Página Inicial » Pós-graduação » Odontologia » Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Paradigma formador docente em odontologia: análise científica, pedagógica e social

Visa elaborar pesquisas sobre os aspectos relacionados à formação do cirurgião-dentista, de maneira a buscar meios de alcançar a mudança do perfil desejado para o novo profissional: humanístico, crítico e reflexivo, conforme as diretrizes curriculares. Esta linha deve ser desenvolvida dentro do princípio científico, norteada pelo enfoque social, pedagógico e humano.

Nesta linha, o programa encontrará respaldo para que as reflexões sobre os modelos de atenção à saúde resultem em ações que atuem sobre os determinantes do processo de saúde-doença, com vistas a contribuir de maneira significativa para a redução das diferenças em relação à saúde e para contribuir com a formação ética do profissional.

Epidemiologia e etiopatogenia das doenças e disfunções do sistema estomatognático

Essa linha de pesquisa tem como objetivo estudar a distribuição dos diferentes fenômenos relacionados ao processo de doença nas diferentes especialidades da Odontologia, bem como o estudo dos fatores causais e do desenvolvimento das afecções.

A linha abrange estudos de natureza laboratorial, animal e clínicos, desenvolvidos tanto para a formulação de hipóteses, desenvolvimento da plausibilidade biológica ou não das doenças bucais. A concepção geral da linha é desenvolver projetos integrados cujos resultados venham a contribuir para uma melhor compreensão da distribuição da causalidade das doenças.

Material, instrumental e equipamentos utilizados em Odontologia

Esta linha tem por objetivo estudar as propriedades físicas, químicas, mecânicas e biológicas dos materiais odontológicos e suas técnicas de aplicação na clínica odontológica, em busca da reabilitação oral e melhor qualidade de vida do ser humano. Fundamenta também o estudo de instrumentais utilizados nos diferentes procedimentos em Odontologia.

Ao avaliar instrumental e equipamentos, a linha busca não somente validar recursos tecnológicos como analisar a racionalização dos mesmos. Sob uma óptica ergonômica, a análise e o desenvolvimento de equipamentos deverão proporcionar uma maior produtividade dos procedimentos e otimizar a qualidade destes.

Estarão também vinculados a esta linha o estudo de materiais, substâncias e o conjunto de normas e procedimentos empregados no controle de biossegurança em Odontologia.

Recursos de diagnóstico em odontologia

Essa linha tem como objetivo investigar recursos clínicos, histopatológicos, microbiológicos, imunológicos, bioquímicos e por imagens para diagnóstico em Odontologia, aplicados às diversas especialidades.
Abordagens preventivas e terapêuticas em odontologia

Tem como objetivo principal criar um padrão de rigor metodológico para que estudos de natureza preventiva e terapêutica das doenças sejam desenvolvidos segundo os conceitos de Odontologia Baseada em Evidências, bem como avaliar resultados de propostas terapêuticas, de forma a estabelecer evidências científicas para as condutas que compõem o projeto didático-pedagógico do Curso de Odontologia da Ulbra.

Abordagens preventivas e terapêuticas em Odontologia

Tem como objetivo principal criar um padrão de rigor metodológico para que estudos de natureza preventiva e terapêutica das doenças sejam desenvolvidos segundo os conceitos de Odontologia Baseada em Evidências, bem como avaliar resultados de propostas terapêuticas, de forma a estabelecer evidências científicas para as condutas que compõem o projeto didático-pedagógico do curso de Odontologia da Ulbra.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: