Facebook

ULBRA Gravataí participa da II Feira do Microempreendedor

Publicado em 19/11/2014, em ULBRA.

Projeto visa auxiliar os pequenos empresários do município

feira-do-micro

De 20 a 22 de novembro, a ULBRA Gravataí participa da II Feira do Microempreendedor do munícipio, no Parcão da parada 79. O evento tem o objetivo de auxiliar pequenos e médios empreendedores na administração dos seus negócios. Nesta edição, a Feira também apresentará o I Fórum de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o diretor do campus, Orlando Konrad, a feira busca orientar os empresários que contribuem para o desenvolvimento da economia local. “Os cursos, palestras e oficinas capacitam os empreendedores na gestão do seu negócio”, declarou.

“Atualmente o tema empreendedorismo é considerado de extrema importância para a sociedade e, principalmente, para empresas de todo o tipo e porte, uma vez que viabiliza o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, bem como vantagens competitivas em todos os níveis”, acrescentou o secretário da SMDET, Rafael Evaldt,

Durante os três dias do evento, uma série de atividades será oferecida por bancos, instituições de ensino e secretarias municipais. Uma das novidades desta edição é a Rodada de Negócios, que facilita o contato entre empresas que compram e vendem produtos e serviços. A Rodada ocorre no SENAC Gravataí, às 14h, e as inscrições podem ser feitas no SEBRAE Gravataí.

As palestras iniciam na quinta-feira (20.11), às 10h, com o tema ‘Microempreendedor Individual’, apresentado pela agente do SEBRAE Kelly Junqueira. Na sexta-feira (21.11), às 19h, será a vez do professor do curso de Administração da ULBRA Gravataí, Cleber Domingues, ministrar a palestra ‘Estratégias de Negócios para o Empreendedor Varejista’, encerrando a rodada de debates do 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico de Gravataí. Mestre em Administração, Marketing Estratégico e consultor em gestão empresarial, Cleber possui experiência em estratégias mercadológicas, análise de mercado, vendas, varejo, serviços e atendimento. O credenciamento pode ser realizado no local e as vagas são limitadas.

A visitação da II Feira do Microempreendedor inicia às 10h de quinta-feira (20.11) e a abertura oficial ocorre às 15h. Outras informações sobre a programação estão disponíveis no site da Prefeitura de Gravataí.

Confira a programação completa da II Feira do Microempreendedor:

 

20/11 – Quinta-feira

10h – Microempreendedor Individual – Palestrante: Kelly Junqueira – SEBRAE

11h – Microcrédito Produtivo e Orientado – Palestrante: Maria Dias Possamai – Caixa Econômica Federal

14h – Educação Financeira para Empreendedor – Palestrante: Ronald Dennis Pantin Filho – Sociedade Gaúcha de Coaching

14h – Rodada de Negócios – Senac Gravataí

15h – Abertura Oficial no Parcão da 79

16h – Palestra no Parcão da 79 – Plano de Negócio – Palestrante: Professor Niélsen Jesus Ferreira Specht do SENAC

18h30 – Coaching para Empreendedor – Palestrante: Ronald Dennis Pantin Filho – Sociedade Gaúcha de Coaching

21/11 – Sexta-feira – I Fórum de Desenvolvimento Econômico

8h – Credenciamento – Parcão da 79

8h30 – Passeios Públicos – Palestrante Secretário Municipal Cláudio Santos – SMDUR

9h – Regularização Fundiária – Palestrante: Secretário Municipal Celso Fonseca, Arquiteta Lúcia Camargos Melchios e Arquiteto Nilton Medeiros Ourique – DEMHAB

9h30 – Econômia Solidária – Palestrante: Secretário Denner Leopoldo Gelinger e Assessora Jurídica Thaís Marcelino – SMTER

10h – Intervalo

10h30 – Licenciamento Ambiental – Palestrante: Diretor Técnico e Presidente Adjunto da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) Jackson Muller

11h – Nota Fiscal Eletrônica ISS/Gravataí – Palestrante: Diretor do Departamento da Receita Marcos Chabar Kapitansky – SMF

14h – Licenciamento de Alvarás – Palestrante: Secretário Municipal Rafael Evaldt

14h30 – Resíduos Sólidos – Palestrante: Secretário Municipal Pedro Bisch Neto – SMSU

15h – Gestão Participativa – Palestrante: Secretário Municipal Acimar Silva e Secretário Adjunto Sandro Gomes – SGCOM

15h30 – Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Cultural – Palestrante: Secretário Municipal Adão de Castro Júnior  – SEMURB

16h – Intervalo

16h30 – Orientação quanto ao Alvará Sanitário – Palestrantes: Coordenadora Patrícia Rosa e Médico Veterinário Marco Antônio Pereira – VIEMSA

17h – PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Palestrantes: Assistente Social Rosália Maria Neves e Psicóloga Adriana Aurélio da Silva – SMFCAS

