Facebook
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .

Feriado pelo Dia do Professor

Publicado em 29/08/2014, em Uncategorized.

cartao-feriado

15 DE OUTUBRO DE 2014

O Conselho Universitário da Universidade Luterana do Brasil, em atendimento à Cláusula 43 da Convenção Coletiva de Trabalho – CTT Sinpro/RS e Sinepe/RS, aprovou alteração no Calendário Acadêmico 2014, definindo como feriado o dia 15 de outubro de 2014, data destinada à comemoração pelo Dia do Professor.

Desta forma, as alterações são como segue:
- 13 de outubro de 2014: As atividades acadêmicas serão mantidas nos três turnos;
- 15 de outubro de 2014: Feriado pelo Dia do Professor.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2014 para as unidades ULBRA/ RS atualizado
e o Aditamento da Resolução.

Banda Delicatessen faz show no auditório da ULBRA Gravataí

Publicado em 02/09/2014, em Extensão.

Ingressos estão disponíveis na Central de Atendimento ao Aluno

Delicatessen - Carlos Sillero  (8)

Para encerrar as atividades do Agosto Cultural, a ULBRA Gravataí recebe nesta terça-feira (02.09), às 20h, no auditório, a banda de jazz Delicatessen. O grupo extrai dos estandartes do jazz diferentes ângulos e possibilidades musicais imprimindo nas canções o sotaque da bossa nova. A turnê, que ainda passará por mais 11 cidades, faz parte do projeto ‘Cidades Universitárias’ promovida pela Secretaria de Estado da Cultura.

A Delicatessen foi formada no final ano de 2006 e é composta pela cantora Ana Krüger, o baixista Nico Bueno e o baterista Mano Gomes. O disco de estreia do grupo, Jazz + Bossa, foi um dos maiores destaques da música independente brasileira nos últimos anos, com mais de 20 mil cópias vendidas, sendo quatro mil cópias da edição japonesa.

A banda venceu o Prêmio da Música Brasileira pelo disco My Baby Just Cares For Me e o Prêmio Açorianos de Música, nas categorias: Melhor Disco de Jazz, Melhor Intérprete de Jazz, Melhor Instrumentista de Jazz e Melhor Compositor de Jazz. O disco mais recente, Goodnight Kiss, recebeu o troféu de melhor disco de língua estrangeira na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira.

Os ingressos para o show devem ser retirados na Central de Atendimento ao Aluno, até uma hora antes da apresentação, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. A ULBRA Gravataí está localizada na Avenida Itacolomi, nº 3600, bairro São Vicente.

Direito promove reflexões sobre criação e execução de leis

Publicado em 01/09/2014, em Cursos.

Projeto “Conversando sobre…” aborda os Projetos de Lei

conversando_projetos_lei1

O curso de Direito da ULBRA Gravataí promove no mês de setembro a quinta edição do projeto “Conversando sobre… Com o professor…”. Apresentados pelos docentes do curso, os debates deste semestre são baseados nos projetos de leis apresentados no Senado.

Segundo o coordenador do curso de Direito, Gonzaga Adolfo, o projeto de lei é um dos mais importantes instrumentos de democratização. “Através de criação e execução, tornamos os projetos de lei um dos mecanismos que permite propor mudanças no funcionamento da estrutura sócio política do país”, declarou.

Entre os assuntos abordados estão as ‘Medidas de segurança no Projeto de Lei do Código Penal’, o ‘Projeto de Nova Lei Autoral’, o ‘Projeto de Lei de Licitações’ entre outros projetos polêmicos como a ‘Proibição do uso de máscaras em manifestações’ a ‘Política Nacional de Participação Popular’ e o ‘Juízo investigativo no Projeto de CPP’.

As inscrições gratuitas para o projeto “Conversando sobre Projetos de Lei” devem ser feitas na Coordenação do curso de Direito. As vagas são limitadas e a participação vale uma hora de atividades complementares. Os encontros ocorrem na sala 07 do prédio 03. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 240, ou através do e-mail ulbragravatai@ulbra.br.

Confira abaixo a programação do projeto “Conversando sobre…”

 

02/09 – Terça-feira – 18 horas

Tema:Medida de Segurança no Projeto de Lei do Código Penal

Professor: Denis Carara

 

03/09 – Quarta-feira – 18 horas

Tema:Projeto de Nova Lei Autoral.

Professor: Gonzaga Adolfo

 

04/09 – Quinta-feira – 8 horas

Tema:Projeto de Lei de Licitações

Professor: Ângela Molin

 

05/09 – Sexta-feira – 18 horas

Tema:PL nº 5.964/13: Proibição do uso de máscaras em manifestações.

