Facebook
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .

Integrante do ULBRATI lança seu segundo livro

Publicado em 31/10/2014, em Extensão.

Osvando Perez autografou na Feira do Livro de Gravataí

Osvando junto da esposa na sessão de autografos

Osvando junto da esposa na sessão de autógrafos

O participante do projeto de Extensão ULBRA Terceira Idade (ULBRATI) Osvando Perez Alves autografou no dia 08 de outubro o seu segundo livro de poesias.  A sessão de autógrafos de ‘100 Poesias da Alma – Volume II’ foi realizada durante a 28ª Feira do Livro de Gravataí, na Praça Borges de Medeiros. Professores e colegas do grupo prestigiaram o amigo escritor.

Segundo o autor, o primeiro volume de 100 Poesias da Alma, lançado em fevereiro deste ano, marcou o início da sua trajetória como escritor. “Com a ajuda dos filhos e amigos, que acreditaram em mim, pretendo escrever inúmeros outros livros”, comentou o escritor. A publicação está disponível no site www.livrateria.com.br. Apostando em uma variedade de temas que passa pelas reminiscências da infância, amor, contos de fadas e datas comemorativas, como Natal e Páscoa, o aposentado prepara o terceiro volume de Poesias da Alma para o inicio de 2015.

Durante a sessão de autógrafos do segundo volume, a coordenadora de Extensão, Maria Janine Dalpiaz, ressaltou a força de vontade de Alves para publicar o seu livro. “Além de um poeta e um grande amigo de todos, seu Osvando demonstra uma alegria que contagia a todos que o conhecem, é uma pessoa muito especial para quem tem o prazer de conviver com ele”, acrescentou.

Coordenadora de extensão Maria Janine prestigiou o evento

Coordenadora de extensão, Maria Janine, prestigiou o evento

O escritor frequenta a ULBRATI junto com a esposa desde 2010. “Foi através de uma sobrinha que cursava Educação Física e que trabalhou como monitora da ULBRA que eu conheci as atividades do grupo de Terceira Idade e criei um vínculo de amizade com as pessoas que participam”, contou Alves.

 Os interessados em participar da ULBRATI podem entrar em contato com a coordenação do curso de Educação Física pelo telefone (51)3431-7677, ramal 261, ou pelo e-mail edfisica@ulbra.br. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

ULBRA Gravataí debate a fé e a psicanálise

Publicado em 30/10/2014, em Pastoral.

Evento será realizado nesta quinta-feira (30.10), às 19h

Fé cristã e psicanálise RED

 

A Pastoral da ULBRA Gravataí, em parceria com o curso de Psicologia, promove na quinta-feira (30.10), às 19h, o debate acadêmico “Fé cristã e a Psicanálise: (im)possibilidades e (inter)locuções”. O evento ocorre no auditório e terá como convidados o pastor Vilson Regina e o professor do curso de Psicologia Aurélio Marcantonio. A atividade faz parte da comemoração da Reforma Protestante, celebrada no dia 31 de outubro.

O tema do debate foi o assunto escolhido pelo pastor Vilson para o seu artigo de conclusão do curso de Psicologia, em 2011. “É com grande honra que faço do meu trabalho de conclusão um debate para os acadêmicos de dois assuntos tão relevantes”, declarou o pastor.

Durante o evento será abordada a relação entre ciência e religião a partir de conceitos baseados em artigos e resenhas de psicanalistas, entre eles o austríaco Sigmund Freud e o suíço Max Pfister. A atividade contará também com a participação do capelão do campus, pastor Rafael Nerbas, e do mestre em Psicologia com especialização em filosofia do conhecimento e da linguagem, professor Aurélio Marcantonio. O docente tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicopatologia e Psicanálise, atuando principalmente nos temas psicanálise, saúde mental, psicoterapia, psicopatologia e psicossomática.

O debate “Fé e Psicanálise” é aberto ao público. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3437-7677, ramal 253 ou pelo e-mail ulbragravatai@ulbra.br.

 

Reforma Protestante

A Reforma Protestante foi liderada pelo monge alemão Martinho Lutero, que confrontou a ideia de que o perdão pelo pecado poderia ser comprado por meio da venda de indulgências. Mais do que na religião, a Reforma ajudou a desencadear uma nova realidade social do século XVI. Lutero é lembrado até hoje por seu impacto na sociedade medieval e as mudanças que provocou na educação, política, sociedade e economia.

Professor da ULBRA recebe Prêmio Docência do CRA-RS

Publicado em 29/10/2014, em Cursos.

Evento homenageou trajetória do docente na área da Administração

01

O professor da ULBRA Gravataí, Cleber Domingues, foi homenageado na 1º edição do Prêmio de Docência no Ensino Superior de Administração. Organizado pela Câmara para Assuntos de Ensino do Conselho Regional de Administração (CRA-RS), o evento visa incentivar e reconhecer os profissionais no exercício da docência. A entrega da premiação ocorreu durante o VII Encontro de Professores e Coordenadores de cursos de Administração do Rio Grande do Sul, nos dias 10 e 11 de outubro, em Canela.

Graduado em Administração e em Comércio Exterior com especialização em Marketing, o professor Cleber recebeu a medalha de bronze representando os 15 anos de docência. “Foi uma grande alegria receber um prêmio de tamanha importância dentro da minha área de atuação e representar a instituição na qual leciono”, relatou.

Mestre em Administração pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, da Argentina, e professor da ULBRA desde 1994, Cleber ministra as disciplinas de Administração de Vendas e Consumidor e Consumismo, nos cursos de Especialização, e Administração de Vendas, Comércio Exterior, Gestão de Varejo e Serviços, Marketing Avançado e Marketing Básico, nos cursos de Graduação.

Além da medalha de bronze, o Prêmio de Docência no Ensino Superior de Administração contou com outras duas modalidades: Ouro, para profissionais com 30 anos de docência, e Prata, para profissionais com 25 anos de experiência em sala de aula. Para concorrer ao prêmio, os candidatos deveriam ter um mínimo de cinco anos de registro no CRA-RS, inscrever-se por meio de formulário eletrônico e apresentar a documentação comprobatória.

© Ulbra