Publicações

.


    Em 2025


    KLEIN, Carin; DEBASTIANI RAMOS, SHEILA . EM PAUTA O ABORTO: CONTROLE E REGULAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. 12, p. 730-750, 2025.

    SEFFNER, FERNANDO ; KLEIN, CARIN ; VARGAS, JULIANA RIBEIRO DE . Escolas, famílias e instituições religiosas: tensões e resistências. Educar Em Revista, v. 41, p. 1-19, 2025.

    Em 2024

    AGUIRRE, J; LEITE, Y.U.F.; QUADROS, M. C. de . Questões e dificuldades nas pesquisas narrativas e autobiográficas sobre políticas educacionais e escolas públicas. O direito à educação na Argentina e no Brasil. Revista Entramados - Educación y Sociedad, v. 11, p. 330-352, 2024.

    ALVES, B. S. ; KAPPI, R. G. A. M. ; MELLO, D. T. . O Programa Tempo de Aprender e as produções acadêmicas proposta de formação docente com controvérsias no campo da alfabetização no Brasil. Revista Olhares & Trilhas, v. 26, p. 1-23, 2024.

    ALVES, J. B. ; KIRCHOF, EDGAR ROBERTO. Para não deixar o céu cair»: O que ensina a arte de Denilson Baniwa sobre as cosmogonias indígenas brasileiras?. Revista De Ciencias Humanas Y Sociales De La Universidad Científica Del Sur (Online), v. 16, p. 1-26, 2024.

    CARVALHO, Orlando Albani de ; MASSOLA, Gisele ; SOMMER, Jussara Alves Pinheiro. Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) E Ensino de Geografia: desafios para a escola do século XXI. Revista de Ciências Humanas - Educação, v. 25, p. 142-163, 2024.

    CONTE, E.;; MACIEL, P. G. ; TREVISAN, Amarildo Luiz. . O futuro do professor é online? Implicações políticas, sociais e pedagógicas. Revista Diálogo Educacional, v. 24, p. 1513-1533, 2024.

    CRUZ, Annebelle Pena Lima Magalhães ; RIPOLL, Daniela . Sairé, Borari e Borari-Arapium: marcos temporais e identidade(s). Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 21, p. 2739-2766, 2024.

    ESTEVES DE CALAZANS, M.;  BERGAMASCHI, M. A. . Ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 32, p. 20-45, 2024.

    KIRCHOF, Roberto Edgar;  SANTOS JUNIOR, V. P. ; RUSSINI, A. . Educação tecnológica na era da plataformização: a Academia Cisco. Revista Diálogo Educacional, v. 24, p. 1374-1391, 2024.

    KLEIN, C.; Prates, D A ; VARGAS, J. R. . Apresentação do Dossiê: Juventudes Contemporâneas ? articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade. Revista Diversidade e Educação, v. v. 12, p. 05-06, 2024.

    MELLO, D.T. de;  KAPP, R. G. A. M. . O Tempo de Aprender e o silenciamento do letramento no processo de alfabetização. Educar Em Revista, v. 40, p. 1-22, 2024.

    MORO, ROBERTA GERLING ; KIRCHOF, EDGAR ROBERTO . Realidade virtual, literatura e educação: narrativas imersivas para crianças e jovens. Bakhtiniana - Revista De Estudos Do Discurso, v. 19, p. 1-21, 2024.

    MUNIZ, A. ; MASSOLA, Gisele . É... A Nossa Vida Continua, e aí? Quem se importa? Pânico moral, identidades e representações de juventudes negras na produção cinematográfica racionais: das ruas de São Paulo para o mundo (2022), da diretora Juliana Vicente. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6, v. 1, p. 64-87, 2024.

    OLIVEIRA, Erinaldo Silva; SARAIVA, Karla . A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional. Pró-Posições (Unicamp. Online), v. 35, p. e2024c0405, 2024.

    PURIFICACAO, M. M. ; RIPOLL, Daniela . Despachos de narrativas (auto)bibliográficas de jovens umbandistas no terreiro e na escola, frente às pedagogias de mães de santo: recorte de uma tese doutoral etnográfica. Fragmentos de Cultura, v. 33, p. 748-768, 2024.

    PURIFICACAO, M. M. ; RIPOLL, Daniela . Crossroads of knowledge: Ethnographic dispatches of narratives from young Umbanda followers in The Terreiro And At School. Formazione & Insegnamento: Rivista Quadrimestrale di Ricerca, Documentazione, Critica, v. 22, p. 31-40, 2024.

    RIPOLL, Daniela; GUIZZO, Bianca Salazar . Educação das infâncias no YouTube. Revista Diálogo Educacional, v. 24, p. 1475-1494, 2024.

    RIPOLL, Daniela; GUIZZO, Bianca Salazar . O YouTube como campo de investigação em educação: uma revisão a partir dos Estudos Culturais. Roteiro, v. 49, p. e34594, 2024.

    SILVA, H. F. ; MASSOLA, Gisele . -Então eu não tenho mais nada a perder mais, não, irmão!-:.Teoria e Cultura, v. 19, p. 191-204, 2024.

    SIMAS, Jaison; CALAZANS, Márcia Esteves de . The pedagogical potential of narratives starring by Black Filmmakers. Textura (Canoas), v. 26, p. 235-255, 2024.

    SOUZA, S. E. R. ; TREVISAN, A. L. . A Educação no Contemporâneo frente às Emoções e Sentimentos. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 1, p. 1-17, 2024.

    TREVISAN, A. L.  A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar a partir da biopolítica. Pró-Posições (Unicamp. Online), v. 35, p. 1-23, 2024.

    TREVISAN, Amarildo Luiz;  SILVA, Alexandre O. ; LUFT, Bibiana S. . Violência escolar: arquivando traumas e enfrentando desafios na filosofia da educação, psicanálise e educação. Contexto & Educação, v. 39, p. 1-23, 2024.

    TREVISAN, Amarildo Luiz. Violência mítica e divina na educação: um outro olhar sobre os arquivos da violência escolar. Educação e Filosofia (Online), v. 36, p. 1-31, 2024.

    Em 2023

    ALVES, J. B. ; KIRCHOF, Edgar Roberto . O modernismo revisitado pela arte indígena: Denilson Baniwae Are-Antropofagia. Organon, v. 38, p. 1-22, 2023.

    BARBACOVI, Manoela ; ZUBARAN, M. A. . Articulações Entre o Museu do Festival do Cinema de Gramado, o Festival do Cinema e o Turismo Cultural Local. Revista Lusófona de Estudos Culturais, v. 10, p. 133-154, 2023.

    BELINASO, Leandro ; RIPOLL, Daniela . Ensino de Ciências e Biologia: amores estranhos, não humanos, conversas & alianças com as plantas e outras formas de narrar a vida. Educação & Realidade Edição eletrônica, v. 48, p. 1-11, 2023

    BITENCOURT FORTES, Lucas ; MASSOLA, Gisele . O estigma do envelhecimento no cinema: representações e pedagogias do horror em The Amusement Park (1975), de George Romero. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 12, p. 1/a6636-20, 2023.

    CALAZANS, Márcia Esteves; PINHEIRO, E. S. . Mulheres em diáspora: a presença árabe-palestina na fronteira Brasil-Uruguai. Aletheia, v. 56, p. 106-128, 2023.

    CABRAL, G.S; BONIN, Iara Tatiana ; KLEIN, R. R. . Knowledge and Actions by Professionals of the Specialised Educational Assistance to Deaf Students in Santarém (PA). Revista Acta Scientiae, v. 25, p. 332-356, 2023.

    CASTRO, Mariana da Silva ; MELLO, Darlize Teixeira de . Produções da Língua Inglesa no TikTok: a tiktoker @MINHAPROFESSORAGRINGA ironias, humor e memes. Textura (Canoas), v. 25, p. 529-558, 2023.

