O Programa

O programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) tem como área de concentração os Estudos Culturais em Educação. Visa à qualificação de professores e profissionais de diferentes áreas, para examinar a dimensão pedagógica de práticas culturais tais como o ensino, a produção de filmes, a escrita, a leitura, o consumo e o consumismo, atividades escolares e outras práticas culturais. O enfoque teórico-conceitual articula cultura e educação, tomando como campos de investigação os artefatos da cultura, como filmes, jornais e revistas, novas mídias, literatura, as leis, currículos entre outros.

Formação: Mestre em Educação
Modalidade Presencial
Pós-graduação Mestrado Acadêmico
Duração 4 semestres
Como Ingressar Processo Seletivo
Curso recomendado pela CAPES
Registre interesse

* Criar um espaço de estudos sobre as políticas educacionais e culturais em suas conexões com o amplo e matizado panorama das práticas sociais contemporâneas.

* Direcionar as discussões para as aproximações entre cultura e educação, especialmente no que se refere aos mecanismos implicados nas políticas de produção do conhecimento, de identidades e de regimes de representação, com vistas a:

a) Fazer avançar o campo do conhecimento;

b) Preparar pesquisadores em educação;

c) Qualificar docentes para o ensino superior.

Estudos culturais em Educação.

O curso de mestrado em Educação destina-se a graduados de todas as áreas interessados na discussão e análise da educação em suas variadas expressões. Direciona-se, especialmente, a docentes que queiram realizar formação para o magistério no ensino superior, bem como iniciar-se na prática investigativa.

O programa de Pós-graduação em Educação é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes - Ministério da Educação) através da Portaria 4.310, de 21/12/2004, publicada no Diário Oficial da União de 23/12/2004. O programa obteve nota 5 no processo de avaliação da área da Educação na Capes, e nota 4 na consolidação final, pelo CTC, no quadriênio 2013 -2016.

Os cursos de mestrado e doutorado que compõem os programas de pós-graduação Stricto Sensu da Ulbra passam a contar, a partir do primeiro semestre de 2019, com o Crédito Educativo (CredIES). O benefício é disponibilizado aos alunos através da parceria institucional com a Fundacred, possibilitando ao aluno o pagamento de 50% do valor das mensalidades e o saldo restante, parcelado, após a diplomação, com as menores taxas de crédito educacional do Brasil.

Conheça o Regulamento clicando aqui.

Simule o valor das mensalidades do seu curso e solicite crédito educativo em https://www.fundacred.org.br/site/simulador.

Saiba mais sobre o Crédito Universitário em ulbra.br/credies.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · Fax: +55 51 3477.1313 · E-mail: