CARIN KLEIN
TÍTULO: INFÂNCIAS, JUVENTUDES E FAMÍLIAS NO ÂMBITO DE POLÌTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL CONTENPORÂNEO
Descrição: O desenvolvimento desse projeto vincula-se a linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Espaços Pedagógicos, no âmbito do PPGEDU/ULBRA e tem como objetivo realizar análises acerca da produção de infâncias, juventudes e famílias, sobretudo ao examinar as proposições e ensinamentos veiculados no âmbito das políticas públicas atuais, nas áreas da Educação, Saúde e Inclusão Social, assim como, em outros lugares da cultura, tais como: academias, filmes, séries, músicas, escolas, literatura infantil, revistas, jornais, propagandas, internet, etc. As pesquisas que integram esse projeto ancoram-se nos campos teóricos dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Sociologia da Infância e Sociologia da Juventude, bem como, das análises de autores/as pós-estruturalistas, como Michel Foucault. Considerando a construção, pluralização e atualização constante das pedagogias do presente, termo cunhado, por Camozzato (2014) pretende-se visibilizar a intima relação entre a disseminação das pedagogias, com a produção de sujeitos e subjetividades, na contemporaneidade. Nesse sentido, o grupo de pesquisa agrega-se a partir das seguintes indagações: Que saberes e práticas são acionadas na produção de distintas pedagogias do presente? Quais são os ensinamentos e imperativos que os artefatos analisados buscam constituir para a infância, juventude e famílias? Quem fala? O quê? Para quem? E com que efeitos? Quais características, comportamentos, habilidades e capacidades esses indivíduos necessitam incorporar? Como o gênero atravessa e constitui a infância, a juventude, à docência e as relações familiares mediante os discursos que as políticas públicas e demais artefatos incorporam ao buscarem governar a vida dos/as sujeitos? Que atravessamentos e incorporações de gênero estão presentes nas próprias instituições, campos de saber, símbolos e normas relacionadas às políticas públicas?.
DARLIZE TEIXEIRA DE MELLO
TÍTULO: A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DA PNA E OS EFEITOS NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS DA REDEMUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CANOAS/RS.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo identificar e analisar como o currículo maior da BNCC e da PNA mobilizaram/estão mobilizando a produção de currículos menores nas escolas municipais de Porto Alegre. As pesquisas anteriores realizadas sobre a avaliação das habilidades de compreensão leitora de alunos alfabetizandos: Provinha Brasil e Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular priorizou estudos sobre efeitos das avaliações em larga escala em práticas curriculares nas classes de alfabetização. A continuidade dos estudos nas escolas e a implementação da BNCC e da antiga PNA em redes públicas de ensino, por meio do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e referenciais construídos pelos municípios, justificam a presente investigação. O projeto inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista e priorizará estudos sobre currículo, alfabetização e ciclo de políticas públicas, bem como de currículo maior e currículo menor inspiradas em Gallo (2003). Compreendemos como currículo maior aquele produzido pelas normativas oficiais como a BNCC e os currículos menores dizem respeito às produções curriculares realizadas na contingência e no cotidiano das escolas. pesquisa, a produção de informações será realizada com ações síncronas e assíncronas entre pesquisadores e professores das escolas selecionadas. As ações síncronas acontecerão na forma de cursos de extensão, reuniões, lives, entrevistas, compreendidas como conversações e compartilhados (SCHLEMMER, 2020b). Já as ações assíncronas serão constituídas por questionários online e diferentes tecnologias educacionais a serem definidas. Como resultados principais desta investigação pretende-se contribuir com a área da Educação para: a) qualificar processos de produção de currículos para o ciclo da alfabetização pelos professores do 1o ciclo, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos; b) colocar à disposição da Universidade e das redes de ensino municipal de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul/Canoas formas de produzir currículos escolares pelos professores em contextos locais, auxiliando na construção de políticas educacionais voltadas ao ciclo da alfabetização e na formação docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação; e c) produzir conhecimentos sobre as potencialidades e as fragilidades da BNCC e da PNA, apontando aspectos necessários para garantir o direito de aprendizagem e o desenvolvimento dos alfabetizandos em suas heterogeneidades, valorizando o trabalho docente.
ELOENES LIMA DA SILVA
TÍTULO: DESLOGOGIAS EDUCAÇÃO, CULTURAS E PEDAGOGIAS CONTEMPORÂNEAS
Descrição: O Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas reúne pesquisadores dedicados à realização de análises que problematizem as transformações socioculturais (marcadamente aquelas advindas a partir da metade do século XX) e suas repercussões na Educação, na Pedagogia e nos modos de viver e pensar de modo mais geral. Suas pesquisas focalizam artefatos culturais como filmes, TV, livros didáticos, livros da literatura pedagógica mundial, literatura infantil, desenhos animados, imagens de arte, jornais, revistas, manuais, entre outros, incluindo análises sobre as práticas socioeducativas das cidades, das escolas e de outras instituições sociais. Trata-se de pensar, sobretudo, sobre os modos pelos quais os artefatos, instituições e espaços têm atuado na constituição de sujeitos, na medida em que produzem e fazem circular saberes e práticas e, portanto, pedagogias que implicam em modos de ser e estar na cultura. Importante destacar que questões de gênero, sexualidade, geração, etnia, classe social, saúde e diferenças, bem como suas articulações, entre tantas outras, são tensionadas nas problematizações dos pesquisadores. Em relação às escolhas teóricas o grupo privilegia uma multiplicidade de perspectivas - a ênfase está no esmaecimento das fronteiras disciplinares. O grupo se dedica a reunir professores, estudantes e pesquisadores interessados em produzir e divulgar pesquisas e textos em publicações e eventos diversos; atuar na produção de materiais que utilizem diversas linguagens (vídeos, fotografias, performances, entre outros); participar e promover o intercâmbio com outras instituições; fomentar trocas teóricas e metodológicas; realizar levantamentos bibliográficos sobre as temáticas de interesse dos pesquisadores; propiciar a realização de oficinas a professores da rede pública do ensino fundamental, médio e superior.
LIÉGE BARBOSA FREITAS
TÍTULO: A REVISTA CACIQUE E A INFÂNCIA GAÚCHA DOS ANOS 50 TEXTOS E LEITURAS (FASE II)
Descrição: O presente projeto representa um desdobramento de projeto de igual título em sua fase I. Considera-se, assim, a importância das revistas infantis na formação das crianças brasileiras letradas, no decorrer do século XX, e observa-se que a revista Cacique, lançada e mantida pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, não foi objeto de estudos relativos a lembranças de sua leitura. A revista teve 123 edições, divididas em duas fases 106 números na 1 (1954 a 1959) e 17 números na 2 fase (1961 a 1963). A partir da constituição e acesso a seu acervo completo, assim como da realização de várias análises realizadas no mesmo, o objetivo do projeto é capturar, por meio de entrevistas com antigos leitores da revista infantil Cacique (em número aproximado de 20), lembranças reconstruídas de práticas de leitura da mesma. Será buscada a identificação de aspectos como: forma de acesso, espaços e tempos de leitura, atos de leitura, preferências em relação a seções, personagens, capas, ilustrações, passatempos, concursos; experiências pessoais relevantes, assim como sobre eventual audição do programa radiofônico Teatrinho Cacique, da rádio Guaíba, coetâneo e correlacionado com a revista. A abordagem teórica que subjaz ao projeto adota uma visão cultural e contextualizada da leitura e dos seus suportes, como, aliás, é proposto por Chartier (1990, 1999, 2001, 2005 e 2010) e se apoia, também, no olhar dos Estudos Culturais em Educação, incorporando conceitos de representação cultural, articulação, leitura como conjunto de práticas situadas em tempos e contextos e perpassadas por subjetividades..
MARTA CAMPOS DE QUADROS
TÍTULO: A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E GESTORES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
Descrição: : O Projeto vincula-se à linha de pesquisa FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS EDUCATIVAS E ESCOLA PÚBLICA, e busca realizar estudos sobre a relação entre formação e desenvolvimento profissional dos professores, profissionais da educação, organização e o funcionamento do espaço escolar e análise de políticas educativas. Estudos já realizados evidenciam a necessidade de se refletir sobre a questão da formação de professores e dos demais profissionais da educação, de forma que essa formação responda mais adequadamente ao papel que a escola, o professor e esses profissionais da educação são chamados a desempenhar nos dias atuais. Baseados numa concepção de educação emancipatória e do paradigma do professor crítico-reflexivo, este projeto se configura numa proposta de pesquisa ampla que pretende abarcar e aprofundar os estudos em três aspectos básicos: compreender o processo da formação e desenvolvimento profissional dos profissionais educação, perceber a escola como espaço de formação desses professionais e analisar a sua formação dentro das políticas educativas de nosso país. Cabe salientar que estes aspectos são abordados de forma mais específica e intensa em sub-projetos, a saber: Identidade do professor, ofício docente, saberes profissionais, permanência no magistério da educação básica, compromisso político e resistência dos professores"; " Identidade e desenvolvimento profissional do diretor escolar", política educacional no âmbito do município. Essas pesquisas, ora em andamento, são de cunho qualitativo e preveem a realização de várias ações tais como: - estudo bibliográfico referente aos diversos temas; - análise de documentos oficiais do governo federal, estadual e municipal; - análise de documentos relacionados aos cursos de formação de professores e registros de atividades realizadas nos espaços formativos; - levantamentos empíricos de dados junto a professores formadores dos cursos de licenciatura e professores da rede pública de ensino; - estudos na perspectiva da pesquisa narrativa e (auto)biográfica. Considerando a importância da ação dos diversos profissionais da educação para o bom desenvolvimento dos trabalhos dos docentes e considerando que são elementos articuladores de suma importância para a construção de uma escola pública de qualidade, justifica-se as preocupações que norteiam este projeto de pesquisa. Este projeto também inclui relações de pesquisa interinstitucional com a Fundação Carlos Chagas, com a rede "Pesquisa em Rede: Diálogos Latino-Americanos e com o Grupo de Pesquisa Educación y Estudios Culturales (GIEEC) e com o Centro de Investigaciones Multidisciplinarias en Educación (CIMED) da Faculdade de Humanidades da Universidad Nacional de Mar del Plata (AR).
RODRIGO LEMOS SIMÕES
TÍTULO: ENTRE PRÁTICAS E DISCURSOS: OS DILEMAS DA IDENTIDADE NACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE
Descrição: O Estado nacional brasileiro utilizou-se ao longo dos séculos XIX e XX, de uma série de artifícios que tiveram por finalidade trabalhar em favor da criação e do estabelecimento da identidade nacional em nosso país. Neste sentido, lançou-se mão de uma vasta produção artística a respeito de determinados eventos históricos considerados significativos para a consolidação da identidade nacional. Assim como os monumentos, as pinturas, especialmente as de caráter histórico, consagraram-se ao longo do tempo como potentes símbolos de identificação com a nação. Neste projeto, a historiografia também foi fundamental na construção de uma narrativa cívica e pedagógica, memória evocativa ou construção do presente, que buscava consolidar uma identidade comum à nação. A escolarização de massas ganhou os seus primeiros contornos em meados do século XIX, e neste ínterim, o livro didático, enquanto artefato cultural, ocupou um local privilegiado na produção dos saberes relativos ao ser cidadão no Brasil. As pedagogias culturais presentes nestes artefatos, participam ativamente dos projetos de homogeneização e construção identitária desenvolvidos no âmbito dos Estados nacionais. Como podemos verificar, ao longo do tempo diferentes políticas de subjetivação passaram a ser adotadas pelo Estado a fim de estabelecer, por intermédio de vasta produção material e simbólica, o projeto de nação então desejado. Por outro lado, quando pensamos nos acontecimentos mais recentes em torno do direito de autorrepresentação reivindicado por aqueles grupos que historicamente sofreram a homogeneização imposta pelos sistemas nacionais de significação, lembramos do ano de 2020, momento em que uma série de ventos de contestação ligados às identidades culturais e sociais subjugadas tomaram curso em diversos países. Em termos mais específicos, consideramos importante conhecer a maneira como tais movimentos se constituíram e adquiriram importância no Brasil. É nesta direção que esta proposta de pesquisa pretende atuar, buscando identificar e analisar as diferentes maneiras com que este projeto moderno de nação passou a ser desenvolvido, os seus interlocutores, as suas representações, práticas e discursos levados a efeito. Assim, acreditamos que, ao percorrer tais caminhos, poderemos compreender também os reflexos deste longo processo em diferentes momentos nos quais, na contemporaneidade, passam a ser empreendidas as lutas e os embates que buscam ressignificar os discursos e as práticas que até então buscaram balizar as condutas e as formas de ser e de pertencer em razão da nacionalidade. Interessa-nos, portanto, mapear tais percursos, identificando as possibilidades de emergência destes movimentos e as suas conexões com os diferentes aspectos que caracterizam os discursos e práticas culturais na contemporaneidade.
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