Página Inicial » Pós-graduação » Educação » Jornadas de Pesquisa em Educação e Cultura

Jornadas de Pesquisa em Educação e Cultura

 10º SEMINÁRIO BRSILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO/7º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO (10º SBECE/7 SIECE) 

Em uma  perspectiva plural e multidisciplinar, o referido seminário abre espaço para um debate acadêmico e político sobre Poder, Identidade e Diferença, estimulando e intensificando a pesquisa e a produção do conhecimento, a partir de um evento acadêmico que procurará ser um convite à diversidade de opiniões e de argumentos, a fecundidade de ideias e a profundidade dos temas em estudo, buscando contribuir para a reconstrução social, política e econômica de nosso país. 

Período: 24, 25 e 26 de novembro de 2025 (Campus Central - UFRGS)

https://www.sbece.com.br/apresentacao

Inscrições en breve!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

X COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO DISCENTE (CEDU) & II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO (CINED)

 Ao longo de sua trajetória, o CEDU tem promovido a articulação entre discentes, docentes e egressos, fortalecendo redes de pesquisa, práticas pedagógicas inovadoras e o compromisso com a transformação social a partir da Educação. O evento reafirma seu caráter formativo e extensionista, oferecendo um ambiente interativo de reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da área. Neste ano, o CEDU soma forças ampliando ainda mais sua vocação para o diálogo com pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do sul global. Juntos, CEDU e CINED fortalecem os vínculos entre ensino, pesquisa e extensão, valorizando a produção de conhecimento comprometida com a realidade local e em sintonia com os debates educacionais globais.

Período: 20 a 22 de agosto de 2025

Acesse: https://www.ucs.br/site/eventos/x-cedu-e-ii-cined/

Inscrições Abertas!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JORNADAS DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO (JECE) - 2025

Inscrições abertas!

Data:29/04/2025 às 19h00min
até 01/09/2025

As Jornadas de Estudos Culturais em Educação (JECE) 2025 convidam à criação e ao pensamento sobre as muitas formas de existir na educação. Inspiradas pelos Estudos Culturais e pelos desafios do presente, propõem não apenas compreender o que nos acontece, mas explorar o que pode ser feito a partir disso.

Serão duas etapas ao longo do ano, com cinco encontros no total. Na Etapa I, o foco será a escrita, a pedagogia e o cinema --- como gestos que produzem mundos, provocam narrativas e inventam novas formas de estar juntos. Já na Etapa II, a docência-teatro e o encontro com o Outro abrem espaço para práticas docentes como performances criativas, marcadas pela presença, escuta e reinvenção.

Neste ano, haverá a articulação com o I Seminário Nordeste de Estudos Culturais e Educação (SNECE), que acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no final de abril. Esse é um movimento para ampliar diálogos e fortalecer redes entre pesquisadoras e pesquisadores da área.

Informações sobre como participar seguem abaixo:

Datas:

Etapa I - 29 de abril, 02 de junho e 07 de julho de 2025;

Etapa II - 04 de agosto e 01 de setembro 2025..

Local: a abertura do evento será pelo YouTube (29/4) e os demais encontros serão pelo Google Meet.

Público-alvo: interessados(as) em geral

Inscrições:

Formulário: acesso pelo link

Período: até 28/04/2025

---------------------------------------------------------------------------

42ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED & WERA FOCAL MEETING -2025

A 42ª Reunião Nacional da ANPEd & WERA Focal Meeting 2025 reunirá pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes do Brasil e diversas partes do mundo de 26 e 30 de outubro de 2025 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. É a primeira vez que a tradicional Reunião Nacional da ANPEd acontece em conjunto com um evento internacional -- oportunidade inédita de ampliar a visibilidade internacional da pesquisa em educação brasileira, além de networking e intercâmbio acadêmico.

Tema: Neoconservadorismo no mundo e a educação frentes às violências sócio-político-ambientais

--------------------------------------------------------------------------------

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO - CONBAlf - 2025

Tema: Interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula

Acesse o VII CONBAlf - https://www.7conbalf.com.br/

---------------------------------------------------------------------------------

I SEMINÁRIO NORDESTE DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIA E REVERBERAÇÕES - 2025

Nos dias 28 e 29 de abril, a UFRN recebeu o 1º Seminário Nordeste de Estudos Culturais e Educação (SNECE), idealizado pelo Centro de Educação (CE/UFRN). O evento contou com apresentações de trabalhos que foram divididos em sete grupos temáticos. 

O evento teve o objetivo de promover um espaço de diálogo sobre Estudos Culturais em Educação (ECE), por meio de atividades como mesas temáticas, apresentações de trabalhos e conferências. O seminário foi destinado a professores, pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação, assim como docentes da educação básica.

O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de abril de 2025. O seminário é coordenado pela Profª. Drª. Patrícia Ignácio e  pela   Profª. Drª. Mariangela Momo, professoras do CE/UFRN. Além disso, também participam da comissão organizadora docentes das universidades federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), Maranhão (UFMA), Bahia (UFBA), Cariri (UFCA), Sergipe (UFS), Alagoas (UFAL) e Paraíba (UFPB).

Acesse o site do evento.

---------------------------------------------------------------------------------

 JORNADAS DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO (JECE) - 2024

 PROGRAMAÇÃO  2024

Etapa I:
Estudos Culturais em Educação e Tecnologias Digitais:
perspectivas e pesquisas

Datas: 8 de abril, 18 de junho e 1 de julho de 2024

Etapa II:
Estudos Culturais em Educação e as Artes:
pesquisas e horizontes epistemológicos

Datas: 5 de agosto, 2 de setembro, 7 de outubro e 18 de novembro de 2024

 Site: https://www.jece.com.br/programacao2024

 --------------------------------------------------------------------------------

  XV REUNIÃO REGIONAL DA ANPED/SUL - 2024       

Tema: "Em defesa da formação humana e do caráter público da Educação"

Site: https://regionais.anped.org.br/sul2024/

 ---------------------------------------------------------------------------------

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO - CONBAlf - 2023

 Tema: Alfabetização e Democracia: Direito à leitura e à escrita

Acesse o VI CONBAlf 

 ---------------------------------------------------------------------------------

Outros eventos

Tema: IV Encontro do GT Ontologias Contemporâneas

Data: 7 a 9/11/2019

Locais: PUCRS (7 e 9/11) e ULBRA (8/11).


Resumo: 
Encontro do Grupo de Trabalho da ANPOF Ontologias Contemporâneas no qual se realizam diversas comunicações e debates com mesas como Antropocenos Possíveis, Feminismo Tentacular, Futuros Comuns, Políticas Animistas, Inumanismo, entre outros.

Tema:  Grupo Focal e Pesquisa em Educação - teoria e método

Data: 15 de setembro de 2017, às 14h

Local: Sala 203 - Prédio 14.

Convidada:  Dra. Maria Claúdia Dal'Igna  (UNISINOS) 


Resumo: A palestrante,  professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISINOS), apresentará as possibilidades de trabalho com Grupos Focais na Prática de Pesquisa em Educação, através do recorte metodológico de sua investigação de doutorado. 

Tema:  Ética em Pesquisa  

Data: 1 de setembro de 2016, às 9h30min

Local: Sala 203 - Prédio 14.

Convidado:  Drº Luís Henrique Sacchi dos Santos (UFRGS)

Medição: Drª. Marisa Vorraber Costa. (ULBRA)


Resumo: O palestrante,  membro da Comissão Coordenadora do PPGEDU/UFRGS e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (Sistema CEP/CONEP, abordará nesta edição das Jornadas de Pesquisa em Educação e Cultura, a relação entre as pesquisas no âmbito das Ciências Humanas e as questões éticas pautadas, na atualidade, para a realização das mesmas.

Tema: Escola Sem Partido


Data: 11 de novembro de 2016, às 14h 30min

Local: Sala 203 - Prédio 14.

Convidadas:  Profª Drª. Karla Saraiva (ULBRA); Profª Dra. Viviane Camozzato

 (UERGS) e Profª Dra. Ana Arnt (UNICAMP)


Resumo: Nesta edição, as palestrantes debaterão o projeto Escola Sem Partido e suas implicações na esfera da formação docente e ainda, na organização das práticas curriculares nas escolas, nos dias atuais.

Tema: Pesquisas com Pedagogia nos Estudos Culturais e as experiências em Universidades Internacionais.

Data: 29 de outubro de 2015, às 9h 30min

Local: Sala 203 - Prédio 14.

Convidados: 
Dra. Viviane Camozzato (UERGS)

Dndª. Paula Deporte de Andrade  (UFRGS)


Resumo: 
Nesta edição, as palestrantes apresentarão suas pesquisas de Doutorado constituídas nos campos da Pedagogia e dos Estudos Culturais. Também destacarão as contribuições dos seus períodos de estudos na Universidade de Lisboa (Drª Viviane Camozzato) e na University of Sydney (Dndª Paula Deporte de Andrade) para o fomento de suas investigações.

Tema: (In) visibilidade Vigilante: representações midiáticas e identidade de gênero
Data: 
23 de outubro de 2015, às 9h45min

Local: Sala 203 - Prédio 14.

Convidados: 
Dr. Steven Butterman (Center for Latin American Studies, University of Miami)
Dr. Luiz Felipe Zago (Universidade Luterana do Brasil)
Mediação: 
Drª. Maria Angélica Zubaran (Universidade Luterana do Brasil)


Resumo: 
Nesta edição, os palestrantes analisam e problematizam o conceito de identidade de gênero e sua operacionalização nas representações midiáticas contemporâneas. Também serão apresentados os percursos conceituais e metodológicos dos pesquisadores.

Tema: Conversas sobre biopolítica

Data: 18 de setembro de 2015, às 14h 30 min 

Local: Sala 203  - Prédio 14. 


Convidados:  
Drº Sylvio Gadelha (Universidade Federal do Ceará) 

Drº Pablo Benevides (Universidade Federal do Ceará)


Resumo: Nesta edição, os palestrantes discutem sobre o conceito de biopolítica e as articulações possíveis nas práticas de pesquisa contemporânea. Também serão apresentados os percursos conceituais e metodológicos dos pesquisadores. 

Tema: Painel - Interfaces entre Educação e Cultura: articulando possibilidades
Data: 03 de setembro de 2015, às 14h

Local: Auditório B  - prédio 14.

Convidados:  
Adriana Donato (Conselho Estadual de Cultura)

Hamilton Braga (Conselho Estadual de Cultura)

Felipe Mianes (Pós-doutorando PPGEDU/ULBRA)

Simone Luz Constante (Mestranda PPGEDU/ULBRA)


Mediação: Drª Maria Lucia Wortmann (PPGEDU/ULBRA)


Resumo: No encontro desta edição os palestrantes debatem sobre as possibilidades e potencialidades da articulação entre os campos da Educação e da Cultura, no que tange às políticas públicas, à organização de projetos e também às práticas de acessibilidade e inclusão.


Tema:
 Entre análise cultural e a análise do discurso: possibilidades em Estudos Culturais em Educação

Datas: 21 e 28 de maio de 2015, das 10h às 12h

Local: Sala 218 - prédio 14 (ao lado do Programa de Pós-Graduação em Educação)
Professores: Juliana Ribeiro de Vargas e Felipe Mianes


Resumo: As Jornadas de Pesquisa em Educação e Cultura têm como objetivo apresentar trajetórias de investigação no campo da Educação, em especial na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Nos encontros desta edição serão apresentados os estudos de doutorado dos proponentes, os quais tematizam, respectivamente, sobre a constituição de subjetividades femininas contemporâneas e as narrativas autobiográficas de pessoas com deficiência visual. Além da apresentação dos referidos estudos, será enfatizado o caminho metodológico traçado por cada um dos investigadores.

Tema: Trajetórias de pesquisa em Educação - corpo, saúde, gênero e sexualidade
Datas: 18 de setembro de 2014, das 13h às 14h; 17 de outubro de 2014, das 11:30h às 12:30h

Local: Sala 218 - prédio 14 (ao lado do Programa de Pós-graduação em Educação)
Professores: Luiz Felipe Zago e Tatiana Souza de Camargo


Resumo: As jornadas objetivam apresentar as trajetórias singulares de pesquisa no campo da Educação envolvendo temáticas como corpo, saúde, gênero e sexualidade. Tais trajetórias se inserem no contexto mais amplo, político-teórico, no qual estão inscritas as pesquisas em Educação no Brasil. Nesse sentido, privilegiar-se-ão os percursos conceituais e metodológicos dos professores Tatiana Souza de Camargo e Luiz Felipe Zago como motes para o debate acerca das possibilidades e dos limites intrínsecos ao planejamento, à construção, à implementação, à escrita e à publicação das pesquisas em Educação e dos dados por elas produzidos. Preconizar-se-á a discussão sobre aspectos éticos e políticos dos percursos empreendidos pelos professores.

Tema: Literatura digital e educação: novas identidades de leitor a partir da cibercultura
Data: 25/05/2012
Horário: das 13h30 às 15h


Professor: Edgar Roberto Kirchof


Resumo: A pesquisa investiga alguns dos deslocamentos ocorridos em relação à identidade do leitor infanto-juvenil a partir da interação com a literatura produzida no ciberespaço. A principal questão norteadora da pesquisa é em que medida as novas possibilidades de usos e práticas instauradas pela escrita e pela leitura eletrônica interferem na ordem dos discursos vigentes em nossa cultura contemporânea, dessa forma, atuando na constituição de novas identidades ligadas à leitura e ao sujeito leitor? Resumidamente, a pesquisa se configura a partir de três etapas: 1) seleção e análise de obras literárias produzidas em ambiente eletrônico, com linguagem hipertextual, a partir de sua composição literária bem como a partir dos discursos críticos já produzidos em torno de tais obras; 2) um trabalho de leitura de obras digitais em escola, realizado com alunos de ensino fundamental e ensino médio; 3) análise e reflexão sobre as especificidades da prática da leitura de obras digitais, conforme realizada na segunda etapa, enfatizando processos de constituição de identidades de leitor.

Tema: Educar-se na Alemanha

Data: 18/10/2012
Horário: 13h
Professora: Marisa Vorraber Costa


Resumo: Exposição acerca do estágio de pesquisa na Pädagogische Hochshule de Karlsruhe (como bolsista da Capes/MEC), onde a professora integrou uma equipe composta por estudiosas alemãs e suíças sobre vestuário de estudantes contemporâneos, e realizou outras atividades. A professora também apresenta dados, coletados em suas visitas a escolas da região, acerca da entrada da cultura contemporânea da mídia e do consumo em seus espaços, tendo dado, assim, continuidade às pesquisas que desenvolve no PPGEDU/ULBRA. 

Tema: Abordagens metodológicas pós-críticas na pesquisa em Educação
Data: 18/10/2012
Horário: das 13h30 às 15h


Professor: Luís Henrique Sacchi dos Santos (PPGEDU-UFRGS)
Resumo: A jornada pretende empreender uma revisão sobre as principais abordagens teórico-metodológicas pós-críticas na pesquisa educacional, tais como a pesquisa de inspiração etnográfica, a foto etnografia, a auto etnografia, a etnografia virtual, a utilização de grupos focais, as análises visuais, as análises culturais, as análises discursivas foucaultianas, as análises semióticas barthesianas, etc. A utilização de softwares de análise qualitativa de gravações e outros textos também será enfocada.


Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: ulbra@ulbra.br