    CONTE, E. ; TREVISAN, A. L. . A curricularização do 'espetáculo' na nova Base Nacional Comum Curricular (Resenha). Retratos da Escola, v. 17, p. 245-250, 2023.

    CONTE, E.; TREVISAN, A. L. . Desafiando a passividade na educação: desconstruindo a formação espetacular em um mundo em constante mudança (Resenha). Eccos Revista Científica (ONLINE), v. 65, p. 1-7, 2023

    FORTES, L. B. ; MASSOLA, Gisele . Gênero, sexualidade e cinema: representações e pedagogias do horror no curta-metragem ?Jonas banhado em sangue? (2017), DO Diretor Mateus Bandeira. Revista Diversidade e Educação, v. 12, p. 971-996, 2024.

    FORTES, L. B. ; MASSOLA, Gisele . Entrelaçamento entre as Pedagogias Culturais e Pedagogias do Horror: lições a partir da obra A vida não me assusta. Textura - ULBRA, v. 25, p. 206-222, 2023.

    FORTES, L. B. ; MASSOLA, Gisele ; CAMPOS, D. M. C. . Intersecções entre educação, cinema e pedagogia cultural: o que se ensina e aprende a partir das 'pedagogias do horror'. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 31, p. 104-118, 2023.

    GALLERT, Adriana ZIEMER;  SILVA, A. C. ; HEIMANN, T. ; SILVA, M. W. . A formação de professores no contexto da Pandemia: desafios e aprendizagens. In: Carmem Artioli; Menissa Bessa; Luciana Pereira. (Org.). Formação de professores: impactos das novas políticas. 1ed.Porto Alegre - RS: Fi, 2023.

    GONCALVES, M. C. ; GUIZZO, Bianca SalazarRIPOLL, Daniela . REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NÃO-BINÁRIO EM CANAIS DO YOUTUBE. RECH-Revista Ensino de Ciências e Humanidades â013.Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. VII, p. 60-80, 2023.

    GONCALVES, Rozemy ; SARAIVA, Karla ; GONZALEZ, Deborah . Pureza da raça, sanidade do corpo e educação escolar. Educação (Santa Maria. Online), v. 48, p. e83/1?26, 2023. 

    KIRCHOF, Edgar Roberto;  MENEGAZZI, Douglas . Recursos de interatividade na literatura digital para crianças: uma análise do app Mobeybou na Índia. Datjournal Design Art And Technology, v. 8, p. 185-201, 2023

    KIRCHOF, E. R.; RUSSINI, A. . Mediadores e intermediários da leitura literária na era digital. Antares: Letras e Humanidades, v. 15, p. 1-26, 2023.

    KIRCHOF, Edgar Roberto.  O que nos ensina a teoria da remediação sobre literatura digital para crianças e jovens?. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 25, p. 1-16, 2023.

    Moreira., Laine Rocha ; ZUBARAN, M. A. . Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nas Representações de Docentes Da Rede Pública De Educação Física (ALtamira/Pará). Foco (Faculdade Novo Milênio), v. 16, p. e812, 2023.

    NASCIMENTO, Clarice Antunes do;  VARGAS, Juliana Ribeiro de ; BEZERRA, Kay Duarte . Gênero e sexualidade de jovens com TEA: uma breve análise a partir do podcast Introvertendo. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, v. 32, p. 301-319, 2023.

    NASCIMENTO, Clarice Antunes do.  O programa de governança solidária local como prática de subjetivação e governamento. Contribuciones  Las Ciencias Sociales, v. 16, p. 21545-21560, 2023.

    ROBASKI, JUSTINA BECHI ; KLEIN, CARIN . Representações de juventudes sul-coreanas: produzindo corpos femininos. Linhas (Florianópolis. Online), v. 24, p. 368-394, 2023. 

    PINTO NETO, Moysés.  Descolonizar os Indesconstruíveis: espectrologia, fideísmo e messianidade em Jacques Derrida. Dois Pontos (UFPR) DIGITAL, v. 19, p. 141-156, 2023.

    PINTO NETO, Moysés,  Blur. Revista Linguagem em Pauta, v. 3, p. 114, 2023.

    RUSSINI, Augusto ; KIRCHOF, Edgar Roberto . O que o portal Nova Escola ensina sobre jogos digitais?. Fênix (UFU. Online), v. 20, p. 371-398, 2023.

    SILVA, FELIPE RAMOS DA ; SIMOES, RODRIGO LEMOS . Ajudando a preparar a próxima geração-: racionalidade neoliberal, Google e a EAD no brasil. Conhecimento & Diversidade, v. 15, p. 79-101, 2023.

    SIMÔES, R. L.. Da generalização que provêm todas as ideias falsas?: criminosos, cientistas e o discurso médico/jurídico sobre delinquência e punição na transição do século XIX para o século XX. Revista de História da Unisinos, v. 27, p. 388-400, 2023.

    SOUSA, S. L. ; CALAZANS, M. E. ; PINTO NETO, M. F.; OYAZARBAL, G.M.. Psicologia imaginal, pensamento decolonial e pedagogia cultural: por um resgate da ancestralidade. In: Aline Daniele Hoepers. (Org.). Psicologia Social: travessias e(m) tessituras. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2023, v. , p. 41-52.

    TREVISAN, A. L. ; DALBOSCO, Claudio Almir . Crise na Educação Contemporânea: da Aprendizagem à Formação. Educere Et Educare (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 18, p. 68-89, 2023.

    TREVISAN, Amarildo Luiz. Desconstruindo os arquivos da violência escolar: reflexões sobre a relação entre a docência e a filosofia da educação. Práxis Educativa (Impresso), v. 18, p. 1-19, 2023. 

    TREVISAN, A.L.; TREVISAN, N. V. ; VEIGA, A. M.  R. . A relevância da imagem na formação: reflexões sobre as pedagogias do autogoverno. Textura - ULBRA, v. 25, p. 47-73, 2023.

    VERASTEGUI, Bruna ; ZUBARAN, M. A. . A literatura diaspórica de Buchi Emecheta: representações interseccionais em cidadã de segunda classe Textura (Canoas), v. v.25, p. 6-29, 2023.

    WAGNER, P. G. ; RIPOLL, Daniela . Pedagogias da moda na TV: uma análise do Esquadrão da Moda. E-Compós (BRASÍLIA), v. 26, p. 1-17, 2023.

    Em 2022

     BONIN, Iara Tatiana. Demarcar as universidades-: povos indígenas e ações afirmativas na Pós-Graduação brasileira. Práxis Educativa (Impresso), v. 17, p. 1-26, 2022. 

     BONIN, Iara Tatiana; LIEBGOTT, Roberto Antônio. Necropolítica e violências contra os povos indígenas no Brasil. Caminhos de diálogo, v. 10, p. 46-63, 2022.

     BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela .. Educação e diferenças étnico-raciais na revista Em Aberto. Revista Em Aberto - INEP, v. 35, p. 121-140, 2022.

    DE CALAZANS GONÇALVES, Manoela ; SALAZAR GUIZZO, Bianca . -O que as pessoas acham de não-binários?-: disputas representacionais e comentários de ódio no Youtube. Revista Diversidade e Educação, v. 9, p. 40-65, 2022.

    DIAS, K. S. ; RIPOLL, D. . -Pedagogas Body Positive-: o que se aprende sobre o corpo gordo no Youtube?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 13, p. 159-178, 2022.

    DIAS, Kamyla Stanieski ; RIPOLL, Daniela . Discurso de ódio e representações de corpos de mulheres gordas no Youtube. Revista Diversidade  e Educação, v. 9, p. 147-176, 2022

    FARIAS, Michelle Chagas de ; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Brinquedo e o brincar da era digital. Educação (Santa Maria. Online), v. 47, p. 1-22, 2022. 

    FERREIRA, Rodrigo K. ; SARAIVA, Karla . Educação profissional e o avanço do trabalho precarizado. ETD: Educação Temática Digital, v. 24, p. 903-920, 2022.

    GUIZZO, Bianca Salazar. Questões de gênero e sexualidade nas políticas educacionais no Brasil de 1981 a 2021. Revista Em Aberto - INEP, v. 35, p. 23-41, 2022.

    GUIZZO, Bianca Salazar;  COSTA, Marisa Vorraber. Outras formas de pensar o mundo e novos desafios para a educação. Revista Em Aberto - INEP, v. 35, p. 225-230, 2022.

    GUIZZO, Bianca Salazar; COSTA DA SILVA, Tamara . Infância e consumo no YouTube. Revista Educação Em Questão (Online), v. 60, p. 1-23, 2022.

    KAPPI, R. G. A. M.; MELLO, D. T. . O Tempo de Aprender e os embates políticos e conceituais. Teias (Rio de Janeiro), v. 23, p. 269-283, 2022.

    KIRCHOF, Edgar Roberto;  MORAES, GISELLY LIMA DE . Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias. Revista FAEEBA, v. 31, p. 215-230, 2022.

    NETO PINTO, Moysés Fontoura. O cérebro imanente. Veritas (Porto Alegre), v. 67, p. e40662, 2022.

    MACHADO, D.G. ; WORTMANN, M. L. C. . Um caminho trilhado na artesania da pesquisa: análise discursiva e pós-estruturalismo na pesquisa em educação. InterSaberesRevista Científica, v. 17, p. 76-99, 2022.

    MAINARDES, Jefferson ; GANDIN, LUÍS ARMANDO; GUIZZO, Bianca Salazar ; SCHMIDT, Carlo ; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski . Histórico do Fórum de Editores de Periódicos de Educação da Região Sul (2008-2021). Regae: Revista de Gestão  e Avaliação Educacional, v. 11, p. e69221, 2022.

    MORO, R. G. ; KIRCHOF, E. R. . Recursos imersivos em -Henry-: narrativas para crianças com tecnologias de Realidade Virtual. Textura - ULBRA, v. 24, p. 71-98, 2022.

    RIBEIRO, Paula Regina Costa ; CORPES MAGALHÃES, Joanalira ; LAPA RIZZA, Juliana ; ALBUQUERQUE DE BOER, Raphael ; RUIZ SILVA, Gisele; RIBEIRO DE VARGAS, Juliana . Grupo de pesquisa sexualidade e escola - GESE. Revista Diversidade e Educação, v. 10, p. 206-221, 2022.

    SARAIVA, Karla; LAUX, Gabriel ; VIEIRA DA CUNHA, Dinara . Cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 104, p. e5352, 2023.

    SARAIVA, Karla; NASCIMENTO, Clarice Antunes . O Plano Nacional de juventude como diretriz para a gestão da pobreza. Textura (Canoas), v. 24, p. 350-366, 2022.

    SOUSA, Manuel Benjamin Monteiro Liberal ; VARGAS, Juliana Ribeiro de . Experiência e escola de ensino médio: diálogos (im)possíveis. Conjecturas, v. 22, p. 1034-1042, 2022.

    VARGAS, Juliana Ribeiro de; RODRIGUES, D. G. . A culpa é tua! O dispositivo da feminilidade operando condutas de jovens alunas contemporâneas. Margens (UFPA), v. 16, p. 167-182, 2022.

    VARGAS, Juliana Ribeiro de; GEISA SILVEIRA DE SOUZA, Nadia. A . Entrevista. Revista Diversidade e Educação, v. 10, p. 9-19, 2022. 

    ZULBARAN, Maria Angélica; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel.  Representações racializadas e dimensões pedagógicas das histórias em quadrinhos do personagem negro Pimpo na revista infantil -Cacique-. Contrapontos (ONLINE), v. 21, p. 131-147, 2022.

    Em 2021

    ALEXANDRE, M. A. G. ; KIRCHOF, E. R. . Recursos de imersão em aplicativos literários de Realidade Aumentada para crianças: uma análise de ?Clio?s cosmic quest?. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, v. 20, p. 1-12, 2021.

    BONIN, Iara Tatiana. Povos indígenas no Brasil em tempos de pandemia. A Página da Educação, v. 217, p. 74-74, 2021.

     BONIN, Iara Tatiana. GOULART, DAIANA SAN MARTINS . Entre o corpo-suporte de comunicação e o corpo diplomático: narrativas de tradutores/intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. Revista Contrapontos, v. 20, p. 372-390, 2021.

    BONIN, I. T. ; MELLO, D. T. ; BARBOSA, L. ; SILVEIRA, R. M. H. . Direitos Humanos, Refugiados e Migrantes: Literatura Infantil e Acolhimento. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, V. 9, p. 47-70-70, 2021.

    CAMPOS, Deivison M. C.; MUSSKOPF, C. M. . O Jornal Boca de Rua e a construção de táticas identitárias na comunicação de grupos minoritários. Revista Alterjor, v. 23, p. 74-98, 2021.

    CAMPOS, Deivison M. C.; MARQUES, T. S. . Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais. Raído (Online), v. 15, p. 84-98, 2021.

    CAPELÃO, C. G. ; SILVA, S. L. ; BONIN, Iara Tatiana . Ações afirmativas e a presença indígena da pós-graduação brasileira ? um panorama do campo da Educação. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, v. 19, p. 1-5, 2021.

     COSTA, Carina P. C.; POSSEBON, Renato Ost ; BONIN, Iara Tatiana . Problematizações sobre corrida como estratégia de autogestão empresarial. Textura - ULBRA, v. 23, p. 305-334, 2021.

    DIAS, K. S. ; RIPOLL, D. . ?Assim, maravilhosa, com as minhas gorduras mesmo!?: como se constituir mulher e gorda pela / na internet. Textura - ULBRA, v. 23, p. 235-254, 2021.

    EUZEBIO, F. A. ; SILVA, L. ; VARGAS, J. R. . 'Do Youtube às narrativas e (des)encontros com culturas juvenis no dezembro vermelho 2020?. Cadernos do Aplicação, v. 34, p. 1-23, 2021.

    GUIZZO, B. S.; ALMEIDA, V. S. . Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: uma discussão a partir dos Estudos Culturais. Debates em Educação, v. 13, p. 15-32, 2021.

    GOULART, DAIANA SAN MARTINS ; BONIN, IARA TATIANA . Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: uma perspectiva histórica da profissão. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1-21, 2021.

    KIRCHOF, Edgar Roberto.  Multimodalidade e livros de Realidade Aumentada (RA) para crianças: uma análise da obra literária -Mur-. Texto Digital (UFSC), v. 17, p. 74-97, 2021.

    KIRCHOF, Edgar Roberto. Literatura infantojuvenil digital e imersão: obras com recursos de Realidade Virtual (RV) e de Realidade Aumentada (RA). Revista E-Scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU, v. 12, p. 224-241, 2021.

    KIRCHOF, Edgar Roberto. O livro de literatura para crianças e jovens no universo digital: transformações, desafios e possibilidades. Cadernos de Educação -UFPEL (ONLINE), v. 65, p. 1-18, 2021.

    KLAUCK, P. ; ZUBARAN, M. A. . Representações racializadas do personagem negro 'Pimpo' em histórias em quadrinhos da revista infantil Cacique. Revista de Iniciação Científica, v. v.19, p. 1-5, 2021.

    KLEIN, Carin;  SANTOS, A. . 'Orgulho de ser hetero? disputas em torno das masculinidades em uma página do Facebook. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. v, 22, p. 181-194, 2021.

    KLEIN, Carin. Maternidades em contextos educativos do PIM/RS. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 29, p. 1-15, 2021.

    KLEIN, Carin; DAL'IGNA, MARIA CLÁUDIA ; SCHWENGBER, M. S. V. . Mulheres mães trabalhadoras na pandemia de COVID-19: produção de sentidos em jornais e revistas online. Textura - ULBRA, v. 23, p. 5-37, 2021.

    MARCON, LUCIANA; WORTMANN, MARIA LÚCIA CASTAGNA . ?Nós não vivemos no mesmo planeta? como a ausência de um mundo comum afeta as crises sanitária e ecológica no contexto brasileiro. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 26, p. 190-215, 2021

    MOLLMANN, M. I. ; RIPOLL, D.; KIRCHOF, E. R.. Educação patrimonial e natureza: ações educativas no Rincão Gaia. Revista Confluências Culturais, v. 10, p. 6-19, 2021.

    OLIVEIRA, N. ; ZUBARAN, M. A. The Phenomenological Defict of Citical Theory: Recasting Afro-Brazilian Diasporic Identity in Postcolonial Perspectives. Etudes phénoménologiques - Phenomenological Studies, v. 5, p. 59-86, 2021.

    PEREIRA DA SILVA, ÂNGELA MARIA ;. Deixa que digam, pensem, falem: representações juvenis sobre a violência racial no território escolar. Revista Iluminuras, v. 22, p. 108-133, 2021.

    PEREIRA, Evelyn Santos ; ZUBARAN, M. A.. A constituição de pedagogias negras na internet: um estudo das narrativas produzidas e disseminadas por youtubers negras. Inter-Ação (Goiânia), v. 46, p. 1508-1523, 2021.

    PINTO NETO, Moysés. Biopolítica sem biologia? Agamben e a pandemia do COVID-19. Revista Húmus, v. 11, p. 1, 2021.

    PINTO NETO, MoysésMundos em colisão. Revista Eco-Pós (Online), v. 24, p. 358-385, 2021.

     PINTO NETO, Moysés; CIPRIANI, M. . Populismo Autoritário e Bolsonarismo Popular: caminhos comparados do punitivismo a partir de Stuart Hall. Revista de Criminologias Contemporâneas, v. 1, p. 41-56, 2021.

    SARAIVA, KARLA. Paternidade em transformação nos livros de autoajuda. Psicologia & sociedade (online), v. 33, p. 1-15, 2021

    SARAIVA, KARLA; ZAGO, Luiz Felipe . Economia, saúde e políticas do verdadeiro nas declarações de Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Ámbitos (Sevilla), p. 124-139, 2021.

    SIMÕES, Rodrigo Lemos.  Vou falar com aquele tipo-: Discursos e representações de/sobre os grupos populares na cidade de Porto Alegre/RS, entre os anos de 1890-1920. Varia História (UFMG. IMPRESSO), v. 37, p. 463-491, 2021.

    SOUSA, M. B. M. L. ; VARGAS, J. R. . Rethinking youths in the high school context. International Journal of Development Research, v. 11, p. 51942-51945, 2021.

    VARGAS, Juliana Ribeiro de; SANTOS, D. A. . Maternidades Juvenis: o que dizem alunas de uma escola pública de periferia. Revista Diversidade e Educação, v.9,n.Especial,p.155-177, 2021. Doi:10.14295/de.v9iEspecial.12838E-ISSN: 2358-8853. Revista Diversidade  e Educação, v. 9, p. 155-177, 2021.

    WAGNER, P. G. ; RIPOLL, D. . O programa de TV Esquadrão da Moda e a construção da credibilidade: pedagogias da moda em questão. Dobras (BARUERI, SP), v. 31, p. 186-206, 2021.

    WORTMANN, M.L.C.; MARQUES, C.S. . 'A maternidade e o feminismo interseccional debatidos no canal de podcast 'Mamilos'. Revista Ártemis, v. 31, p. 203-221, 2021.

    Demais Publicações

    BONIN, Iara Tatiana; Ripoll, Daniela; Wortmann, Maria Lúcia C; SANTOS, Luis Henrique Sacchi dos Por que Estudos Culturais. In: Educação & Realidade.  v. 45 n. 2 , 2020.

     Link: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/100356

    CANCLINI, Néstor G. Introdução. Introdução à edição de 2001. Culturas híbridas em tempos de globalização. In: CANCLINI, Nestor G. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2003.

    Link: https://drive.google.com/file/d/1909SIVY1nuiNaJARtYoGzrCsPKif-O1U/edit

    CHEN, Kuan-Hsing (entrevistador). A formação de um intelectual diaspórico: uma entrevista com Stuart Hall. In: SOVIK, Liv. (Org.) Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/UNESCO, 2003, p. 407-433. 

    Link: https://drive.google.com/file/d/1GRgumF_gAnSDZrQBUvwfH0Lc87BjeAok/edit

    COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

    COSTA, Marisa Vorraber (Org). O magistério na política cultural. Canoas: ULBRA, 2006

    COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, Nº 23, 2003. P. 36-61. 

    Link: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FPTpjZfwdKbY7qWXgBpLNCN/?format=pdf&lang=pt

    COSTA, Marisa Vorraber; WORTMANN, Maria Lúcia C.; BONIN, Iara Tatiana, Contribuições dos Estudos Culturais às pesquisas sobre currículo: uma revisão. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 509-541, set./dez. 2016.

    Link: www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss3articles/costa-wortmann-bonin.pdf

    DU GAY, Paul et. Al. Doing Cultural Studies: The story of the Sony Walkman. London: Sage, 1997. (Ler a Introdução: tradução provisória disponibilizada).

    Link: https://drive.google.com/file/d/1Uxc71j-bSbTtgmHTY6hkANqaFMFlXp_X/edit

    GROSSBERG, Lawrence. El Corazón de los Estúdios Culturales: contextualidad, construccionismo y complejidad. Bogotá: Tabula Rasa, n.10, Enero-Junio, 2009.

    Link:  http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n10/n10a02.pdf

    JOHNSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; SCHULMAN, Norma. O que é, afinal, Estudos Culturais? Trad. e Org. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

    LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 

    HALL, Stuart.  A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.22, nº 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

    Link: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514

    HALL. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz T. (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis; Vozes, 2000, p. 104-133.

    Link:  https://drive.google.com/file/d/1janQPoV_N2gPiF98UsFhgD2z-j3VuZYf/edit

     HALL, Stuart (Ed). Representation. Cultural Representations and Signifying Practices. London/Thousand Oaks/ New Delhi: Sage, 1997. (Ler a Introdução e o Cap. 1 em traduções provisórias disponibilizadas). 

     Link: https://drive.google.com/file/d/1jlYYIOA1rwrx1GLyklowA5piLqEy69Ri/edit

     HALL, Stuart. O Espetáculo do Outro. In: _____. Cultura e Representação. Trad. MIRANDA, D; OLIVEIRA, WRio de Janeiro: Edipuc-Rio.p.139-222.   

    Link: https://servicos.ulbra.br/ava/recurso-arquivo/apresentar/3c1500f854ed753ba14c9f4653a2be3a/16f8238e22045f17ad07682838711040

    SANTOS, Luis Henrique Sacchi; KARNOPP, Lodenir Becker; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. O que são Estudos Culturais hoje? Diferentes praticantes retomam a pergunta do International Journal of Cultural Studies. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.  

    Link: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/253452/001159493.pdf?sequence=1

     SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção sohttps://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/253452/001159493.pdf?sequence=1cial da identidade e da diferença. In: _____ (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 8ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 73 -103.

    Link: https://drive.google.com/file/d/1janQPoV_N2gPiF98UsFhgD2z-j3VuZYf/edit

    SILVA, Tomaz Tadeu (org.).  Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2003.

    SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (org). Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. Canoas: Ed. ULBRA, 2005.

    SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (org).  A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Moderna, 2013. 

    WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Dossiê. Estudos Culturais em Educação. Porto Alegre: PPG/Educação da PUC/RS. V.38. N.1., 2015, p.32-48. 

    Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18441

    WORTMANN, Maria Lúcia C. Encontros interculturais, hibridações e pós-modernidade. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 36, n. 1, 20 ago.2010.

    Link:  http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/460.

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: ulbra@ulbra.br