Facebook

Mantenedora e Reitoria anunciam mudanças

Publicado em 28/11/2014, por em Uncategorized.

Durante a reunião de Reitoria realizada nesta quinta-feira, 28.11, foram anunciadas mudanças na estrutura de governança corporativa da Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA) e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O presidente da mantenedora, Paulo Seifert, comunicou que, conforme estava previsto desde o início de 2014, Romeu Forneck assume integralmente o cargo de diretor executivo da AELBRA. “Durante o ano foram feitas mudanças profundas na reestruturação da entidade, bem como na forma de governança corporativa da Universidade. A relação do diretor com as mantidas passa a ser estreitada, a partir de agora. Em nome da presidência e representando o Conselho de Administração, agradecemos a Forneck pelo trabalho já realizado, o qual dará prosseguimento junto ao complexo educacional”.

Na sequência, o reitor Marcos Fernando Ziemer deu posse como pró-reitor de Planejamento e Administração, ao diretor administrativo da ULBRA, José Paulinho Brand. Ziemer agradeceu a Romeu Forneck por ter aceitado o desafio de compor a equipe da Reitoria e por iniciar todo o processo que está em franco andamento. “Quero te agradecer por todo esse trabalho, todo esse apoio e continuaremos focados, agora numa outra função e perspectiva. Obrigado, Romeu, pelo teu apoio, enquanto pró-reitor”. A seguir desejou bom trabalho a Brand.

Ziemer, empossou, a seguir, o até então pró-reitor Acadêmico Ricardo Willy Rieth como vice-reitor, cargo que estava vago. E empossou como pró-reitor Acadêmico Pedro Antônio Gonzalez Hernandez, que exercia o cargo de pró-reitor adjunto de Ensino Presencial.“Conforme a estrutura e organograma estabelecidos pelo novo estatuto da mantenedora, a partir da próxima semana, a Reitoria da ULBRA passa a manter o foco do seu trabalho no Rio Grande do Sul”, disse o reitor Ziemer. As demais estruturas ligadas à ULBRA no RS continuam funcionando normalmente. “Estamos fazendo a consolidação do modelo de governança, dando continuidade à reestruturação implantada desde o início deste ano”, concluiu o reitor.A equipe da Reitoria segue complementada pelos pró-reitores adjuntos de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior.

 

Amanhã é dia de Vestibular na ULBRA

Publicado em 28/11/2014, por em Uncategorized.

O Processo Seletivo Vestibular da Universidade Luterana do Brasil campus Cachoeira do Sul será realizado amanhã, 29.11, das 9h às 11h, com 15 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Matemática e 1 Redação sobre tema atual.

Até o momento estão confirmados 366 candidatos para os cursos presenciais e 69 candidatos para os cursos a distância da universidade, porém esses números tendem a sofrer um aumento, tendo em vista as confirmações de pagamento da inscrição que podem levar mais de 48 horas para serem realizadas pelo sistema financeiro.

O diretor do campus, professor Rogério Vilnei Brandt afirma que “O crescimento de 144% no número de inscritos em nosso processo seletivo é um fortíssimo indicativo de todas as medidas do planejamento estratégico que foram implantados pela Reitoria estão sendo eficazes, o que faz com que nossos números sejam sempre superados, semestre a semestre. A credibilidade e transparência que os gestores da ULBRA transmitem aos seus acadêmicos também fortalece o vínculo com a universidade, gerando confiança no conhecimento que aqui é transmitido”.

GABARITO E LISTÃO
O gabarito da prova será divulgado no site da instituição a partir das 12h do dia 29.11. O Listão dos Aprovados será divulgado a partir das 18h do dia 02.12, ambos no site www.ulbra.br/vestibular.

MATRÍCULAS
Os candidatos aprovados no Vestibular deverão efetuar a matrícula entre os dias 03 e 05.12, das 14h às 21h, na Central de Atendimento ao Acadêmico do campus.

Para efetuar a matrícula, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
– cópia da Cédula de Identidade ou documento similar que contenha além de foto a naturalidade e órgão expedidor;
– cópia do CPF;
– cópia de Certidão de Nascimento ou de Casamento;
– se do sexo masculino, cópia do comprovante de regularização com o serviço militar;
– via original ou cópia autenticada do Histórico Escolar de conclusão do ensino médio;
– comprovante de residência com CEP (cópia de conta de energia elétrica ou água);
– ficha cadastral preenchida e assinada.

VESTIBULAR CONTÍNUO
Para quem não conseguiu realizar a inscrição para essa etapa do vestibular, a universidade informa que em breve estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Contínuo, que será realizados duas vezes por semana. As inscrições também serão realizadas pelo site www.ulbra.br/vestibular.

CURSOS PRESENCIAIS Nº DE INSCRITOS
Administração – 40
Contábeis – 13
Direito – 74
Ed. Física Bach. – 16
Ed. Física Lic. – 12
Enfermagem – 48
Fisioterapia – 29
Odontologia – 68
Pedagogia – 22
Psicologia – 33
Sistemas Inf. – 9

Os 69 inscritos na modalidade presencial, estão divididos nos seguintes cursos:
– Administração
– Pedagogia
– Serviço Social
– Teologia
– Gestão Pública
– Gestão Financeira
– Letras
– Ciências Sociais
– Recursos Humanos
– Matemática
– Gestão Ambiental
– História
– Geografia
– Ciências Contábeis
– Biologia

Professor da ULBRA publica dois artigos

Publicado em 26/11/2014, por em Uncategorized.
No mês de novembro, o professor da ULBRA Cachoeira do Sul, Guilherme Scotta Hentschke, publicou dois artigos em periódicos internacionais. O primeiro artigo chama-se “Current trends and prospects for cyanobacterial taxonomy – are only cultured populations enough?” e foi publicado na revista alemã chamada Algological Studies e trata de uma análise crítica sobre a publicação de novos gêneros e espécies de cianobactérias (algas azuis), utilizando-se biologia molecular. A parceria para execução desse artigo contou com a parceria da Dra. Célia Leite Sant´Anna, do Instituto de Botânica de São Paulo.

O segundo artigo se chama “Halotia gen. nov., a phylogenetically and physiologically coherent cyanobacterial genus isolated from marine coastal environments”. Este artigo foi publicado na revista londrina chamada IJSEM e trata do descobrimento de um novo gênero de cianobactéria encontrado em ossos de baleia na Antártica e em mangues no litoral de São Paulo. O nome do gênero Halotia está relacionado com a afinidade a ambientes salinos. Para o descobrimento do novo gênero foram utilizadas técnicas de análise de DNA e RNA. O artigo foi desenvolvido em parceria entre o Instituto de Botânica de São Paulo e a USP. Os autores, além do professor Guilherme, são Diego Bonaldo Genuário, Marcelo G.M.V. Vaz, Celia Leite Sant’Anna e Marli Fatima Fiore.

© ULBRA