Página Inicial » Graduação » Educação » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

Coordenação de curso

Darlize Teixeira de Mello

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Pedagoga - Habilitação Séries Iniciais pela mesma Universidade. Atuou como professora na Educação Infantil - Rede particular (1989-1993), na Rede Estadual de Ensino - Anos Iniciais (1993-1997) e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - Anos Iniciais (1997-2019). É professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, desde 2001 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, desde 2018. Atuou no Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul de 2000-2001. É pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade /UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica da alfabetização e Provinha Brasil.

  • Docentes

    Carin Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022

    É pedagoga pela Universidade La Salle (1990), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora do Curso de Pedagogia, pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na área de concentração dos Estudos Culturais em Educação, onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Além disso, participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA e à UFRGS, investindo na discussão de temas que envolvem políticas públicas, educação e(m) saúde, infância, juventude e transversalidade de gênero. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre infância, currículo, relações de gênero e sexualidade, maternidade e políticas públicas de educação e(m) saúde.

    Darlize Teixeira de Mello

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392

    Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Pedagoga - Habilitação Séries Iniciais pela mesma Universidade. Atuou como professora na Educação Infantil - Rede particular (1989-1993), na Rede Estadual de Ensino - Anos Iniciais (1993-1997) e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - Anos Iniciais (1997-2019). É professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, desde 2001 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, desde 2018. Atuou no Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul de 2000-2001. É pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade /UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica da alfabetização e Provinha Brasil.

    Eloenes Lima da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0074194881262604

    Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Especialista em História Contemporânea. Licenciado em História.Pesquisador do Núcleo de Estudos Currículo Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS), dos Grupos de Pesquisa Cultura e Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e DESLOGOGIAS Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas (UERGS). Integrante e vice-coordenador das Jornadas dos Estudos Culturais e Educação (JECE). Interesses de pesquisa: estudos culturais; filosofia da diferença; história da educação; estudos descoloniais; pedagogias culturais; artes urbanas e culturas juvenis. Professor dos ensinos superior, fundamental e médio. Diretor Pedagógico da ONG Movimentação. Ministra palestras e cursos nas áreas de Educação, Cultura e Juventudes.

    Liége Freitas Barbosa

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3624270680677167

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Especialista em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Pelotas (2008) e graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo - também pela UCPel (2006). Possui experiência na área de Educação a Distância, tendo atuado como tutora e orientadora a distância no Curso de Especialização em Mídias na Educação pelo CINTED/UFRGS (2016-2018). Como jornalista, produziu materiais didáticos e videoaulas para EaD na Universidade Luterana do Brasil (2011-2016) e exerceu dez anos de atividades profissionais com assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, reportagens de rádio e televisão. Entre 2021 e 2024 atuou no Terceiro Setor como coordenadora de eventos e gerente de projetos. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com atuação na linha de pesquisa "Infância, Juventude e espaços educativos" e no grupo de pesquisa Cultura e Educação. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS). Seus interesses de pesquisa estão focados nos Estudos Culturais, com ênfase nas temáticas que envolvem conexões entre educação, mídias, comunicação, juventudes, literatura infanto-juvenil e cultura contemporânea.

    Marta Campos de Quadros

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3967890554952835

    Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Universidade Luterana do Brasil (2007), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales (2016), graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário de Jales (2016), mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor colaborador da Universidade Luterana do Brasil ligada à linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Processos Educativos e Grupo de Pesquisa Educação e Cultura, pesquisador associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do Núcleo de Pesquisa sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e pesquisador não remunerado da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP-Presidente Prudente através dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) e Geografia e Juventudes (GEOJUVES). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educação e Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, pesquisa (auto)biográfica, educação, formação de professores, políticas educativas, saberes profissionais de professores, juventudes e educação infantil.

    Rodrigo Lemos Simões

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0834036875934880

    Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA). Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e pedagogias culturais, construção e manipulação da memória, processos de modernização urbana e os seus desdobramentos sociais, educação patrimonial, história da educação, formação de professores e identidade docente.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: ulbra@ulbra.br