Esporte
Equipe da Ulbra é vice-campeã brasileira no handebol feminino dos JUBs
Campanha invicta em Brasília teve quatro vitórias e um empate

Com uma campanha invicta e várias destaques individuais, a equipe de handebol feminino da Ulbra chegou ao vice-campeonato brasileiro dos Jogos Universitários, competição que está sendo realizada em Brasília (DF). O título foi decidido no detalhe, após empate em 23 a 23 (tempo normal + prorrogação) e derrota por 2 a 0 nas cobranças de 7 metros, diante da Uninassau (RJ).
Com atletas da Ulbra Torres e do Campus Canoas, o forte time gaúcho é resultado de uma parceria entre Associação Torrense de Handebol e Ulbra Sport. Na primeira fase, a Universidade Luterana do Brasil, que representou o RS, ficou em primeiro lugar do grupo, com 3 vitórias em três jogos. Na semifinal, venceu a Uninassau do Piauí por 21 a 16.
Como vice-campeãs, as meninas da Ulbra garantiram o acesso do RS à primeira divisão do handebol na próxima edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em 2025.
"Foi um jogaço! Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro é sempre clássico no feminino. Qualquer um podia ter ganho, mas o importante é que colocamos a Ulbra e o Estado na elite", destacou o técnico Luan Cardoso, idealizador do projeto da Associação Torrense de Handebol e da equipe da Ulbra Torres.
Sobre o torneio
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e reúnem estudantes de nível superior de várias universidades do país. Em 2024, em sua 71ª edição, o maior evento universitário da América Latina ocorre na cidade de Brasília, e o cronograma esteve dividido em duas semanas: a primeira dedicada a 19 modalidades de esportes individuais, e a segunda com 12 modalidades de esportes coletivos. Segundo os dados da CBDU, em 12 dias de competição são esperados mais de 5,1 mil atletas universitários, com a participação dos medalhistas olímpicos Caio Bonfim e William Lima, embaixadores dos JUBs, e Petrúcio Ferreira, tricampeão paralímpico.
Ulbra e Associação Torrense de Handebol
A equipe feminina do Campus Torres é a única seleção da Ulbra disputando os JUBs. As atletas, que integram a base do projeto desenvolvido em parceria com a Associação Torrense de Handebol, ganham bolsas de desconto na Universidade Luterana do Brasil de 50% a 80% em parceria com a Ulbra Sport.
Adão Paz Junior
Assessor de Comunicação da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
10
DEZEsporte Ulbra Canoas recebe 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos -
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas
Últimas notícias
-
13
MARENSINO EM PAUTA Reitor da Ulbra RS participa de reuniões institucionais em Brasília -
13
MARTecnologia e inovação Multi Aula Magna da Ulbra discute a inteligência artificial no Direito -
12
MARSAÚDE MENTAL Psicologia da Ulbra Canoas atende vítimas de violência -
11
MARREPRESENTATIVIDADE Roda de conversa marca o Dia da Mulher na Ulbra