19h – Estratégias de Negócios para o Empreendedor Varejista – Palestrante: Cleber Domingues – Professor da Ulbra – Consultor em Gestão Empresarial (Empresa Norte Mercadológico)

22/11 – Sábado

10h – Inovação e Criatividade nos Negócios – Palestrante: Professor Fernando Bergamin – Facensa

14h – Oficina de Planejamento Financeiro – Palestrante: Professor Rodrigo Silveira de Vargas – SENAC

16h – Oficina de Canvas – Palestrante: Professor João Paulo Martins e Professora Fabiana Assis Betat – SENAC

18h – Gestão Profissionalizada na Microempresa – Palestrante: Professora Vitória Lunardi – Facensa

20h – Encerramento

ULBRA Gravataí lança primeira edição da revista Ampliar

Publicado em 18/11/2014, em ULBRA.

Publicação eletrônica divulga atividades de pesquisa

Revista Ampliar

A ULBRA Gravataí promove nesta terça-feira (18.11), às 18h30, na sala dos professores, o coquetel de lançamento da Revista Ampliar. A publicação científica reúne trabalhos de alunos e professores da Universidade, de outras instituições e autores que publicaram artigos em outras revistas científicas. A revista pode ser acessada pelo site da ULBRA Gravataí.

Segundo o diretor do campus, Orlando Konrad, junto com o ensino e a extensão, a pesquisa é um dos pilares da Universidade responsável pela construção do conhecimento acadêmico. “Ela é fundamental no dia a dia da atividade universitária, necessária não somente à boa formação acadêmica, mas também à qualificação profissional, pois é notório que a produção científica possui um valor agregado incalculável”, declarou.

Um dos trabalhos publicados na revista é de autoria do professor da Faculdade Integrada de Taquara (FACCAT), Daniel Gevehr. Doutor em História, o docente analisou a obra do escritor Luiz Antônio de Assis Brasil para escrever ‘A literatura contando a história de Jacobina Maurer: a perspectiva ficcional sobre os mucker na obra Videiras de Cristal’. Outro trabalho de destaque foi elaborado por professores e um egresso do curso de Enfermagem do campus Gravataí. O trabalho ‘Grau de dependência para desenvolver atividades instrumentais da vida diária em adultos com miastenia grave’ apresenta as causas e sintomas da doença neuromuscular que causa fraqueza e fadiga aos portadores.

Revista Destaque Jurídico

            Nesta terça-feira, a ULBRA também fará o lançamento da Revista Destaque Jurídico. A publicação é de autoria do curso de Direito do campus e reuni artigos elaborados em 2013 por alunos e professores sobre temas como Estado Democrático, Código de Proteção e Defesa Do Consumidor e o Atraso do Pagamento Salarial. A revista é uma publicação online e está disponível no site da ULBRA Gravataí.

Mostra de Pesquisa promove palestra de abertura

Publicado em 18/11/2014, em Extensão.

Evento ocorre nesta terça-feira (18.11), no auditório

Mostra de Pesquisa 2014 cartaz_01_RED

A ULBRA Gravataí realiza nesta terça-feira (18.11), às 19h, no auditório, a abertura oficial da VI Mostra de Pesquisa e Extensão. Para abrir o evento, a Coordenação de Extensão promove uma palestra sobre cultura afro-brasileira, ministrada pelo professor de História do campus Canoas, Roberto dos Santos. A Mostra tem como objetivo estimular o conhecimento científico e promover a integração entre pesquisa, ensino e extensão. Em paralelo com as atividades ocorre a X Jornada Científica de Enfermagem e a VIII Jornada Científica de Psicologia.

Segunda a coordenadora de Extensão e Pesquisa, Maria Janine Dalpiaz, neste ano serão apresentadas as produções científicas de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo corpo docente e discente da Universidade e serão abordados aspectos culturais de outros povos.

Para complementar a programação da VI Mostra de Pesquisa e Extensão, no dia 20 de novembro, as coordenações de Extensão e de Ensino a Distância (EAD), em parceria com os cursos de Licenciaturas, promovem a palestra ‘Cultura e Jogos Indígenas’. O tema apresentado pelo professor do curso de Educação Física da ULBRA Gravataí Kassius Nitzke abordará a integração entre as diferentes tribos brasileiras e a história de vida destes povos que se reúnem anualmente em um dos maiores encontros esportivos e culturais da América. No campeonato são disputadas modalidades como arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida de tora, natação, entre outras.

A VI Mostra de Pesquisa e Extensão iniciou na última segunda-feira (17.11) e segue até sábado (22.11). A iniciativa compreende trabalhos desenvolvidos nas modalidades: Pesquisa em sala de aula, Trabalho de Conclusão de curso, Iniciação cientifica, Projetos de extensão e Cientista do futuro. Os trabalhos inscritos são apresentados com o acompanhamento de professores orientadores nas modalidades Pôster, com horário definido para apresentação, Oral, com a apresentação realizada em salas de multimeios, e Sala de Aula, na qual os autores apresentam os trabalhos para a turma.

© Ulbra