Facebook

Campus realiza programação especial para as mulheres

Publicado em 06/03/2015, em ULBRA.

Atividades iniciam nesta sexta-feira (06.03) com o Momento Devocional

Programação Dia da Mulher RED

A ULBRA Gravataí realiza nesta sexta-feira (06.03), às 13h30, na capela, o Momento Devocional especial sobre a mulher. A iniciativa abre a programação de março dedicada ao Dia Internacional da Mulher, que terá, ainda, dicas de saúde, sessão de fotos e maquiagem, rodas de conversa com alunas de intercâmbio e mostra de trabalhos artísticos.

De acordo com o capelão do campus, pastor Rafael Nerbas, o Devocional será dedicado às funcionárias, professoras e alunas do campus. “Preparamos uma pequena surpresa para aquelas que prestigiarem esse momento de reflexão que a Pastoral realiza semanalmente”, comentou.

Para a coordenadora de Extensão, Maria Janine Dalpiaz, a programação do Dia da Mulher deste ano, além de discutir questões relacionadas ao universo feminino, permitirá conhecer a realidade de mulheres de outros países. “No dia 26.03, alunas intercambistas da Espanha participarão de uma roda de conversa sobre as questões de ser mulher em outro país, como vivem, as relações familiares, emprego, entre outros temas”, disse. A atividade foi idealizada em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da ULBRA.

A programação do Dia da Mulher conta com outras atividades organizadas em parceria com entidades civis e poder público. Na quarta-feira (11.03), às 19h15, no auditório, com o apoio do SindiMulher, grupo formado por empresárias de Gravataí, ocorre o bate-papo ‘Mulheres empreendedoras e suas experiências’. No sábado (14.03) o curso de Enfermagem e a Secretária Municipal de Saúde realizam a coleta de material para prevenção de câncer de colo de útero na Unidade Básica de Saúde Águas Claras.

Desenvolvida pela Coordenação de Extensão, Pastoral Universitária, Ensino a Distância (EAD), curso de Enfermagem, Sindilojas e Assessoria de Relações Internacionais, a programação completa do Dia Internacional da Mulher está disponível no site www.ulbra.br/dia-internacional-da-mulher. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 244, ou pelo e-mail ulbragravatai@ulbra.br.

ULBRA Gravataí recepciona calouros

Publicado em 04/03/2015, em ULBRA.

Novos alunos lotaram o auditório na última terça-feira (03.03) 

Alunos lotaram o auditório para a recepção aos calouros

Alunos lotaram o auditório para a recepção aos calouros

A ULBRA Gravataí realizou na última terça-feira (03.03), no auditório, a tradicional Recepção aos Calouros do semestre 2015/1. Na ocasião, os novos acadêmicos assistiram a palestra “Desafios da geração Y: planejamento e tomada de decisões no mundo digital”, ministrada pela doutoranda em Ciências da Saúde, Luciana Tisser.

A programação da noite teve início com a mensagem do capelão do campus, pastor Rafael Nerbas, e do diretor da unidade, Orlando Konrad, que destacaram os desafios do professor ao receber em sala de aula os alunos da Geração Y e o compromisso da instituição em oferecer um ensino de qualidade. “As mudanças tecnológica têm ocorrido de forma muito rápida e o métodos de aprendizagem precisam evoluir também”, comentou.

Diretor Orlando Konrad saudou os novos alunos

Diretor Orlando Konrad saudou os novos alunos

Em seguida, a psicóloga Luciana Tisser conversou sobre planejamento e tomada de decisões em sua palestra ‘Desafios da geração Y’. Segundo a palestrante, a resolução de problemas passa por uma série de etapas: identificação do problema, análise, estabelecimento de soluções alternativas, análise e comparação das soluções, seleção das alternativas mais adequadas, implantação da alternativa e avaliação do processo. “A todo o momento, em nossas atividades cotidianas, tomamos uma série de decisões focada em objetivos específicos. Na vida acadêmica não é diferente. Começamos decidindo que carreira seguir e idealizando o curso que escolhemos. Logo em seguida, precisamos definir o que e como estudar para atingir a meta final”, disse.

Especialista em Neuropsicologia e professora, Luciana explicou as diferenças de comportamento entre as gerações que nasceram após os anos 60. “As pessoas da Geração X são práticas, empreendedoras e independentes. Elas prezam a coletividade, a cultura e a popularização. A Geração Y é questionadora, multitarefa e imediatista. Tecnologia, velocidade, individualismo e urgência são o que definem essa geração. A Geração Z está preocupada com a beleza e tem como traços marcantes a socialização por meio eletrônico, o rápido aprendizado, a vaidade, a dispersão e a flexibilidade”, explicou.

Professora Luaciana Tisser explicou as diferenças entre as gerações nascidas após 1960

Palestrante explicou as diferenças entre as gerações nascidas após 1960

Luciana também comentou sobre o comportamento da Geração Y em sala de aula. “Um grupo com esse perfil precisa ter uma prática educativa com foco na resolução de problemas e isso é possível através de um acordo entre alunos e professores baseado em respeito, interesse, disponibilidade, compromisso, dedicação, estudo, paciência, abdicação e cumprimento de metas”, acrescentou.

Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o coordenador sobre a matriz curricular, o quadro docente, o mercado de trabalho e outras questões relacionadas aos cursos.

Na quinta-feira (05.03) ocorrerá a Recepção aos Calouros dos cursos da manhã, com a palestra “A importância da administração do tempo na era do conhecimento”, ministrada pelo professor da ULBRA Canoas, Sandro Wollenhaupt. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail ulbragravatai@ulbra.br.

Recepção aos Calouros abordará os desafios da Geração Y

Publicado em 03/03/2015, em ULBRA.

Evento ocorre terça-feira (03.03), às 19h, no auditório

 Os desafios da Geração Y

A ULBRA Gravataí realiza nesta terça-feira (03.03), às 19h, no auditório, a Recepção aos Calouros. O encontro, que marca o início do semestre 2015/1, terá como atividade principal a palestra “Desafios da geração Y: planejamento e tomada de decisões no mundo digital”, ministrada pela doutoranda em Ciências da Saúde, Luciana Tisser.

Segundo o diretor do campus, Orlando Konrad, a recepção é um momento importante para dar as boas vindas aos acadêmicos e apresentar a estrutura do campus. “Os alunos tem a oportunidade de conversar com o coordenador sobre a matriz curricular, o quadro docente, o mercado de trabalho e outras questão relacionadas ao curso”, declarou.

Mestre em Ciência da Neurociência com especialização em Neuropsicologia, a psicóloga Luciana Tisser abordará a gestão do tempo entre a geração da internet na palestra ‘Desafios da geração Y’. “Meu propósito é conseguir uma reflexão perante esse novo status que os adolescentes ganham ao entrar na universidade. Além de abordar os desafios na tomada de decisões, veremos quais os planejamentos a serem realizados para auxilia-los nesta nova etapa de suas vidas”, ressaltou.

A recepção aos calouros dos cursos da manha será realizada na quinta-feira (05.03). Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail ulbragravatai@ulbra.br.

© Ulbra