Página Inicial » Graduação » Ensino de Ciências e Matemática » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

Coordenação de curso

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.

  • Comissão de Pós-graduação

    Carmen Teresa Kaiber

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6869696643291591

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) , especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil, Membro de corpo editorial do Educação Matemática em Revista (Rio Grande do Sul), Membro de corpo editorial da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico do Educação Matemática em Revista-RS e Revisor de periódico da Paradigma (Maracay). Tem experiência na área de Educação.

    Claudia Lisete Oliveira Groenwald

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Renato Pires dos Santos

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

    Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

  • Docentes

    Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3453255912252811

    Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) (2012) e graduação em Matemática Aplicada à Informática pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na iniciativa privada na área de Eletroeletrônica, com ênfase em Eletrônica Industrial.

    Agostinho Serrano de Andrade Neto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723865Z3

    Bacharel em Física e Doutor em Física Nuclear - Regime de Trabalho Integral - Professor do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) da ULBRA.

    Arlete Beatriz Becker Ritt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507623976463891

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Quimica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou pós-doutorado empresarial (CNPq) na Empresa BioPlus Desenvolvimento Biotecnológico Ltda (2005 - 2006) e pós-doutorado (CAPES) na University of Missouri, USA (2006 - 2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, urease, expressão heteróloga, toxicidade, fatores antinutricionais, fungos fitopatogênicos e proteína. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS. Atualmente é professora adjunta na ULBRA-Canoas atuando nos Programas de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada e em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde.

    Carmen Teresa Kaiber

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6869696643291591

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) , especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil, Membro de corpo editorial do Educação Matemática em Revista (Rio Grande do Sul), Membro de corpo editorial da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico da Acta Scientiae (ULBRA), Revisor de periódico do Educação Matemática em Revista-RS e Revisor de periódico da Paradigma (Maracay). Tem experiência na área de Educação.

    Clarissa de Assis Olgin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6084338631806703

    Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2007), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011), Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Atualmente atua como professora do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Matemática no Ensino Básico.

    Claudia Lisete Oliveira Groenwald

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.

    Leticia Azambuja Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências - Área: Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterna do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Engenharia Ambiental e Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Paulo Tadeu Campos Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6329487678754635

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Renato Pires dos Santos

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

    Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

    Rossano André Dal-Farra

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2674710972842968

    Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Licenciatura em Ciências-Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências e Educação Científica e História da Ciência.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: