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Projetos de Pesquisa

  • Amarildo Luiz Trevisan

Título: Arquivos da Violência na Educação: Desafios para a relação Violência, Memória e Linguagem 

Descrição: O projeto de pesquisa visa a debater, na perspectiva da Filosofia da Educação, a viabilidade da institucionalização de práticas dialógicas informadas como contraponto e prevenção à violência na educação. Para isso, trata das dificuldades de seus registros em arquivos e o imperativo de construir mediações dialogadas e propositivas, com vistas a sua melhor compreensão e enfrentamento na convivência da relação educando e educador. O objetivo é oferecer subsídios à reflexão dialógica da prática pedagógica de educadores das redes de ensino, no sentido de problematizar o significado da formação em tempos de exceção normalizadora e de incisiva presença da violência nas escolas. A proposta pretende adotar a perspectiva da hermenêutica reconstrutiva, a qual serviu de base para nossas pesquisas até o presente. Ela surge como reação à hermenêutica tradicional, dado que esta havia subsumido o lugar do outro na tradição, complementando-se através dos estudos da Escola de Frankfurt. A abordagem enquadra-se no âmbito do objeto investigado, principalmente por levar em consideração o lugar do outro, algo negado no contexto ou na era da violência que estamos vivendo. A partir da análise de tais dificuldades, o projeto sugere uma reformulação no pensamento pedagógico brasileiro, no sentido de valorizar a memória sobre as questões da violência. Dessa forma, por um lado, ao elucidar supostos políticos, ideológicos e culturais das noções de arquivo da violência escolar, estaria contribuindo para auxiliar no autoesclarecimento pedagógico de educandos e educadores. Por outro, propicia um melhor clima de desenvolvimento socioemocional à relação professor e estudante no contexto da escola, auxiliando o Brasil a transcender os índices negativos de ensino e aprendizagem. O projeto foi aprovado CNPq com Bolsa Produtividade em Pesquisa ? PQ-1C - 2020, sob o CAAE 44902321.7.0000.5346. O projeto foi aprovado também com bolsa Iniciação Científica PIBIC/CNPq e PROBIC/FAPERGS.

  • Clarice Antunes do Nascimento

Título: Educando a infância e a juventude para o empreendedorismo

Descrição: Este projeto vincula-se à linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos, no âmbito do PPGEDU/ULBRA e tem como objetivo, em uma esfera mais ampla, realizar análises acerca da produção de infâncias e juventudes em práticas discursivas e não discursivas, orientadas a conduzir os sujeitos na contemporaneidade. As análises que integram esse projeto ancoram-se nos campos teóricos dos Estudos Culturais, Estudos da Infância e da Juventude, Estudos Foucaultianos, entre outros que permitam interrogar os modos como crianças e jovens vêm sendo mobilizados a ser, pensar e agir em um determinado sentido e não em outros. De forma mais específica, busca-se, neste projeto, examinar as verdades postas em circulação na internet, no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/RS (página (Educação Empreendedora e página CER-Sebrae), considerado como lugar privilegiado de circulação de saberes, crenças, valores etc., no intuito de compreender como estas verdades operam na produção de sujeitos dotados de uma mentalidade mercadológica e empreendedora, e como atuam na constituição da identidade infantil e juvenil.

  • Darlize Teixera de Mello

Título: A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DA PNA E OS EFEITOS NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS DA REDEMUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CANOAS/RS.

Descrição: O presente projeto tem como objetivo identificar e analisar como o currículo maior da BNCC e da PNA estão mobilizando a produção de currículos menores nas escolas municipais de Porto Alegre. As pesquisas anteriores realizadas sobre a avaliação das habilidades de compreensão leitora de alunos alfabetizandos: Provinha Brasil e Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular priorizou estudos sobre efeitos das avaliações em larga escala em práticas curriculares nas classes de alfabetização. A continuidade dos estudos nas escolas e a implementação da BNCC e da PNA em redes públicas de ensino, por meio do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e referenciais construídos pelos municípios, justificam a presente investigação. O projeto inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista e priorizará estudos sobre currículo, alfabetização e ciclo de políticas públicas, bem como de currículo maior e currículo menor inspiradas em Gallo (2003). Compreendemos como currículo maior aquele produzido pelas normativas oficiais como a BNCC e os currículos menores dizem respeito às produções curriculares realizadas na contingência e no cotidiano das escolas. pesquisa, a produção de informações será realizada online com ações síncronas e assíncronas entre pesquisadores e professores das escolas selecionadas. As ações síncronas acontecerão na forma de cursos de extensão, reuniões, lives, entrevistas, compreendidas como conversações e compartilhações (SCHLEMMER, 2020b). Já as ações assíncronas serão constituídas por questionários online e diferentes tecnologias educacionais a serem definidas. Como resultados principais desta investigação pretende-se contribuir com a área da Educação para: a) qualificar processos de produção de currículos para o ciclo da alfabetização pelos professores do 1o ciclo, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos; b) colocar à disposição da Universidade e das redes de ensino municipal de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul/Canoas formas de produzir currículos escolares pelos professores em contextos locais, auxiliando na construção de políticas educacionais voltadas ao ciclo da alfabetização e na formação docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação; e c) produzir conhecimentos sobre as potencialidades e as fragilidades da BNCC e da PNA, apontando aspectos necessários para garantir o direito de aprendizagem e o desenvolvimento dos alfabetizandos em suas heterogeneidades, valorizando o trabalho docente.

  • Graziela Macuglia Oyarzabal

Título: Modos de ser docente: quais os sentidos discursivos apresentados pela cultura midiática?

Descrição: O foco desta pesquisa está direcionado à análise discursiva dos sentidos sobre os modos como o ser docente vem sendo produzido, concebido e formado dentro e fora dos espaços escolares. Investiga os discursos que perpassam a escola e as manifestações da cultura midiática acerca do ser docente e a procura (ou não) dos jovens pela profissão docente.

  • Daniela Ripoll

Título: PEDAGOGIAS CULTURAIS: LIÇÕES DENTRO E FORA DA ESCOLA

Descrição: O conceito de pedagogia cultural é central no campo dos Estudos Culturais, pois permite ao pesquisador assumir que os artefatos e as práticas culturais mais amplas apresentam uma dimensão pedagógica, ensinando modos de ser/estar/ver o mundo. Ao longo de trinta anos de uso, o conceito vem se modificando significativamente: nos anos 90, o conceito era pensado a partir da Pedagogia Crítica, organizado a partir de noções de "poder", "saber", "sujeito" e "verdade" de inspiração marxista. Os trabalhos mostravam, neste período, a necessidade de um "alfabetismo midiático"/alfabetismo crítico Que propiciasse, aos sujeitos, resistirem ao que se entendia ser a ?opressão midiática?. Entre o final dos anos 90 e início dos 2000, Fischer elaboraria o conceito de "estatuto pedagógico da mídia", já profundamente inspirada pelas teorizações foucaultianas e, em especial, pela noção de dispositivo. Na atualidade, as pedagogias se atualizam e se proliferam no campo dos Estudos Culturais. Este projeto pretende aprofundar os estudos envolvendo os novos entendimentos do conceito de "pedagogia cultural" - especialmente, a partir de autores de língua inglesa (MEEK, 2018; HICKEY, 2018; WATKINS, NOBLE, DRISCOLL, 2019). Também pretende aprofundar os estudos sobre o conceito de currículo cultural e de pedagogias do corpo e da natureza, especialmente, por meio de um amplo inventário das pesquisas sobre corpo e natureza desenvolvidas no campo dos Estudos Culturais e Educação.

  • Edgar Roberto Kirchof 

Título: Literatura Infantojuvenil Digital: Imersividade e Poéticas da Ilusão

Descrição: Descrição: A pesquisa possui, como objetivo, o estudo da imersividade em obras de literatura infantojuvenil digitais, com ênfase nas poéticas ilusionistas produzidas com base na imersão. O trabalho a ser realizado é de natureza qualitativa, está estruturado em três eixos temáticos e possui seis principais metas. Os eixos são: a) A imersividade de um ponto de vista histórico e teórico; b) As poéticas do ilusionismo; c) Recursos tecnológicos e semióticos de imersividade em obras de literatura infantojuvenil digitais contemporâneas, com ênfase em obras que lançam mão das assim chamadas tecnologias imersivas (Realidade Aumentada e Realidade Virtual).

  • Gisele Massola

Título: Pedagogia cultural em produções midiáticas

Descrição: Múltiplas seriam as instâncias culturais rádio, jornais, revistas, TV, peças publicitárias, filmes, etc. implicadas na invenção de saberes, valores e atitudes colocados em circulação nas sociedades, tal como foi destacado por Steinberg e Kincheloe (2004), Wortmann (2007), Camozzatto (2012), Camozzato e Costa (2013), Andrade e Costa (2015), Costa e Wortmann (2016). De um modo geral, esses autores assumem uma abordagem  contemporânea na qual o entendimento de pedagogia deixa de ser um campo restrito à educação escolarizada para invadir os mais diversos espaços da vida privada e pública. Nessa mesma direção, na perspectiva dos Estudos Culturais, o conceito de pedagogias culturais tem sido considerado ferramenta importante para pensar nos processos educativos que ocorrem para além dos muros da escola. É por meio dessa ferramenta teórica que se torna possível estabelecer vínculos entre os mais diversos artefatos pedagógicos dispersos pela sociedade. Isso implica pensar em como as pedagogias funcionam, como elas operam, quais são seus traços e que tipo de sujeitos são interpelados por elas e se constituem a partir de suas relações. Nesta pesquisa, interessa-me indicar como o evento cultural "a Feira do Livro de Porto Alegre/RS (FLPA)" tem sido representada na mídia, especialmente, no site https://feiradolivro-poa.com.br/ e como tem operado como um marcador cultural da cultura gaúcha. Para tanto, considerou-se o formato híbrido do evento, nas edições de 2020-2021, devido as orientações do isolamento social da COVID-19. Além disso, considera-se as ações de ampliação do evento para além dos espaços físicos interseccionalizando à promoção de distintos atravessamentos capazes de envolver diferentes grupos culturais em ações de interação, confrontação e negociação. Destaca-se que estamos configurando a Feira do livro como um importante evento cultural regional, no qual são mobilizados elementos de diferentes ordens. As ancoragens teóricas pautam-se nos usos e entendimentos de cultura, para compreensões dos processos de interação, confrontação e negociação entre sistemas socioculturais diversos sob a ótica daqueles que produzem ou gestam nas instâncias da cultura (adotando-se, aqui, a noção de "currículo cultural").

  • Karla Schuck Saraiva

Título:Transformações na racionalidade política contemporânea e seus efeitos na educação

Descrição: O projeto de pesquisa aqui apresentado visa a aprofundar estudos que mostrem uma inflexão na governamentalidade contemporânea fortemente relacionada com a cultura e a economia digitais, provisoriamente denominada de governamentalidade ultraliberal, bem como seus possíveis efeitos no campo educacional. Já constam no projeto algumas discussões preliminares que sinalizam a potencialidade do estudo, que será desenvolvido em uma perspectiva pós-estruturalista. Metodologicamente, o projeto será desenvolvido a partir de três movimentos: construção de um quadro teórico que funcione como uma lente teórico-metodológica; análise de práticas educacionais a partir desta lente; publicação de artigos e orientações de trabalhos acadêmicos. Estes três movimentos se darão concomitantemente, alimentando-se mutuamente. Como resultados, espera-se a publicação de artigos em revistas qualificadas e a produção de dissertações e teses que, ao mesmo tempo, utilizarão e colaborarão para a construção do quadro teórico. A pesquisa contribuirá com a Educação na medida em que se propõe a lançar uma outra mirada sobre as práticas desta área, permitindo pensá-las de outro modo.

  • Virginia Tavares Vieira

Título: ARTE, EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: MODOS DE COMPOR EXPERIÊNCIAS ÉTICAS E ESTÉTICAS PARA/NA COMPOSIÇÃO DA VIDA

Descrição: O presente projeto tem como finalidade estruturar um Laboratório de Arte, Música, Educação e Filosofia (LAMEF) a fim de construir subsídios teóricos e técnicos para a formação de alunos/as e professores/as dos cursos de Licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense  UNIPLAC. O objetivo é compor uma educação ética e estética numa articulação entre arte, educação e Filosofia para a construção de subjetividades mais comprometidas com modos outros de vida. Uma educação para/com/nas diferenças. Trata-se de uma formação inicial e continuada sempre preocupada com uma educação mais inclusiva. Uma das metas do projeto é a construção de professores/as pesquisadores/as. Desta forma, a articulação entre formação artística e pesquisa caminharão juntas. Ou seja, haverá uma potencialização no que se refere a formação musical e artística dos/das pesquisadores/as engajados no projeto, bem como um processo de formação de pesquisa que acontecerá durante todo o período desenvolvimento do projeto.

  • Márcia Esteves de Calazans

Título: Políticas Educacionais e Interculturalidade

Descrição:O presente projeto busca investigar como o movimento indígena brasileiro, conceitua a noção de interculturalidade, e como essa conceituação contrasta, ou não, com a Política Nacional de Educação. A fim de analisar a percepção do movimento indígena brasileiro serão entrevistados suas lideranças, professores indígenas e professores não indígenas de Escolas indígenas. Serão considerados, também, como a noção de interculturalidade aparece no bojo da implantação da Lei nº 11.645, de 10 março de 2008  que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, através da análise de materiais didáticos para os anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, considerando o período de 2018 - 2022. A partir de então serão comparadas as concepções sobre interculturalidade. Dessa maneira compreendo os livros didáticos como artefatos culturais e, a partir das pedagogias culturais, entendo que existe ali um caráter de pedagógico na medida em que podemos enxergar processos educativos que ensinam determinadas formas de ser, de se ver e de agir, bem como atuam na constituição de subjetividades e identidades de diferentes sujeitos. De acordo com Paula Deporte de Andrade e Marisa Vorraber Costa (2015), as pedagogias culturais expandem e multiplicam o entendimento sobre pedagogia, bem como explicam o caráter pedagógico da vida social e cultural. Assim, permitem-nos pensar como pedagógicos os locais para além das instituições formais de educação (Gonçalves e Guizzo, 2021).

  • Ricardo Willy Rieth

Título: IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA GÊNESE E BASES HISTÓRICAS E TEÓRICAS DA MODERNIDADE OCIDENTAL E SEUS SUJEITOS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS CULTURAIS ASSOCIADAS A ETNIA, RELIGIÃO E ECONOMIA

Descrição: O presente projeto aborda a discussão teórico-social em torno a "indivíduo" e "sociedade", ampliando a abordagem à compreensão de "identidade". Quer com isso dar suporte a pesquisas realizadas no âmbito da Linha de Pesquisa: "Pedagogias e políticas da diferença". A noção de "identidade" tem sido amplamente debatida. Na base da identidade estão simultaneamente a diferença e a igualdade. Igualar-se e diferenciar-se são práticas constituintes da subjetividade. Para Sousa Santos (1995), a identidade corresponde a uma "síntese de identificações em curso", isto é, é resultado transitório e fugaz de processos de identificação. O conceito não pode, portanto, ser compreendido como algo estático, pronto e definitivo, por ser construção incessante a partir de movimentos contraditórios. Os conceitos "indivíduo" e "sociedade" têm sido vinculados e relacionados de modos diferenciados no âmbito das ciências sociais. Abordagens teóricas que subsidiem efetivamente a Linha de Pesquisa: "Pedagogias e políticas da diferença" precisam partir de uma reflexão epistemológica sobre o conceito de identidade na relação com referenciais teóricos e metodológicos de duas correntes das ciências sociais: a que analisa a sociedade a partir da idéia de ação social, portanto, a partir do indivíduo; e aquela centrada no conceito de fato social, com a ênfase na própria sociedade como construção. Mediante o recurso aos "clássicos" (Marx, Durkheim e Weber), pergunta-se pelas possibilidades de um conhecimento sociológico da realidade. A "leitura" da sociedade a partir da teoria sociológica clássica precisa, por sua vez, ser complementada com a análise da reflexão de teóricos contemporâneos (Elias, Arendt, Veyne, Touraine, Giddens, Sousa Santos, Hall etc), uma vez que estes -- ao lado dos clássicos -- têm sido referenciais para a investigação em ciências sociais no contexto acadêmico brasileiro. O século XX testemunhou a expansão da modernização em proporções mundiais, quando esta acaba por abarcar praticamente o mundo todo e a cultura do modernismo se instala na cultura e nas artes. O grande paradoxo neste fenômeno de expansão e instalação da modernidade em nossa sociedade é que, na mesma medida em que esta se expande, ela se fragmenta em um sem número de matizes (nacionalidades ou grupos identitários) que não se sentem pertencentes a uma mesma identidade. A consequência é a perda da memória do que seria a trajetória desta mesma modernidade, que não é mais vista como uma experiência conjunta e sim como caminhos e trajetórias próprios de cada grupo. Cada geração relê e refaz o seu patrimônio cultural, em uma leitura feita do presente em direção ao passado, que é lido e interpretado de acordo com os sistemas simbólicos vigentes que lhe atribuem significados. Devemos observar a sociedade como um campo de forças onde se travam as lutas políticas, afetivas, identitárias e a paisagem que resulta é uma acumulação de tempos, de contextos, de projetos diversos que compõe as referências da comunidade, apesar de por vezes permanecerem no esquecimento. Porém não é este o modelo real e palpável que se nos apresenta, nossa realidade é de destruição dos lugares de memória, de desenraizamento, de desconstrução dos suportes sociais da memória coletiva. Todos estes elementos são criadores dos sentimentos de continuidade, de preservação, com a sua paulatina destruição, o cidadão sente-se  progressivamente mutilado nos seus sentimentos coletivos em relação ao passado. Os objetivos da pesquisa são: - Investigar as compreensões teóricas de "identidade", "indivíduo" e "sociedade" nas ciências sociais; - Sistematizar reflexão de teóricos contemporâneos acerca dos conceitos "identidade", "indivíduo" e "sociedade", priorizando sua revisão da tradição clássica em face da constituição da sociedade ocidental a princípios deste terceiro milênio; - Pesquisar a recepção de teorias clássicas e contemporâneas acerca de "identidade", "indivíduo" e "sociedade" no ensino e na pesquisa em ciências sociais no Brasil; - Identificar alternativas teórico-metodológicas para a abordagem da memória social e das identidades; - Implementar debates e reflexões críticas relacionadas com as tendências historiográficas contemporâneas; - Propiciar a atualização bibliográfica nas diferentes áreas do conhecimento propostas abarcadas pelo projeto; - A partir do relatório de pesquisa, produzir artigos que reflitam o estágio atual do debate teórico-metodológico sobre "identidade", "indivíduo" e "sociedade". Quanto à metodologia, a pesquisa será bibliográfica, a partir de obras (fontes primárias) de teóricos clássicos e contemporâneos das ciências sociais, nas quais seja priorizada a discussão acerca dos conceitos "identidade", "indivíduo" e "sociedade" em suas múltiplas relações, bem como obras de comentaristas e sistematizadores (fontes secundárias) destas teorias. Quanto à tradição sociológica clássica, há consciência de com ela se abre um amplo leque de abordagens. Desde visões totalizadoras da realidade social, que buscam uma teoria apta a explicar e abarcar em um todo sistemático as múltiplas complexidades do real (Marx, Durkheim), até abordagens mais focadas, do ponto de vista epistemológico, na questão dos valores e sua interação com o conhecimento científico e, desde uma perspectiva metodológica, na pergunta pelas possibilidades do conhecimento sobre o real (Weber). Teóricos contemporâneos incorporaram criticamente aspectos destas abordagens e têm contribuído decisivamente na discussão acerca de "identidade".


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