Vale Nevado, nas Cordilheiras dos Andes. Lá os estudantes tiveram seu primeiro contato com a neve e sentiram a influência da altitude. Parte deles passeou ainda por Viña Del Mar e pela baía de Val Paraíso.
Notícias relacionadas
-
12
DEZPARCERIA INTERNACIONAL Ulbra fortalece vínculos com Stanford -
11
DEZAVALIAÇÃO E ESTRATÉGIA Ulbra Avalia encerra com foco em gestão, liderança e evolução institucional -
11
DEZNOVIDADE ULBRA Play, o novo hub de comunicação da Universidade, será lançado dia 16 -
10
DEZHOMENAGEM Desembargador Marcelo Dornelles recebe Prêmio Mérito Ulbra
Últimas notícias
-
10
DEZINTEGRAÇÃO Ulbra Avalia: primeiro dia é de apresentação de balanços das unidades -
09
DEZGESTÃO PÚBLICA Encontros Regionais do TCE-RS reúnem gestores do Estado na Ulbra -
09
DEZBALANÇO Ulbra Avalia reunirá gestores de todas as unidades educacionais -
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras


