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Projetos de Pesquisa

  • Bianca Salazar Gizzo

Nome: CRIANC?AS PRE?-ESCOLARES DO SE?CULO XXI: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAC?O?ES INFANTIS E PRA?TICAS DOCENTES 

Resumo: No Brasil, as de?cadas de 1980 e de 1990 foram emblema?ticas para a Educac?a?o Infantil. A Constituic?a?o Federal de 1988 considerou a educac?a?o das crianc?as de zero a seis anos direito de todos e dever do Estado. Em 1990, houve a homologac?a?o do Estatuto da Crianc?a e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/1990) que, de certo modo, reiterou esse direito. Alguns anos mais tarde, em 1996 com a homologac?a?o da Lei de Diretrizes e Bases da Educac?a?o Nacional (LDB/EN, Lei 9.394/1996), a Educac?a?o Infantil tornou-se, legalmente, a primeira etapa da Educac?a?o Ba?sica em nosso pai?s. Por volta dessa mesma e?poca, no ini?cio dos anos de 1990, uma Escola Infantil italiana,situada na regia?o da Emi?lia Romana foi considerada a melhor instituic?a?o de Educac?a?o Infantil do mundo. De la? para ca?, a Ita?lia, e mais especificamente essa regia?o, tem sido o destino de muitos estudiosos que se dedicam a pensar e a discutir a educac?a?o da primeira infa?ncia. A perspectiva pedago?gica adotada nas escolas do norte da Ita?lia identifica-se com a Pedagogia da Escuta, cujas bases fundamentam-se nas ideias de LorisMalaguzzi que decorrem do pensamento de importantes teo?ricos como: Dewey, Vygotsky, Piaget, Brunner e Gardner. Resumidamente, as ideias de Malaguzzi enfatizam: a importa?ncia de priorizar a crianc?a e na?o os conteu?dos a serem ministrados e a releva?ncia da observac?a?o e da documentac?a?o no que diz respeito aos processos desenvolvidos pelas crianc?as. Destacam, ainda, a autoformac?a?o docente e a prioridade a? proposic?a?o e construc?a?o de projeto ao inve?s de programac?o?es fechadas. Estas bases, de certo modo, fortalecem um trabalho pedago?gico em que as experie?ncias das crianc?as ganham destaque, sem desconsiderar os tempos de maturidade de cada sujeito infantil. Aliado ao meu interesse e envolvimento com a Educac?a?o Infantil, o ano de 2016 pode ser considerado um marco para a Educac?a?o Infantil. Explico: em 2009, atrave?s da Emenda Constitucional no59/2009, propunha-se a obrigatoriedade de inserc?a?o da crianc?a na educac?a?o formal aos quatro anos de idade. Consequentemente, sua oferta tambe?m passou a ser gratuita. Em 2013, essa obrigatoriedade consolidou-se atrave?s da Lei Federal 12.796/2013. Sendo assim, a partir de 2016, a pre?-escola passa a integrar a educac?a?o obrigato?ria no Brasil. Em raza?o dessa obrigatoriedade, muitos embates e discusso?es te?m sido empreendidos. Dada a importa?ncia que a primeira etapa da Educac?a?o Ba?sica tem recebido, a presente pesquisa propo?e, como objetivos centrais: 1) problematizar o modo como as crianc?as de quatro e cinco te?m sido pensadas e ? conduzidas? na Educac?a?o Infantil; 2)investigar que pra?ticas pedago?gicas te?m sido com elas desenvolvidas. Desses objetivos, desdobram-se as seguintes questo?es: Que identidades docentes te?m sido colocadas em pra?tica no a?mbito das turmas de pre?-escola? A que demandas precisam atender? Que representac?o?es de infa?ncia circulam nessas turmas? Que identidades as crianc?as te?m tido a possibilidade de construir? Conve?m mencionar que tais perguntas sera?o problematizadas e discutidas tomando como principal referencial teo?rico os Estudos Culturais em Educac?a?o, de vie?s po?s-estruturalista. Sera?o centrais para a operacionalizac?a?o das ana?lises os conceitos de identidade e representac?a?o. O material empi?rico a ser analisado sera? produzido a partir da proposic?a?o de entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam em turmas que atendem crianc?as de quatro e cinco anos e a partir de observac?o?es a serem realizadas em instituic?o?es que atendem essa faixa eta?ria.

