Página Inicial » Graduação » Arquitetura e Urbanismo » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas

O curso estabelece diversas parcerias com empresas locais, promovendo intercâmbio técnico através de palestras e cursos. 

O grupo de pesquisa Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, certificado pelo CNPQ, objetiva inventariar as obras de interesse para a arquitetura e urbanismo através de pesquisa, levantamento, análise de material referente à arquitetura, paisagismo e planejamento urbano e regional, contribuindo para a ampliação do conhecimento acerca da formação deste território. Este conhecimento permite que a população resgate características e acontecimentos relevantes de sua história, valorizando-as como testemunho de um tempo passado e presente, estimulando a valorização da memória, a preservação e a difusão do patrimônio cultural local. 

Dentre as diversas atividades desta graduação, as viagens de estudos merecem destaque, pois têm a função de ampliar a cosmovisão do aluno ao apresentar-lhe novas culturas e espacialidades, estimulando-o a refletir sobre elas. A cada semestre, são realizadas viagens de estudos, que se inicia com uma sessão preparatória e promove a imersão na dinâmica urbana das cidades visitadas, aproximando o aluno de significativos exemplares arquitetônicos e urbanísticos. Além do aspecto didático, as viagens são promotoras de integração entre estudantes de diferentes fases, além de propiciarem a aproximação entre professor e aluno fora do ambiente da sala de aula. O roteiro de viagens inclui ícones reconhecidos da arquitetura e do urbanismo, mas também objetiva revelar ao estudante qualidades da paisagem urbana em locais já visitados. As viagens abrangem deste a escala regional, em saídas de campo para reconhecimento de áreas de intervenção, por exemplo, passando por diferentes zonas do Estado e cidades referência no país, até atingir o âmbito internacional.

Dentre as viagens já realizadas, destacamos: 

  • Viagem de Estudos a Porto Alegre, em maio de 2012: o grupo composto de 22 alunos e sete professores percorreu os diferentes tempos da arquitetura, num roteiro que incluiu aspectos de evolução urbana, Arquitetura Eclética, Modernista e Contemporânea, com destaque para a visita ao Museu Iberê Camargo, projeto do arquiteto português Álvaro Siza que coloca o RS no mapa da arquitetura internacional;
  • Viagem de Estudos a Brasília, em outubro de 2012: a delegação, composta por 32 alunos e oito professores, percorreu importantes obras de arquitetura, projetadas em sua maioria pelo arquiteto Oscar Niemeyer, percorrendo também o espaço público dos distintos setores da cidade ícone modernista, considerada patrimônio da humanidade;
  • Viagem de Estudos às Missões, em junho de 2013: o grupo, com 37 estudantes e sete professores, visitou um dos mais importantes conjuntos arqueológicos em terras brasileiras, orientados pela superintendente do IPHAN Arq. Sandra Petry, que apresentou as Técnicas Retrospectivas que vêm sendo empregadas na consolidação do Sítio de São Miguel Arcanjo.
  • Viagem de Estudos à Europa (Londres, Paris e Barcelona), em outubro de 2013: como ponto alto da primeira viagem internacional do programa, a delegação composta por oito alunos e quatro professores visitou o escritório Foster+Partners, onde pode compreender o funcionamento de uma das principais empresas de arquitetura do mundo, que conta com sede em diferentes países e, apenas em Londres, possui mais de mil funcionários. Além disso, o grupo foi visitou o IAAC, Institute for Advanced Architecture da Catalonia, em Barcelona, e foi recebido pelo Prof. Kleber Pinto da Université de Versailles que possui convênio de cooperação científica com a Ulbra.
  • Viagem de Estudos a São Paulo, maio de 2014: a delegação, composta por 27 alunos e 8 professores, percorreu importantes ícones arquitetônicos e urbanísticos nacionais, incluindo obras de Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi.
  • Viagem de Estudos a Curitiba, novembro de 2014: o roteiro do grupo, composto de 37 estudantes e 6 professores percorreu importantes marcos da arquitetura e do urbanismo paranaense, com destaque para o Centro Cultural Teatro Guaíra, o espaço cultural Instituto G Arquitetura, situado em casa projetada pelo Arquiteto Vilanova Artigas e o complexo do Museu Oscar Niemeyer, além dos centros históricos de Curitiba e da Lapa.
Ulbra Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS Telefone: (51) 3626 2000 · E-mail: