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Projeto Reciclo-Óleo ensina como reaproveitar o óleo de cozinha

Publicado em 25/07/2014, em Extensão.

Conheça os benefícios da reciclagem do material

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Criado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, o Projeto Reciclo-Óleo desenvolve a conscientização de crianças e adolescentes sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo de cozinha. Coordenado pela professora Maria Isabel Morgan Martins desde 2010, a iniciativa desenvolve atividades extraclasses sobre reciclagem em comunidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Para saber em quais cidades o projeto é realizado acesse o blog http://reciclo-oleo.blogspot.com.br.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil produz três bilhões de litros de óleo vegetal comestível por ano. Cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. Além disso, o resíduo pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de lixo jogado indevidamente no vaso sanitário e facilitar o alagamento de ruas e avenidas devido à impermeabilização do solo.

“O descarte incorreto do óleo de cozinha pode prejudicar a água e o solo, entupindo as tubulações e, até mesmo, prejudicar o funcionamento das estações de tratamento de água. Quando vai parar em rios e lagos, impede a passagem do sol para a fotossíntese e prejudica os seres aquáticos”, declara a professora Isabel.

Para alertar sobre esse perigo, o projeto Reciclo-Óleo realiza gratuitamente palestras e oficinas em escolas e associações ensinando os participantes a produzir o seu próprio material de limpeza e higiene. “Incentivamos a população a produzir seu o material e explicamos que o óleo pode ser reaproveitado para diversas finalidades”, ressalta a coordenadora do projeto.

Entre os destinos esta a produção de resina para tintas, sabão em barra, detergente de louça, glicerina, aditivo de ração para animais, asfalto ecológico e biodiesel. Derivado de fontes renováveis, o biodiesel extraído do óleo de cozinha é uma das melhores alternativas em combustível porque não exige mudança nos motores movidos a diesel do petróleo e não traz aumento de gás carbônico na atmosfera.

As doações de óleo de cozinha para o projeto Reciclo-Óleo devem ser depositadas em garrafa pet no ponto de coleta localizado no saguão do Prédio 2, na ULBRA Gravataí. Além de ser utilizado nas oficinas de fabricação de sabão e detergente, o material também é repassada às empresas fabricantes de biodiesel.

Consultoria Escolar: o auxílio à educação

Publicado em 24/07/2014, em Cursos.

Programa do NIP atende professores e diretores de escola

Logo Psico

A ULBRA Gravataí está com inscrições abertas para o Programa de Consultoria Escolar 2014. Organizado pelo Núcleo Integrado de Psicologia (NIP), em parceria com a Processo, a iniciativa oferece recursos às escolas que buscam auxílio para enfrentar os desafios na educação. As inscrições para o programa podem ser feitas à tarde, no NIP, localizado no estacionamento do campus, ao lado do SAJULBRA.

O projeto é coordenado pela professora do curso de Psicologia Claudia Bernardi. Doutora em Educação, Claudia atua como supervisora de estágios acadêmicos em Psicologia e Processos Educativos e orienta trabalhos de conclusão de curso. A docente salienta que a Processo existe desde 2002, trabalhando em parceria com as escolas da região do Vale do Gravataí e atuando no diagnóstico dos problemas e no planejamento pedagógico das instituições de ensino.

Em quais tipos de escolas é realizada a consultoria escolar?

O trabalho é realizado em escolas Públicas e Comunitárias de Ensino Infantil, Fundamental e Médio do município de Gravataí e Região Metropolitana.

De que forma pais e professores podem ajudar no desenvolvimento do aluno? Como funciona a integração entre aluno, escola e família durante a consultoria?

É imprescindível pais e professores trabalharem juntos com o aluno para o desenvolvimento de suas capacidades. Pais participantes no cotidiano da escola e professores buscando a integração desses pais propiciam a integração das partes e o desenvolvimento do potencial do aluno. A consultoria tem como objetivo do seu trabalho desenvolver e promover atividades para a realização da integração aluno, escola e família.

Que tipo de acompanhamento é realizado após a consultoria?

Após o trabalho desenvolvido fazemos uma avaliação final com a escola, onde são discutidos e revistos os objetivos traçados. A Consultoria sempre se coloca à disposição para, em outro momento, se necessário, realizar um novo trabalho no local.

Atualmente, quais são os desafios educacionais enfrentados pelos professores e pela direção da escola?

Os desafios atuais são diversos e variam conforme os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos da comunidade escolar. Podemos destacar alguns desafios que observamos com frequência: inclusão, relacionamento interpessoal, valorização e reconhecimento dos professores, motivação, limites, violência, aprendizagem e novas tecnologias. Esses aspectos exigem políticas públicas eficazes, formação continuada de professores, novas estratégias de ensino e atualização constante do papel da escola.

Como trabalhar com as diferenças sociais e culturais que existem não só entre os alunos, mas entre professores também?

É necessário diálogo, integração, troca de experiências e construção de espaços para que essas questões sejam discutidas e estratégias de intervenção sejam elaboradas. A consultoria trabalha, inicialmente, com a observação e reconhecimento do local e de suas necessidades para depois, juntamente com os atores sociais do processo, elaborar projetos de intervenção, levando em conta o perfil da comunidade escolar e suas necessidades. Acreditamos que assim, singularizando cada situação, poderemos trabalhar e desenvolver nosso principal objetivo, a prevenção e promoção de saúde na Educação.

Como o diretor da escola pode conciliar a busca por resultados pedagógicos satisfatórios com as atribuições de gestão (questões salariais, jurídicas, infraestrutura)? 

Esta é uma questão complexa, e cada gestor, a partir da contextualização da sua realidade escolar, terá de desenvolver e criar possibilidades e alternativas. A Psicologia escolar pode mediar e auxiliar na composição e solução dessas questões através da reflexão, prevenção e promoção de saúde no espaço escolar.

Quantas pessoas trabalham na Processo? Qual é o perfil da equipe?

A Processo é um serviço do Núcleo Integrado de Psicologia do curso de Psicologia da ULBRA Gravataí. É composta por uma professora supervisora do curso de Psicologia e estagiários do estágio curricular acadêmico em Psicologia e processos Educativos. Atualmente três estagiários compõem a equipe. O perfil do consultor escolar exige conhecimento teórico e busca constante de aprimoramento, habilidades interpessoais, iniciativa, autonomia e criatividade.

 

Onde as pessoas podem buscar mais informações sobre a consultoria?

Outras informações sobre a Consultoria Escolar podem ser obtidas pelo site www.ulbra.br/gravatai, pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 235, ou pelo e-mail ulbragravatai@ulbra.br.

Vestibular Extra: última chance para cursar uma graduação

Publicado em 22/07/2014, em ULBRA.

Candidatos podem agendar o dia da prova

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Os interessados em cursar uma graduação têm as últimas oportunidades para se inscrever para o processo seletivo 2014/2. Estão abertas as inscrições para o Vestibular Extra para os cursos presenciais. Nesta etapa, a data da realização da prova pode ser agendada pelo candidato conforme as opções disponíveis. As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 28.07 pelo site www.ulbra.br/vestibular ou até às 20h do dia 29.07 no campus.

Na ULBRA Gravataí são ofertados os cursos presenciais de Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Pedagogia e Psicologia. A novidade deste processo seletivo é a oferta do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Com duração de quatro semestres, a graduação visa fomar profissionais aptos a trabalhar em controle e garantia de qualidade e nos processos de certificação, conduzindo e orientando a implantação, supervisão e manutenção dos processos de qualidade.

Pensando no aluno que deseja financiar a sua graduação, a ULBRA fechou parceria com a FUNDAPLUB para a oferta de crédito educativo. Com o beneficio, o acadêmico financia até 50% dos estudos e começa a quitar as prestações no mês seguinte à formatura. Mais informaçõe no site www.ulbra.br/fundaplub. Para os alunos que pretendem financiar até 100% da graduação, a ULBRA disponibiliza o Fundo de Investimento Estudantil (FIES). Com a facilidade, o acadêmico tem a opção de parcelar o valor da graduação em até três vezes o período do curso, acrescido de 12 meses, e começar a pagar depois de 18 meses do término do curso. Mais informações no site www.ulbra.br/fies.

O Vestibular Extra pode ser agendado para o dia 24 ou 30 de julho. A prova consiste em uma Redação sobre um tema atual. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail ulbragravatai@ulbra.br ou pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 275.

Ingresso pelo ENEM

A ULBRA reserva até 10% (dez por cento) das vagas dos cursos ofertados nesta edição, para candidatos que desejam utilizar sua avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dos anos 2011 e 2012 como critério de classificação para o processo seletivo. Para a inscrição, o candidato deve acessar o site www.ulbra.br/vestibular e realizar o cadastro em formulário próprio, anexando cópia digitalizada do desempenho no ENEM. Neste caso, o candidato está dispensado de realizar a prova, e concorrerá com a nota do seu Boletim de Desempenho. A inscrição para participar desta modalidade é até o dia 30 de julho, diretamente pela internet.

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