Página Inicial » Graduação » Enfermagem » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Débora Monteiro da Silva

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2000), Especialista em Administração dos Serviços de Enfermagem Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde IAHCS/ PUCRS, Mestre em Saúde Coletiva - Ênfase em Epidemiologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010). Atualmente especializanda em Docência em Saúde pela UFRGS parceria com o Ministério da Saúde (2014-atual). Professora Convidada do Curso de Especialização em Enfermagem Hospitalista na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Ministra as disciplinas de Introdução ao Estudo da Enfermagem; Exame Físico em Enfermagem; Gerenciamento do Cuidado de Enfermagem; Estágio Curricular V ? Gerenciamento do Cuidado de Enfermagem. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Gravataí (2011 - atual).

  • Docentes

    Alice Hirdes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4193923579116453

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1990), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Psicologia Social pela PUCRS (2013). Na graduação, tem experiência de atuação nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina, nas disciplinas: Psicologias Aplicadas à Saúde, Saúde Mental, Psicologia e Ciclo Vital, Saúde Coletiva, Psicofamacologia, Atenção Primária à Saúde, Estágios Supervisionados, Ética e Pesquisa. Como experiência não-acadêmica, coordenou e trabalhou na implantação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial - CAPS no país. Foi coordenadora do projeto de implantação de uma Unidade de Saúde Mental em hospital geral, na década de 90. Atuou como Coordenadora de Saúde Mental de São Lourenço do Sul, considerado um marco prático de reversão do modelo assistencial em saúde mental. Assessorou na estruturação de CAPS e implantação de Unidades de Saúde Mental em hospitais gerais no Estado e outros estados da federação. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da ULBRA e docente no curso de graduação em Enfermagem da mesma instituição. É consultora Ad Hoc do Ministério da Educação, atuando no reconhecimento e autorização de cursos de graduação; residência multiprofissional em saúde e Avaliação Institucional. Pesquisadora plena da Rede InterRAI Network of Excellence in Mental Health.

    Ana Lúcia da Costa Albrecht

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9474869618254038

    Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Rio dos Sinos em 1986, com especialização em Enfermagem em Saúde Comunitária. Possui Curso de Enfermagem - Licenciatura Plena pela UNISINOS. Possui experiência em diversas áreas de atenção ao adulto hospitalizado. Atualmente é professora do curso de enfermagem na Universidade Luterana do Brasil, atividade que exerce desde 1998.

    Cristiane Bernardes de Oliveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7245309014483459

    Farmacêutica graduada pela ULBRA, Especialista em Fitoterapia e Especialista em Homeopatia pelo Centro de Ensino Superior em Homeopatia ? IBEHE. Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da UFRGS em produtos naturais com ênfase no SNC e doença de Alzheimer. Professora Adjunta da ULBRA junto aos cursos de Farmácia e Estética. Possui experiência na área de Farmácia com ênfase em Química Farmacêutica e Medicinal atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de novos fármacos a partir de produtos de origem vegetal, ensaios de avaliação farmacológica "in vivo" e "in vitro" de produtos naturais, controle de qualidade de fármacos e validação de metodologias analíticas.

    Diego Alex Oliveira da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8930537277582116

    Professor Assistente do Curso de Gradução em Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí. Enfemeiro Assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Santo Antônio da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Mestrando em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-Graduado em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Futura (2018). Graduado em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2014).

    Dóris Cristina Gedrat

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1209616662302329

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente, professora e pesquisadora do curso de Letras e do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil. Está inserida nas áreas de pesquisa em promoção da saúde e desenvolvimento humano, desenvolvendo projetos sobre linguagem e interação; autobiografias e identidade de grupos vulneráveis e felicidade. E editora da revista Aletheia, do curso de Psicologia e do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil.

    Elenir de Fátima Wiilland

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7292124483054522

    Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, histologia, toxicologia e planária.

    Gabriela Augusta Mateus Pereira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9477085181677358

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1997); Mestre em Neurociências, Grau de Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2002). Professora-pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, ministra as disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Patologia Humana nos Cursos de Graduação da Área da Saúde e Bem-Estar Social. Professora no Curso de Tecnólogo em Radiologia, Fundação Saint Pastous/ Sogipa. Estudante de Especialização em Anatomia e Patologia Associada. Estudante de Especialização em Imaginologia. Estudante de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Coordenadora das disciplinas de Radiologia do Grupo A/ Sagah.