Professor: Leonardo Cusato

 

08/09 – Segunda-feira – 18 horas

Tema:Política Nacional de Participação Popular

Professor: Arlete Arruda

 

09/09 – Terça-feira – 18 horas

Tema:O Juízo investigativo no Projeto de CPP

Professor: Joerberth Nunes

 

10/09 – Quarta-feira – 8 horas

Tema:Mediação no Projeto de Lei do novo CPC

Professor: Lisiana Carraro

 

10/09 – Quarta-feira – 18 horas

Tema:PL sobre o uso da maconha: enfoque criminológico

Professor: Moysés Pinto

 

11/09 – Quinta-feira – 18 horas

Tema:PL nº 3212/2012: Licença Paternidade de 30 dias

Professor: Paulo Tscheika

 

12/09 – Sexta-feira – 8 horas

Tema:PL nº 8.045/2010: Alterações no CPP

Professor: André Cézar

 

12/09 – Sexta-feira – 18 horas

Tema:PL sobre terceirização nos setores públicos e privados

Professor: Lauro Feller

 

16/09 – Terça-feira – 8 horas

Tema:O Processo de Conhecimento no novo CPC

Professor: Reni Freitas

 

17/09 – Quarta-feira – 8 horas

Tema:As cautelares no PL do novo CPC

Professor: Tatiana Spagnolo

 

18/09 – Quinta-feira – 8 horas

Tema:PL de alterações no Código de Trânsito brasileiro

Professor: Leonel Carivali

 

19/09 – Quinta-feira – 8 horas

Tema:PL de regulamentação da Lei Anti-corrupção

Professor: Roberto Bastiani

 

22/09 – Segunda-feira – 18 horas

Tema:Os recursos cíveis no Projeto de Lei do novo CPC

Professor: Solange Quinteiro

Evento discute a atuação do psicólogo na sociedade

Publicado em 01/09/2014, em Cursos.

XVII Semana Acadêmica de Psicologia ocorreu nos dias 26 e 27.08

Atividades foram conduzidas pelos acadêmicos do curso

Acadêmicos do curso conduziram as atividades

Com o tema ‘Saúde Mental’, o curso de Psicologia da ULBRA Gravataí realizou nos dias 26 e 27.08, no auditório, a sua XVII Semana Acadêmica. A programação incluiu palestras com representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS) e profissionais que trabalham em programas de saúde do Governo.

Na terça-feira (26.08), o psicólogo Mateus Daitx e a especialista em Saúde da Família e Comunidade, Cristiane Pegoraro, juntamente com as acadêmicas Teresinha Teixeira e Ernestina Diesel, participaram do painel ‘As contribuições da Psicologia para as políticas públicas de saúde mental’. De acordo com Mateus, a prática em saúde mental é uma responsabilidade social. “Ela deve se relacionar ao desenvolvimento histórico da sociedade, respeitando os conselhos e conferências de saúde”, comentou.

Durante a sua fala, Cristiane apresentou a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que envolve as unidades de Atenção Básica em Saúde, os centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as unidades de Pronto Atendimento (UPA). “A política pública de saúde mental promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é uma atuação só de gabinete, é gestão de caso e de diálogo com a rede de atendimento”, explicou.

Na quarta-feira (27.08), a representante do CRP-RS, Flávia Mattos, conversou sobre a estrutura e as funções do Conselho. “Orientamos e fiscalizamos os profissionais em seu trabalho como psicólogos e regulamentamos a profissão por meio de resoluções que instituem regras de conduta profissional em consonância com o Código de Ética”, ressaltou. Segundo a palestrante, atualmente são 16.949 psicólogos inscritos e ativos no Rio Grande do Sul.

Flávia Mattos conversou sobre a estrutura e as funções do CRP-RS

Flávia Mattos apresentou a estrutura o CRP-RS

Na segunda palestra da noite, os egressos do curso de Psicologia da ULBRA, Rosinei Trajano e Fabiano Raupp, apresentaram o tema ‘Inserção no Mercado de trabalho’. Fabiano mostrou que existem outros mercados a serem explorados pelos psicólogos, como o coaching. “É um processo instigante e criativo, que provoca e inspira o cliente a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”, declarou. Para o especialista, cerca de 80% das habilidades de liderança estão ligadas às habilidades interpessoais. “Por esse motivo, mais de dois terços das pessoas pedem demissão de seus chefes, não das empresas”, salientou.

Egressos do curso foram destaque na última noite do evento

Egressos do curso foram destaque na última noite do evento

A XVII Semana Acadêmica de Psicologia encerrou com um coquetel em homenagem ao Dia do Psicólogo.

© Ulbra