Facebook

ULBRA Gravataí terá 183 bolsas integrais de estudo

Publicado em 25/06/2015, em Prouni.

Candidatos têm até o dia 29.06 para entregar documentação

1

 

A ULBRA Gravataí ofertará 183 bolsas de estudos integrais (gratuitas) pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e pelo Programa de Reestruturação de Instituições do Ensino Superior (Proies) no segundo semestre de 2015. Serão 158 vagas para cursos presenciais e 25 vagas para a modalidade à distância.

Para ter acesso às bolsas o candidato deverá ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, ter obtido nota superior a zero na redação e, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Também é preciso ter frequentado escola pública ou ser bolsista em escola particular e possuir renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar concorrendo a cursos de licenciatura.

Atualmente, a Universidade está recebendo a documentação de comprovação da condição socioeconômica dos candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni. A lista foi divulgada pelo Ministério de Educação (MEC) no dia 22.06. Porém, antes de entregar os documentos, o aluno deverá preencher a Ficha de Selecionados, disponível no site www.ulbra.br/prouni.

A lista dos candidatos aprovados na 1ª chamada nas Unidades ULBRA em todo Brasil será divulgada no dia 04 de julho de 2015, No dia 06 de julho de 2015, o MEC divulgará a relação dos candidatos selecionados na 2ª Chamada.

 

Tabela de bolsas integrais

CURSOS PRESENCIAIS

Administração: 28

Ciência da Computação: 21

Direito: 23

Educação Física: 27

Enfermagem: 15

Gestão da Qualidade: 11

Pedagogia: 9

Psicologia: 24

 

CURSOS EAD

Administração: 3

Ciências Biológicas: 1

Ciências Contábeis: 1

Física: 1

Geografia: 1

Gestão Ambiental: 1

Gestão da Produção Industrial: 1

Gestão de Recursos Humanos: 1

Gestão Financeira: 2

Gestão Pública: 1

História: 1

Letras – Português: 1

Matemática: 1

Negócios Imobiliários: 1

Pedagogia: 5

Processos Gerenciais: 1

Serviço Social: 1

Sistemas para Internet: 1

ULBRA cadastra selecionados na 1° chamada do Prouni

Publicado em 23/06/2015, em Prouni.

Candidatos têm até o dia 29.06 para entregar documentação

3

 

A ULBRA Gravataí abriu o período de cadastramento dos estudantes pré-selecionados na 1ª chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O candidato deverá fazer o seu cadastro no site www.ulbra.br/prouni e entregar a documentação de comprovação da condição socioeconômica até o dia 29 de junho de 2015, na Central de Atendimento ao Aluno. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h20 às 21h45.

Confira a lista de documentos necessários

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Conforme orientação do Ministério da Educação (MEC), o estudante deve ficar atento aos prazos estabelecidos no Edital, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do Prouni na internet ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161).

Confira o cronograma com os prazos

A lista dos candidatos aprovados na 1ª Chamada nas Unidades ULBRA em todo Brasil será divulgada no dia 04 de julho de 2015, no endereço www.ulbra.br/prouni. No dia 06 de julho de 2015, o MEC divulgará a relação dos candidatos selecionados na 2ª Chamada.

Alunos podem opinar sobre os cursos da Universidade

Publicado em 22/06/2015, em ULBRA.

Pesquisa avalia coordenação, professores e projeto pedagógico

 adesivo_selo_15x15

Com apenas alguns cliques, os estudantes da ULBRA podem participar da Avaliação Institucional de Cursos 2015. Disponível no site www.ulbra.br/autoavaliacao até o dia 3 de julho, a pesquisa organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem o objetivo de promover melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação presencial e à distância (EAD).

A coordenadora de Processos Avaliativos do campus Canoas, Jaqueline de Menezes, ressalta que através desta iniciativa a Universidade consegue diagnosticar as necessidades e expectativas dos alunos em relação a sua formação acadêmica e profissional. “A avaliação possibilitará que a ULBRA dê continuidade a qualidade acadêmica e alcance a meta institucional em prol da aprendizagem inovadora e eficaz”, explica.

Para participar da pesquisa, o aluno deve responder o questionário sobre os serviços educacionais prestados pela Universidade. A identidade do participante será preservada e as informações contribuirão para identificar as fragilidades e as potencialidades da instituição. Ao final do período de Avaliação, um relatório será entregue às coordenações dos cursos e de Ensino, que farão a análise dos resultados e criarão um plano de ação dos itens que precisam ser melhorados. Esse material também ficará disponível aos alunos e professores nas coordenações de curso e no Autoatendimento.

Melhorias na ULBRA Gravataí

As sugestões apontadas na Avaliação Institucional de 2014/2, que avaliou a infraestrutura das unidades da ULBRA, resultaram em melhorias no campus Gravataí. Entre as mudanças, estão a climatização das salas de aula do prédio 4 e do auditório, o aumento da velocidade da rede sem fio de internet, a pintura de salas de aula e do saguão e a renovação do acervo da Biblioteca com a aquisição de 1.208 novos títulos para o curso de Direito. Outras solicitações atendidas foram a mudança da Coordenação EAD para o prédio 3, mais próxima das coordenações dos cursos presenciais, e a instalação de um novo espaço de alimentação, com novas opções de lanches.

© Ulbra