    Gaspar Gonçalves Scangarelli

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6694607128534858

    Especialista na Docência em LIBRAS pela UTP - Universidade Tuiuti do Paraná em convênio com a UNÍNTESE. Possui Graduação em LETRAS/LIBRAS pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e Graduação em Educação Física pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil em que atualmente é Professor da disciplina de Libras nos cursos de graduação da mesma e professor de Libras para séries iniciais e finais na Escola Especial para Surdos em Gravataí (EMEES). Possui Proficiência em LIBRAS no uso e no Ensino com certificação expedida pelo MEC. Atuou como professor de LIBRAS em diversas instituições desde 2002 e participação ativa em diversos eventos relacionados a Educação de Surdos promovidos pela FENEIS, bem como cursos de Capacitação para Instrutores de Libras.

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

    Liane Einloft

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8376417519827961

    Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), especialização em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e aperfeiçoamento em Neurocirurgia pela Freie Universitat Berlin (1993). Atualmente é professora assistente com mestrado da Universidade. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica. Atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem.

    Lilian dos Santos Palazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9811493468958371

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, Master em Drogodependencias - Universidad Complutense de Madrid, Master em Terapia de Familia y Pareja - Universidad Pontificia Comillas de Madrid. Doutorado em Psiquiatria - Universidad Complutense de Madrid, revalidado pela UFRGS.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Márcia Cristiane de Abreu

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533311D9

    Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Especialista em Gestão e Desenvolvimento Humano e Mestra em Educação na Universidade Luterana do Brasil. Professora universitária das disciplinas de Gestão de Pessoas e Recrutamento e Seleção na Universidade Luterana do Brasil. Também atua como tutora no ensino à distância nas disciplinas de Tópicos Comportamentais nas Organizações, Recrutamento e Seleção e Desenvolvimento de Pessoas. Atua também como professora na Faculdade de Tecnologia Ftec, no curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, com as disciplinas, Relações Humanas, Gestão por Competência, Cultura e Poder nas Organizações e Negociação e Gerenciamento de Conflitos. E nos cursos de Engenharia com as disciplinas de Modelos de Gestão e Ética e responsabilidade Social.

    Marcia de Vargas Kober

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9200074409270518

    Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil e professora assistente na Soc. Educação Ritter dos Reis (UNIRITTER) , professor convidado do ILAPEO/EAPON - Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Meridional. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, parasitologia e imunologia clinica atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, microbiologia clinica, bacteriologia, parasitologia, imunologia clinica.

    Maria da Graça Taffarel Krieger

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0032157766870756

    Mestre em Educação, Especialista em Educação Infantil e graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Na Universidade Luterana do Brasil atua como Coordenadora Adjunta do Curso de Gestão de Recursos Humanos (EAD/Presencial), ministrando as disciplinas de Recrutamento e Seleção. No Curso de Processos Gerenciais atua com a disciplina de Tópicos Comportamentais nas Organizações. Professora do curso de Pedagogia, trabalhando com as disciplinas de Psicodinâmica da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil. No Pós-Graduação, com a disciplina de Gestão de Competências e Talentos e TCC. No curso de Psicologia ministra as disciplinas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Escolar e História da Psicologia. Psicóloga Clínica na APAE/Esteio, coordena o grupo operativo de pais dessa mesma Instituição. Área de interesses nos seguintes temas: desenvolvimento humano, comportamento humano nas organizações, inclusão; aprendizagem; família; vínculos; acolhimento.

    Maria Isabel Morgan Martins

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0372820116852027

    Maria Isabel Morgan Martins possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1991), mestrado em Ciências Biológicas ênfase em Fisiologia (1997) e doutorado em Ciências Biológicas ênfase em Fisiologia (2003), ambos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Profa. Adjunta do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Humano e Sociedade na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Áreas de atuação em pesquisa: Envelhecimento Feminino e Masculino - investigação da Qualidade de Vida e em Mulheres e sua relação com os sinais e sintomas do Climatério e Menopausa - a Andropausa seus sinais e sintomas; Fatores reguladores da temperatura em Neonatos aspectos Intrínsecos e Extrínsecos; Educação Ambiental com jovens e adultos; Educação Sexual; Desenvolvimento de estratégias de Ensino; Avaliação do Estresse Oxidativo em diferentes modelos biológicos; Avaliação de Antioxidantes em Modelos biológicos; Antioxidantes X Oxidantes X Qualidade de vida; Paradoxo do Oxigênio Molecular. Tem experiência na docência, ministrando aulas aos cursos da área da saúde, como: Biofísica e Fisiologia, Endocrinologia, Fisiologia I e II, Fisiologia Humana, Bioquímica, Biopatologia, Anatomia Humana e Estudo do Movimento Humano. Uso de Metodologias Ativas.

    Maria Renita Burg

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3384385720328482

    Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Medianeira de Santa Maria (1982) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Atualmente é docente - graduação da Universidade Luterana do Brasil( ULBRA), pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente pós-graduação Lato-Sensu da ULBRA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, humanização, saúde publica, saúde do idoso, gerenciamento e políticas públicas de saúde. É Coordenadora do PET- Interprofissionalidade ULBRA em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas no Projeto de Vacinas. Foi coordenadora da Residência Multiprofissional com ênfase em Atenção Básica/Saúde da Família da ULBRA de 2011 a 2019-1. Membro do grupo de Pesquisa do Curso de Enfermagem: Processo de Trabalho na Enfermagem, na linha de pesquisa - processos gerenciais da saúde. Membro da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva-LASC. Representante da Ulbra no Colegiado do CIES/ 1 CRS.

    Martha Eliana Waltermannl

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7970338260989537

    Martha Eliana Waltermann - Bacharelada no Curso de "Enfermagem e Obstetrícia" - UNISINOS/RS em agosto/1980; Habilitada no Curso de "Licenciatura Plena" em Enfermagem - UNISINOS/RS em set/1986 (Registro LP Nº 78544- MEC/RS); Especialista: a)"Assistência de Enfermagem a Pacientes em Terapia Intensiva"- UFRGS em nov/1987; b)"Administração e Planejamento para Docentes"-Faculdades Canoenses/RS em set/1987. Atualmente é membro - Associação de Medicina Intensiva(AMIB); ABRASCO; ABEN/RS; SOBEST. Atuou na Unidade de Terapia Intensiva no HNSC (GHC) de agosto/1980 a dezembro/2003, saíndo por Aposentadoria por TS pelo INSS. Trabalhou como Enfermeira do Ministério da Saúde (Concurso DASP), desde junho/1982- exerceu Coordenação de Enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha/RS, de abril/2002 a maio/2011, saíndo por Aposentadoria por TS em 24/05/2011. Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil/CANOAS(RS), desde outubro/1988, no Curso de Enfermagem - na disciplina "Estágio Curricular IV - Enfermagem na Atenção Terciária à Saúde do Adulto e Idoso" (em Terapia Intensiva), e, desde o ano de 2001, atua como Professora Adjunta na PG Latu Sensu de "Enfermagem em Terapia Intensiva". Participou do "Iº Curso Descentralizado de Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária à Saúde", em POA/RS- pela Universidade de Toronto/Canadá, parceria com CONASS e SESRS, EM 2006. Membro Titular do Conselho Municipal de Saúde de Cachoeirinha, representante do segmento Trabalhador de Saúde pelo COREN/RS. Foi Membro Titular do Comitê Regional de Humanização da 1ª CRS - SESRS de junho 2009 a2013. Aluna do Mestrado Acadêmico de Saúde Coletiva, ULBRA/RS, a partir de março/2012.

    Miria Elisabete Bairros Camargo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4072704510387488

    Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Luterana do Brasil (1992) e mestrado em Educação pela mesma Universidade (2008). Atualmente é profissional técnica da Prefeitura Municipal de Canoas e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão em Saúde Saúde Coletiva Ciências da Saúde.

    Priscila Carvalho Fogaça

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6873832078496931

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Especialista em Urgência e Emergência e Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente. Docente no curso de Enfermagem da UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, campus Gravataí/RS. Mestranda no curso de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade - ULBRA.

    Rossano André Dal-Farra

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2674710972842968

    Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Licenciatura em Ciências-Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências e Educação Científica e História da Ciência.

    Simone Soares Echeveste

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNISINOS. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística.

    Thomas Heimann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4537136261648181

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia (1992) e mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia -EST(2003). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-graduação e é o atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: aconselhamento pastoral, psicologia pastoral, morte e luto, cuidado a cuidadores e espiritualidade e saúde. É bolsista da CAPES no Programa de Doutorado da Escola Superior de Teologia(EST). Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail:
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.