  • Carin Klein

Nome: POLI?TICAS PU?BLICAS DE EDUCAC?A?O E(M) SAU?DE PARA A INFA?NCIA E A JUVENTUDE: ALGUMAS IMPLICAC?O?ES 

Resumo: Tomando os campos teo?ricos dos Estudos Culturais, Estudos Feministas e de Ge?nero que se aproximam de autores/as po?s-estruturalistas, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal discutir a produc?a?o da infa?ncia e da juventude, sobretudo ao examinar as proposic?o?es e ensinamentos veiculados no a?mbito das poli?ticas pu?blicas contempora?neas, nas a?reas da Educac?a?o, Sau?de e Inclusa?o Social. De modo mais especi?fico, esta proposta de investigac?a?o pretende agregar um conjunto de pesquisadoras/es em torno das seguintes indagac?o?es: quais sa?o os ensinamentos e imperativos que as poli?ticas pu?blicas buscam constituir para a infa?ncia e a juventude? Quem tem o poder de falar? O que?? Para quem? E com que efeitos? Quais caracteri?sticas, comportamentos, habilidades e capacidades esses indivi?duos necessitam incorporar e/ou desenvolver para atingir as metas colocadas pelas poli?ticas pu?blicas e em alguns dos seus desdobramentos: programas, campanhas, folders, propagandas televisivas? Como o ge?nero atravessa e constitui a infa?ncia, a juventude, a doce?ncia e as relac?o?es familiares mediante os discursos que as poli?ticas pu?blicas incorporam ao buscarem governar a vida dos/as sujeitos? Que atravessamentos e incorporac?o?es de ge?nero esta?o presentes nas pro?prias instituic?o?es, campos de saber, si?mbolos e normas relacionadas a?s poli?ticas pu?blicas? Assim, ao assumir a linguagem como produtora das pra?ticas sociais, tornar-se-a? importante descrever e explorar: a) os documentos que instituem as poli?ticas governamentais; b) a materialidade expressa por meio das falas, brincadeiras, grupos de discussa?o, conselhos e ensinamentos voltados a?s ac?o?es de inclusa?o social e/ou educac?a?o e(m) sau?de que eles buscam conformar; c) o que as fami?lias, os/as profissionais necessitam apreender a fim de operacionalizar os ensinamentos propostos pelas poli?ticas; d) de que forma se delimitam conceitos e representac?o?es de infa?ncia e de juventude ao organizar e instituir esses processos. As ana?lises culturais fornecem ferramentas capazes de evidenciar as formas como os processos culturais sa?o produzidos no mundo contempora?neo. Nesse sentido, os documentos oficiais, os ensinamentos propostos pelos/as te?cnicos/as, as resiste?ncias e as adeso?es de quem e? nomeado como pu?blico-alvo e integrante das poli?ticas pu?blicas tornam-se alvo de exame, a fim de expor e desconstruir representac?o?es, conhecimentos e comportamentos naturalizados, entre outros alvos passi?veis de atenc?a?o e trabalho. 

  • Daniela Ripoll

Nome: PEDAGOGIAS DO CORPO E DA NATUREZA: UMA AGENDA DE ESTUDOS DENTRO E FORA DA ESCOLA 

Resumo:  Como sa?o produzidas as pedagogias do corpo e da natureza dentro e fora da escola? Como o corpo e a natureza ve?m sendo produzidos (e capturados) pelo consumo? Como os professores de Cie?ncias e Biologia ve?m abordando, contemporaneamente, corpo e natureza nas salas de aula? Essas sa?o as principais perguntas que norteiam a presente investigac?a?o - que tem como referencial teo?rico-metodolo?gico os Estudos Culturais da Cie?ncia e Tecnologia e os Estudos Culturais numa vertente po?s-moderna e po?s- estruturalista. Os principais objetivos deste projeto sa?o os seguintes: a) analisar um amplo conjunto de artefatos culturais para verificar como se da? a construc?a?o discursiva do corpo e da natureza na contemporaneidade; b) realizar um amplo inventa?rio das pesquisas sobre corpo e natureza desenvolvidas no campo dos Estudos Culturais e Educac?a?o; c) aprofundar os estudos envolvendo o conceito de pedagogia cultural e de curri?culo cultural. 

  • Darlize Teixeira de Mello

Nome: A AVALIAC?A?O DAS HABILIDADES DE COMPREENSA?O LEITORA DE ALUNOS ALFABETIZANDOS: PROVINHA BRASIL E AVALIAC?A?O DIAGNO?STICA DA ALFABETIZAC?A?O DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAC?A?O E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 

Resumo: A presente pesquisa fara? uma ana?lise documental comparativa entre os dois instrumentos avaliativos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando problematizar e discutir a concepc?a?o de leitura e as habilidades leitoras a serem avaliadas nesses instrumentos e presentes na BNCC. Examinara? a relac?a?o entre as matrizes de refere?ncias: eixos e descritores de cada edic?a?o, os testes a serem aplicados nos alunos alfabetizandos e as escalas de ni?veis de desempenho, comparando os dados com a Base Nacional Comum Curricular. O trabalho apoia-se na perspectiva dos Estudos Culturais em Educac?a?o e caracteriza-se como qualitativo com foco descritivo-anali?tico. Cabe salientar que, na perspectiva de ana?lise discursiva que essa pesquisa se insere, os textos documentais (Provinha Brasil, Avaliac?a?o Diagno?stica do Programa Mais Alfabetizac?a?o e a Base Nacional Comum Curricular) sera?o analisados como resultado de um processo de construc?a?o social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades no contexto das relac?o?es de poder numa arena de significados sobre o processo de leitura do aluno alfabetizando

  • Deivison Moacir Cezar de Campos

Nome: PEDAGOGIAS DECOLONIAIS: A PRODUC?A?O E A CIRCULAC?A?O DE SABERES E IDENTIDADES POR ENTIDADES DO MOVIMENTO NEGRO NA AME?RICA LATINA

Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudos narrativas de experie?ncias, memo?rias e saberes colocadas em circulac?a?o nas mi?dias digitais por militantes e organizac?o?es do movimento negro na Ame?rica Latina. Parte-se do pressuposto que essas narrativas possuem uma grama?tica de produc?a?o e reconhecimento, produzindo saberes e identidades com pote?ncia pedago?gica e decolonial. Esses artefatos, ale?m de uma redescric?a?o interpretativa desse pertencimento - Sodre?, tensionam as narrativas hegemo?nicas sobre pertencimento e a presenc?a das culturas e indivi?duos negros na regia?o. A denu?ncia do epistemici?dio, produzido pelo "reducionismo europeu" - Aime? Cesa?ire, e da colonialidade -- Maldonado-Torres, como um processo duradouro, que perpassa esses artefatos, tem mobilizado iniciativas coletivas de produc?a?o de conhecimentos pelo movimento negro acade?mico e na?o acade?mico a partir de outras perspectivas formais e episte?micas. Tambe?m apontam para pra?ticas de resiste?ncia e existe?ncia que constroem uma pedagogia de pertencimento. No contempora?neo, as pra?ticas tradicionais sa?o atravessadas pelo processo de midiatizac?a?o social, afetando as formas de registro, arquivamento e circulac?a?o dessas memo?rias, saberes e identidades, produzindo conhecimento. A midiatizac?a?o refere-se ao modelo interacional de refere?ncia das sociedades contempora?neas, constitui?do pela articulac?a?o das relac?o?es sociais tradicionais com as mi?dias -- Sodre?; Braga. Neste contexto de tecnocultura, a tecnologia leva a? oralidade o que faz com que as culturas orais ganhem visibilidade -- Glissant. A circulac?a?o dessas narrativas de oralidade atrave?s de dispositivos te?cnico- midia?ticos mante?m rastros africanos e registros de memo?rias coletivas. Esses rastros e memo?rias oferecem o substrato fundamental dos significados atribui?dos aos valores dos grupos sociais e constroem saberes e identidades. Por seu lado, a existe?ncia em fluxo das culturas afro no Atla?ntico Negro -- Gilroy, possibilitou novas articulac?o?es e potencializou a circulac?a?o dessas experie?ncias e narrativas que encontram nessa espacialidade ampliada um fundo comum de racismo e viole?ncia, resultantes do peri?odo escravista. A permane?ncia de um pensamento de rastro/resi?duo constro?i, por sua vez, uma contraposic?a?o e uma complexificac?a?o do sistema de pensamento euro-referenciado que se propo?e como universal. 

  • Edgar Roberto Kirchof

Nome: Novos formatos da literatura infantojuvenil digital:

Resumo: Dos book apps aos livros de realidade aumentada (Projeto aprovado através do edital Produtividade em Pesquisa - PQ 2018, vigência 2019- 2021) Pesquisador responsável Prof. Dr. Edgar Roberto Kirchof A pesquisa aqui proposta possui, como objeto, obras de literatura infantojuvenil de realidade aumentada endereçadas a crianças e jovens. O trabalho a ser realizado, por sua vez, é de natureza qualitativa, está estruturado em três eixos temáticos e possui cinco principais metas. Os eixos são: a) um estudo sobre a dimensão estética e artístico-literária dessas obras; b) um estudo sobre a dimensão cognitiva e pedagógica dessas obras; c) um estudo sobre a dimensão comercial/mercadológica dessas obras. As principais metas da pesquisa compreendem: a) levantamento das principais obras literárias produzidas como livros de realidade aumentada para crianças e jovens; b) levantamento e estudo de bibliografia específica sobre obras literárias produzidas como livros de realidade aumentada para crianças e jovens; c) análise das obras encontradas e adquiridas com base nos estudos realizados a partir da bibliografia selecionada; d) produção de artigos acadêmicos para divulgar os resultados das análises; e) criação de um site onde serão disponibilizados os principais resultados da pesquisa.

  • Iara Tatiana Bonin

Nome: PEDAGOGIAS E POLI?TICAS DA DIFERENC?A: FORMAC?A?O DE NI?VEL SUPERIOR EM FOCO 

Resumo: No projeto de pesquisa proposto, considera-se a intensificac?a?o das relac?o?es que os povos indi?genas estabelecem com espac?os, tempos e insta?ncias da cultura ocidental ontempcora?nea (os centros urbanos, as escolas, as universidades) como pano de fundo para discutir pedagogias e poli?ticas conduzidas por professores Kaingang do estado do Rio Grande do Sul, em espac?os interculturais dedicados a? reflexa?o sobre a educac?a?o escolar indi?gena. A escola, instituic?a?o historicamente imposta aos indi?genas com pretenso?es colonizadoras e integracionistas, tem sido reconfigurada, em especial quando se colocam lado a lado conhecimentos e pra?ticas culturais indi?genas e conhecimentos e pra?ticas ocidentais. Ha? um indiscuti?vel esforc?o dos povos indi?genas em ajustar a escola aos seus propo?sitos e projetos de futuro, mas a escola tambe?m produz efeitos cotidianos e transformac?o?es nas culturas. A proposic?a?o, neste projeto, e? tomar um dos espac?os interculturais nos quais os professores indi?genas Kaingang te?m transitado (qual seja, a ac?a?o Saberes Indi?genas na Escola, processo de formac?a?o interinstitucional do qual tem participado a pesquisadora proponente) como espac?o de produc?a?o de significados para educac?a?o escolar e doce?ncia. O objetivo e? analisar como se constitui um pensamento especi?fico sobre educac?a?o e escola nas produc?o?es discursivas e nas pra?ticas de professores indi?genas quando esses sa?o provocados a colocar em dia?logo suas experie?ncias e saberes. A pesquisa sera? desenvolvida em duas etapas: na primeira, sera?o consultados os acervos de dados reunidos a partir de encontros de formac?a?o continuada de professores, no a?mbito da ac?a?o Saberes Indi?genas na Escola, Nu?cleo UFRGS, compostos por filmagens de reunio?es e encontros de professores indi?genas, fotografias, relato?rios, anotac?o?es em dia?rios de campo, transcric?o?es de depoimentos, materiais pedago?gicos, por exemplo. A segunda etapa consistira? em uma pesquisa de campo, que inclui visitas a duas aldeias Kaingang para realizac?a?o de uma cartografia dos espac?os educativos Kaingang, tendo como base a observac?a?o etnogra?fica, conversas e entrevistas com os professores, bem como com outras pessoas de refere?ncia na comunidade.

  • Juliana Ribeiro de Vargas

Nome: JUVENTUDES CONTEMPORA?NEAS DE PERIFERIA E A SALA DE AULA: DISCURSOS, TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES

Resumo: Elaborado frente aos aportes teo?ricos dos Estudos Culturais em Educac?a?o e dos Estudos de Ge?nero e de abordagens de Michel Foucault em uma perspectiva po?s-estruturalista, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar relac?o?es estabelecidas entre diferentes expressividades das culturas juvenis contempora?neas e as pra?ticas pedago?gicas organizadas em escolas pu?blicas, localizadas em regio?es de periferia urbana, dos munici?pios de Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Sapucaia do Sul (RS) e Sa?o Leopoldo (RS). Vale destacar que esta pesquisa se vincula ao Grupo de Pesquisa Cultura e Educac?a?o (GPCE/ ULBRA) e ao Programa de Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o da instituic?a?o (PPGEDU/ ULBRA). De acordo com a perspectiva teo?rica elencada, o conceito de juventude remete a? ideia de uma categoria plural, distante das classificac?o?es eta?rias e das descric?o?es biolo?gica como modos u?nicos para descreve?-la e contextualiza?-la, tal como abordam autores como Feixa (1999) e Dayrell (2001). Compreendo que determinadas ac?o?es protagonizadas por jovens estudantes nos tempos atuais, como o uso intenso de artefatos tecnolo?gicos nas instituic?o?es escolares, a exemplo dos aparelhos de celular, colocam-se como exemplo de expressividade das culturas juvenis na atualidade. Tais ac?o?es te?m desestabilizado, em muitas situac?o?es, a organizac?a?o do planejamento docente e, desta forma, provocam a (re)organizac?a?o das pra?ticas pedago?gicas, fato que justifica a organizac?a?o do estudo. A questa?o chave e?: De que modo as expressividades juvenis contempora?neas fomentam pra?ticas pedago?gicas diferenciadas nas escolas? Desta questa?o, organizam-se os seguintes objetivos especi?ficos a) analisar as principais expressividades das culturas juvenis nas escolas pesquisadas; b) compreender como professores e professoras constituem estrate?gias pedago?gicas frente ao tensionamento provocado pelas expressividades juvenis em sala de aula; c) analisar os usos mais comuns que os alunos fazem dos aparelhos de celular na atualidade; d) conhecer as principais mi?dias musicais acessadas e compartilhadas entre alunos e alunas na contemporaneidade; e) analisar de que modo a experie?ncia de ser aluno/aluna jovem tem sido atravessada pelos discursos visibilizados pelas mi?dias musicais, no que tange, principalmente as tema?ticas de ge?nero, sexualidade, consumo e juventude. Em uma primeira etapa, ocorrera? a selec?a?o e contato com escolas pu?blicas de Ensino Fundamental, localizadas em regio?es de periferia, em cada um dos munici?pios elencados. Posteriormente, sera? desenvolvida a investigac?a?o com a aporte das seguintes estrate?gias metodolo?gicas: observac?a?o participante do cotidiano dos estudantes (alunos do u?ltimo ano do Ensino Fundamental) das escolas parceiras; questiona?rio acerca das dimenso?es da vida juvenil, em especial sobre os usos dos aparelhos de celular pelos alunos e das mi?dias musicais escutadas pelos mesmos; grupos de discussa?o organizados com os estudantes e posteriormente, grupos de formac?a?o com os professores acerca dos dados produzidos e das ana?lises realizadas. Como resultados do estudo pretende-se a) obter dados acerca dos modos de ser e de viver das juventudes contempora?neas de periferia na contemporaneidade e a relac?a?o de tais modos com as pra?ticas pedago?gicas elaboradas nas escolas; b) contribuir para organizac?a?o de diferenciadas pra?ticas pedago?gicas nas instituic?o?es escolares, a partir do conhecimento de dimenso?es da vida dos jovens na atualidade; c) fomentar espac?os de estudo e discussa?o das tema?ticas analisadas na pesquisa em cursos de Graduac?a?o e Po?s- Graduac?a?o da Universidade Luterana do Brasil e ainda, para o pu?blico externo,atrave?s das atividades de ensino- pesquisa -- extensa?o; d) divulgar as ana?lises realizadas na pesquisa em publicac?o?es e em eventos da a?rea. 

  • Karla Schuck Saraiva

Nome: EDUCAC?A?O E DESLOCAMENTOS NA GOVERNAMENTALIDADE CONTEMPORA?NEA

Resumo: Este projeto de pesquisa da? continuidade ao projeto Educac?a?o e Governamentalidade contempora?nea, encerrado em 2019. No projeto anterior, foram desenvolvidas ana?lises de um conjunto de pra?ticas educativas a partir da lente da governamentalidade, que tiveram como resultados diversas dissertac?o?es, teses e artigos em perio?dicos. Ao longo de seu desenvolvimento, foi possi?vel perceber deslocamentos na governamentalidade, reconstituindo as artes de governar na Contemporaneidade. Em especial, foca-se em feno?menos como a emerge?ncia de um ultraliberalismo conservador, a radicalizac?a?o da tecnovigila?ncia e em processos de uberizac?a?o do trabalho. Este projeto de pesquisa visa a dar continuidade a?s investigac?o?es a partir da problematizac?a?o do quadro teo?rico de refere?ncia, articulando as teorizac?o?es de Michel Foucault com as de outros autores atuais, bem como com teorizac?o?es desenvolvidas no a?mbito da pesquisa. Tendo em vista a abrange?ncia, o projeto sera? desenvolvido por etapas, desenvolvendo-se investigac?o?es a partir de pra?ticas que permitam construir um panorama das artes de governar no cena?rio atual e construindo-se um quadro teo?rico capaz de sustentar a pesquisa.

Nome: A NOC?A?O DE CIDADANIA NOS DISCURSOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS 

Resumo: A inserc?a?o da tema?tica da cidadania dentro da pesquisa sobre governamentalidade de Educac?a?o justifica-se, pois esta noc?a?o vem orientando boa parte dos discursos educacionais ha? longo tempo, na maioria das vezes sem maior precisa?o conceitual. Por ser fracamente definida, cidadania acaba sendo utilizada para justificar uma se?rie de medidas e seu uso se modifica ao longo do tempo. A investigac?a?o aqui proposta se propo?e a empreender um estudo de inspirac?a?o genealo?gica acerca da noc?a?o de cidadania e de sua articulac?a?o com a educacionalizac?a?o do social na produc?a?o educacional brasileira. Ou seja, pretende-se identificar os entendimentos acerca do que seja cidadania a partir do uso do termo em artigos acade?micos, buscando compreender as possi?veis inflexo?es nas formas como foi significada, bem como sua articulac?a?o com propostas de escolarizar supostos problemas relacionados com a cidadania. O material empi?rico sera? a Revista Brasileira de Estudos Pedago?gicos (RBEP), editada pelo INEP e publicada desde 1944, havendo ate? o momento 251 edic?o?es. A escolha deste perio?dico justifica-se por ser o mais antigo da a?rea educacional do Brasil ainda em circulac?a?o, possibilitando a mirada genealo?gica que se pretende nesta investigac?a?o. Eventualmente, outros materiais podera?o ser utilizados para a composic?a?o do corpus, caso se julgue conveniente durante a pesquisa. A ana?lise genealo?gica buscara? marcar as descontinuidades nas se?ries discursivas para, a partir dai?, buscar compreender as condic?o?es que tornam possi?veis determinados enunciados, ou seja, a produc?a?o de determinadas verdades. O conceito de governamentalidade servira? como lente teo?rico-metodolo?gica para esta pesquisa. O projeto sera? desenvolvido em tre?s etapas: a primeira compreendera? as edic?o?es entre 1944 e 1964, quando se instala o governo militar. A segunda, entre 1965 e 1983, quando o governo militar esta? sendo finalizado e a revista passa a receber artigos de interessados e na?o apenas de autores convidados. A terceira etapa, entre 1984 e os dias de hoje. Com isso, pretende-se ter uma melhor compreensa?o acerca do que vem sendo tomado por cidadania, um termo amplamente utilizado no campo da educac?a?o, seja por pesquisadores, seja por documentos oficiais, seja por educadores de modo geral. Ale?m disso, tambe?m se pretende compreender melhor a emerge?ncia dos processos de educacionalizac?a?o do social, que se constitui em um feno?meno mais amplo, imbricado com a noc?a?o de cidadania. 

  • Maria Angelica Zubaran

Nome: A CONSTITUIC?A?O DE INTELECTUAIS NEGROS: TRAJETO?RIAS, REDES SOCIAIS E PRODUC?O?ES CULTURAIS (RS, 1920-1930) 

Resumo: O presente projeto de pesquisa da? continuidade as pesquisas anteriores sobre protagonismo e pedagogias culturais na imprensa negra, pore?m nesta nova etapa da pesquisa busca ampliar o foco da investigac?a?o para a ana?lise da constituic?a?o de intelectuais negros e suas produc?o?es culturais no jornal O Exemplo na de?cada de 1920, explorando possi?veis conexo?es com movimentos e intelectuais da dia?spora afro-atla?ntica. Na perspectiva teo?rica dos Estudos Culturais em Educac?a?o, se entende o jornal como um artefato cultural, que mais do que informar e entreter, produz e dissemina valores, comportamentos e modos de ser que contribuem na construc?a?o de identidades negras. O objetivo central desta pesquisa e? mapear, analisar e problematizar as trajeto?rias e os escritos jornali?sticos e poe?ticos de intelectuais afro-rio- grandenses que atuaram e escreveram no jornal O Exemplo na de?cada de 1920, examinando como negociaram suas identidades na busca pelo reconhecimento e integrac?a?o na sociedade porto-alegrense e como se apropriaram de diferentes referenciais da cultura negra diaspo?rica e se engajaram nos debates e lutas sociais de seu tempo. Para tanto, pretende-se visibilizar suas redes de sociabilidade e mecanismos de inserc?a?o social e engajamento poli?tico, de forma a trac?ar possi?veis conflue?ncias e diferenc?as entre as suas trajeto?rias. A releva?ncia e atualidade deste projeto vincula-se a?s poli?ticas de Ac?o?es Afirmativas no combate ao racismo e a discriminac?a?o racial e aos esforc?os de setores da sociedade civil para fortalecer a implementac?a?o das Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008, que tornaram obrigato?ria a inclusa?o da Histo?ria da A?frica e da Cultura Afro-Brasileira e Indi?gena no curri?culo escolar das escolas pu?blicas e particulares de educac?a?o ba?sica. Nesta direc?a?o, investiga-se as trajeto?rias desses sujeitos negros na?o como meros objetos de pesquisa, mas reconhecendo e valorizando seu protagonismo, seus saberes e lugar de fala, que foram frequentemente silenciados na historiografia oficial. Pretende-se dessa forma, romper com hierarquias construi?das pela epistemologia branca dominante, cujas representac?o?es racializadas posicionaram negros (as) como subalternos e inferiores, no contexto das poli?ticas de branqueamento e de exclusa?o socio-racial no po?s-abolic?a?o. Em termos teo?ricos, este estudo estabelece uma interlocuc?a?o com conceitos de pensadores da dia?spora negra do campo dos Estudos Culturais, mais especificamente, com Stuart Hall e Paul Gilroy, que postulam que as produc?o?es de intelectuais negros e negras esta?o conectadas a uma ampla rede de circulac?a?o de ideias do chamado "Atla?ntico Negro", que combina tradic?o?es, discursos e representac?o?es diversos, que contribuem na reconstruc?a?o e ressignificac?a?o de memo?rias e saberes negros e na constituic?a?o de identidades negras diaspo?ricas.

  • Maria Lúcia Castagna Wortmann

Nome: PEDAGOGIAS E MI?DIAS NA ABORDAGEM DOS ESTUDOS CULTURAIS 

Resumo: Neste projeto de pesquisa, desenvolvido entre 2017 e 2020 com a participac?a?o de professores e alunos dos cursos de mestrado e doutorado da ULBRA e da UFRGS, procedeu-se a revisa?o de estudos conduzidos em Educac?a?o sob inspirac?a?o dos Estudos Culturais e dos Estudos sobre Mi?dias. Buscou-se indicar algumas das direc?o?es seguidas pelas ana?lises culturais conduzidas, a partir de tais referenciais. Buscou-se, tambe?m, dar suporte a dissertac?o?es de mestrado e teses de doutorado desenvolvidos na Linha de Pesquisa "Cie?ncia, Tecnologia e Curri?culo" do PPG/Edu da ULBRA. O estudo envolveu, inicialmente, o levantamento de dados nos reposito?rios dos Bancos de teses e Dissertac?o?es da Capes, estendendo-se, tambe?m, aos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Pontifi?cia Universidade Cato?lica do Grande do Sul, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Luterana do Brasil. Em uma etapa posterior foi examinado o conteu?do de algumas dissertac?o?es e teses dentre as identificadas, especialmente daquelas que envolviam a ana?lise de mi?dias digitais. As reflexo?es realizadas atentaram para como te?m sido procedidas nomeac?o?es, ordenac?o?es, classificac?o?es e representac?o?es da realidade social e fi?sica em insta?ncias que envolvem a Web e, notadamente, as redes sociais, os museus, os telefones celulares e os jornais on-line, insta?ncias nas quais sa?o gestadas e postas em operac?a?o, de forma cada vez mais intensa, opc?o?es que envolvem a definic?a?o e a execuc?a?o de ac?o?es poli?ticas no mundo. O estudo subsidiou discusso?es sobre: as dimenso?es inovadoras, tecnolo?gicas e interacionistas do Museu do Amanha?; as catastro?ficas conseque?ncias das tecnologias belicistas em se?ries televisivas como Walking Dead; as narrativas jornali?sticas da trage?dia do Brumadinho; a cie?ncia considerada "divertida", ensinada em canais do youtube; as crianc?as youtubers que "ensinam" outras crianc?as a brincar em canais do youtube; o ensino de espanhol em aplicativos de celulares; os modos como Universidades gau?chas configuram sua vocac?a?o tecnolo?gica em seus sites de apresentac?a?o; representac?o?es de sujeitos qualificados como superdotados em blogs criados por suas ma?es; auto-narrativas de sujeitos neurodiversos em espac?os midia?ticos online; as direc?o?es em que o game League of Legends opera como uma pedagogia cultural; narrativas sobre o Antropoceno na divulgac?a?o cientifica. Todos este temas possuem releva?ncia para a ampliac?a?o das compreenso?es acerca das viso?es acerca de cie?ncia, tecnologia e curri?culo tomado este u?ltimo conceito na dimensa?o de curri?culo cultural assumida na perspectiva dos Estudos Culturais em Educac?a?o, a?rea de concentrac?a?o do PPG/Educac?a?o da ULBRA.

  • Moysés da Fontoura Pinto Neto

Nome: POLI?TICA ESPECULATIVA: CONEXO?ES ENTRE VIRADA ONTOLO?GICA, IMAGINAC?A?O FUTURISTA E EDUCAC?A?O 

Resumo: O projeto busca examinar as conseque?ncias da 'virada ontolo?gica' na filosofia (por autores como Quentin Meillassoux, Catherine Malabou, Ray Brassier, Graham Harman, Steven Shaviro, entre outros) e na antropologia (por autores como Bruno Latour, Viveiros de Castro, Martin Holbraadt, Philippe Descola, Tania Stolze Lima) em relac?a?o aos modelos poli?ticos dominantes e o futuro da educac?a?o no se?culo XXI. Apesar das significativas transformac?o?es no campo da filosofia teo?rica, tais inovac?o?es ainda na?o foram totalmente conectadas com a filosofia pra?tica. O projeto propo?e a hipo?tese de o conceito de poli?tica especulativa aparecer como correlato da virada ontolo?gica e guarda-chuva para uma se?rie de tende?ncias que va?o se tornando ni?tidas a partir do se?culo XXI, provisoriamente nomeadas como aceleracionismo capitalista (neoliberalismo), etnofascismo exterminista, comunismo da automac?a?o total (fully automated luxury communism) e anarcoindigenismo. Para tanto, estrutura-se em tre?s eixos tema?ticos: primeiro, como se produz a desconstruc?a?o das principais categorias da filosofia poli?tica a partir do problema da diferenc?a introduzido pelo po?s-estruturalismo, estudos decoloniais e outras correntes da filosofia contempora?nea; segundo, como o deslocamento da epistemologia e filosofia da linguagem do po?s-modernismo para a ontologia transforma, sobretudo a partir do evento Antropoceno, a forma de articular a poli?tica voltando-a em direc?a?o ao imagina?rio futurista; terceiro, como esses diferentes mundos futuros impactam sobre a ideia de educac?a?o, produzindo artefatos culturais diferenciados e choques entre mundos. Busca-se estabelecer uma cartografia dessas forc?as e identidades poli?ticas e ideias de educac?a?o que percorrem esses imagina?rios. 

  • Ricardo Willy Rieth

Nome: IDENTIDADES E DIFERENC?AS NA GE?NESE E BASES HISTO?RICAS E TEO?RICAS DA MODERNIDADE OCIDENTAL E SEUS SUJEITOS: ANA?LISE DE REPRESENTAC?O?ES E PRA?TICAS CULTURAIS ASSOCIADAS A ETNIA, RELIGIA?O E ECONOMIA

Resumo: O presente projeto aborda a discussa?o teo?rico-social em torno a "indivi?duo" e "sociedade", ampliando a abordagem a? compreensa?o de "identidade". Quer com isso dar suporte a pesquisas realizadas no a?mbito da Linha de Pesquisa: "Pedagogias e poli?ticas da diferenc?a". A noc?a?o de "identidade" tem sido amplamente debatida. Na base da identidade esta?o simultaneamente a diferenc?a e a igualdade. Igualar-se e diferenciar-se sa?o pra?ticas constituintes da subjetividade. Para Sousa Santos (1995), a identidade corresponde a uma "si?ntese de identificac?o?es em curso", isto e?, e? resultado transito?rio e fugaz de processos de identificac?a?o. O conceito na?o pode, portanto, ser compreendido como algo esta?tico, pronto e definitivo, por ser construc?a?o incessante a partir de movimentos contradito?rios. Os conceitos "indivi?duo" e "sociedade" te?m sido vinculados e relacionados de modos diferenciados no a?mbito das cie?ncias sociais. Abordagens teo?ricas que subsidiem efetivamente a Linha de Pesquisa: "Pedagogias e poli?ticas da diferenc?a" precisam partir de uma reflexa?o epistemolo?gica sobre o conceito de identidade na relac?a?o com referenciais teo?ricos e metodolo?gicos de duas correntes das cie?ncias sociais: a que analisa a sociedade a partir da ide?ia de ac?a?o social, portanto, a partir do indivi?duo; e aquela centrada no conceito de fato social, com a e?nfase na pro?pria sociedade como construc?a?o. Mediante o recurso aos "cla?ssicos" (Marx, Durkheim e Weber), pergunta-se pelas possibilidades de um conhecimento sociolo?gico da realidade. A "leitura" da sociedade a partir da teoria sociolo?gica cla?ssica precisa, por sua vez, ser complementada com a ana?lise da reflexa?o de teo?ricos contempora?neos (Elias, Arendt, Veyne, Touraine, Giddens, Sousa Santos, Hall etc), uma vez que estes -- ao lado dos cla?ssicos -- te?m sido referenciais para a investigac?a?o em cie?ncias sociais no contexto acade?mico brasileiro. O se?culo XX testemunhou a expansa?o da modernizac?a?o em proporc?o?es mundiais, quando esta acaba por abarcar praticamente o mundo todo e a cultura do modernismo se instala na cultura e nas artes. O grande paradoxo neste feno?meno de expansa?o e instalac?a?o da modernidade em nossa sociedade e? que, na mesma medida em que esta se expande, ela se fragmenta em um sem nu?mero de matizes (nacionalidades ou grupos identita?rios) que na?o se sentem pertencentes a uma mesma identidade. A conseque?ncia e? a perda da memo?ria do que seria a trajeto?ria desta mesma modernidade, que na?o e? mais vista como uma experie?ncia conjunta e sim como caminhos e trajeto?rias pro?prios de cada grupo. Cada gerac?a?o rele? e refaz o seu patrimo?nio cultural, em uma leitura feita do presente em direc?a?o ao passado, que e? lido e interpretado de acordo com os sistemas simbo?licos vigentes que lhe atribuem significados. Devemos observar a sociedade como um campo de forc?as onde se travam as lutas poli?ticas, afetivas, identita?rias e a paisagem que resulta e? uma acumulac?a?o de tempos, de contextos, de projetos diversos que compo?e as refere?ncias da comunidade, apesar de por vezes permanecerem no esquecimento. Pore?m na?o e? este o modelo real e palpa?vel que se nos apresenta, nossa realidade e? de destruic?a?o dos lugares de memo?ria, de desenraizamento, de desconstruc?a?o dos suportes sociais da memo?ria coletiva. Todos estes elementos sa?o criadores dos sentimentos de continuidade, de preservac?a?o, com a sua paulatina destruic?a?o, o cidada?o sente-se progressivamente mutilado nos seus sentimentos coletivos em relac?a?o ao passado. Os objetivos da pesquisa sa?o: - Investigar as compreenso?es teo?ricas de "identidade", "indivi?duo" e "sociedade" nas cie?ncias sociais; - Sistematizar a reflexa?o de teo?ricos contempora?neos acerca dos conceitos "identidade", "indivi?duo" e "sociedade", priorizando sua revisa?o da tradic?a?o cla?ssica em face da constituic?a?o da sociedade ocidental a princi?pios deste terceiro mile?nio; - Pesquisar a recepc?a?o de teorias cla?ssicas e contempora?neas acerca de "identidade", "indivi?duo" e "sociedade" no ensino e na pesquisa em cie?ncias sociais no Brasil; - Identificar alternativas teo?rico-metodolo?gicas para a abordagem da memo?ria social e das identidades; - Implementar debates e reflexo?es cri?ticas relacionadas com as tende?ncias historiogra?ficas contempora?neas; - Propiciar a atualizac?a?o bibliogra?fica nas diferentes a?reas do conhecimento propostas abarcadas pelo projeto; - A partir do relato?rio de pesquisa, produzir artigos que reflitam o esta?gio atual do debate teo?rico-metodolo?gico sobre "identidade", "indivi?duo" e "sociedade". Quanto a? metodologia, a pesquisa sera? bibliogra?fica, a partir de obras (fontes prima?rias) de teo?ricos cla?ssicos e contempora?neos das cie?ncias sociais, nas quais seja priorizada a discussa?o acerca dos conceitos "identidade", "indivi?duo" e "sociedade" em suas mu?ltiplas relac?o?es, bem como obras de comentaristas e sistematizadores (fontes secunda?rias) destas teorias. Quanto a? tradic?a?o sociolo?gica cla?ssica, ha? conscie?ncia de com ela se abre um amplo leque de abordagens. Desde viso?es totalizadoras da realidade social, que buscam uma teoria apta a explicar e abarcar em um todo sistema?tico as mu?ltiplas complexidades do real (Marx, Durkheim), ate? abordagens mais focadas, do ponto de vista epistemolo?gico, na questa?o dos valores e sua interac?a?o com o conhecimento cienti?fico e, desde uma perspectiva metodolo?gica, na pergunta pelas possibilidades do conhecimento sobre o real (Weber). Teo?ricos contempora?neos incorporaram criticamente aspectos destas abordagens e te?m contribui?do decisivamente na discussa?o acerca de "identidade".

  • Rodrigo Lemos Simões

Nome: REPRESENTAC?O?ES E IDENTIDADES DOCENTES NAS REVISTAS TEXTUAL E EDUCAC?A?O EM REVISTA 

Resumo: O presente projeto faz parte da linha de pesquisa Curri?culo, Cie?ncias e Tecnologias, e se propo?e a analisar a construc?a?o de identidades docentes nas narrativas produzidas em dois artefatos culturais: a revista Educac?a?o em Revista, publicada pelo SINEPE/RS e a Revista Textual, publicada pelo SINPRO/RS. Neste sentido, busca ampliar as discusso?es acerca da dimensa?o pedago?gica de artefatos, pra?ticas e processos culturais, identificando os discursos e representac?o?es mais recorrentes sobre identidades docentes, educac?a?o, escola e sobre a relac?a?o destes com a sociedade.

O presente projeto faz parte da linha de pesquisa Curri?culo, Cie?ncias e Tecnologias, e se propo?e a analisar a construc?a?o de identidades docentes nas narrativas produzidas em dois artefatos culturais: a revista Educac?a?o em Revista, publicada pelo SINEPE/RS e a Revista Textual, publicada pelo SINPRO/RS. Neste sentido, busca ampliar as discusso?es acerca da dimensa?o pedago?gica de artefatos, pra?ticas e processos culturais, identificando os discursos e representac?o?es mais recorrentes sobre identidades docentes, educac?a?o, escola e sobre a relac?a?o destes com a sociedade.



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