Facebook
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .

Ultimo dia de inscrições para o curso de Gestão da Qualidade

Publicado em 29/07/2014, em Cursos.

Vestibular ocorre na quarta-feira (30.07), às 19h, no campus

CST Gestão da Qualidade_RED

Os interessados em ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade ofertado pela ULBRA Gravataí têm até às 21h45min desta terça-feira (29.07) para realizar a inscrição no último Vestibular de 2014. As inscrições devem ser realizadas somente no campus Gravataí, localizado na Avenida Itacolomi, n° 3600, bairro São Vicente. A graduação visa desenvolver competências profissionais na área de gerenciamento da qualidade.

Segundo o coordenador do curso, Lairson Vicente, a nova graduação tem o foco no aprendizado do aluno e na formação de um excelente profissional para o mercado de trabalho. “As atividades acadêmicas, como seminários, debates, conferências, semanas acadêmicas, visitas técnicas, entre outras, constituem o diferencial na formação dos alunos”, declarou.

O curso busca desenvolver competências profissionais para o incremento de habilidades de Gerenciamento da Qualidade preparando o profissional para atuar como gestor, consultor e auditor da Qualidade em organizações de todos os setores de bens e serviços. De acordo com o professor Lairson, o tecnólogo em Gestão da Qualidade desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dominando e aplicando as normas e padrões referentes aos sistemas de certificação.

O Curso Superior em Tecnologia em Gestão da Qualidade tem duração de quatro semestres e é reconhecido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS). Outras informações podem ser obtidas no site www.ulbra.br/vestibular

ULBRA Gravataí inicia as atividades do semestre 2014/2

Publicado em 28/07/2014, em ULBRA.

Novidades no campus marcam a volta às aulas

O Ginásio de Esportes já esta em obras

O Ginásio de Esportes esta em obras para melhor atender aos acadêmicos

Com o retorno das atividades acadêmicas nesta segunda-feira (28.07), a ULBRA Gravataí inicia o segundo semestre com novidades e melhorias no campus. Além da obras de manutenção e conservação dos espaços, a Universidade oferece uma nova graduação: o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Segundo o diretor do Campus, Orlando Konrad, a primeira semana de aula é um período para a ambientação dos novos alunos e reencontro dos veteranos. “Retomamos o ano letivo com uma nova graduação e benfeitorias no campus para que a ULBRA continue sendo referência na região, como vem fazendo há 23 anos”, declarou. “No semestre anterior realizamos reformas nas salas de aula e no ginásio de esportes, a troca do piso dos prédios e a implantação de uma nova rede wi-fi”, salientou.

Adesivos foram colados nas portas de principal acesso

Adesivos foram colados nas portas de acesso a universidade

As melhorias deste semestre incluem a adesivagem do logo da ULBRA nas portas de vidros do prédio 2 e a instalação do novo painel institucional na entrada do campus com o tema ‘Conhecimento ao alcance de todos’. “O outdoor é uma referência às bolsas oferecidas através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), que democratizaram o acesso ao ensino superior”, ressalta o prefeito do campus João Carlos Jesus.

Outra novidade é a mudança da Pastoral Universitária para a sala em frente à Central de Coordenações, no prédio 3. “Com o novo ambiente atenderemos os alunos com conforto e tranquilidade, zelando pela confessionalidade cristã da instituição e sempre disponíveis para oferecer uma palavra de orientação”, comentou o pastor do campus, Rafael Nerbas. O local possui uma sala para cada pastor, sala de reuniões e recepção.

Nova sala da Pastoral Universitária

Nova sala da Pastoral Universitária

O segundo semestre também marca o início das aulas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, que prepara o profissional para desenvolver avaliações sistemáticas dos procedimentos de uma organização, aplicando as normas de qualidade. Com duração de quatro semestres, o curso confere diploma de graduação, possibilitando a continuidade dos estudos em especialização e pós-graduação.

Outras informações sobre a volta as aulas de 2014/2 podem ser adquiridas através do e-mail ulbragravataí@ulbra.br, pelo site www.ulbra.br/gravatai ou pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 275.

Projeto Reciclo-Óleo ensina como reaproveitar o óleo de cozinha

Publicado em 25/07/2014, em Extensão.

Conheça os benefícios da reciclagem do material

Reciclo_RED

Criado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, o Projeto Reciclo-Óleo desenvolve a conscientização de crianças e adolescentes sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo de cozinha. Coordenado pela professora Maria Isabel Morgan Martins desde 2010, a iniciativa desenvolve atividades extraclasses sobre reciclagem em comunidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Para saber em quais cidades o projeto é realizado acesse o blog http://reciclo-oleo.blogspot.com.br.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil produz três bilhões de litros de óleo vegetal comestível por ano. Cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. Além disso, o resíduo pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de lixo jogado indevidamente no vaso sanitário e facilitar o alagamento de ruas e avenidas devido à impermeabilização do solo.

“O descarte incorreto do óleo de cozinha pode prejudicar a água e o solo, entupindo as tubulações e, até mesmo, prejudicar o funcionamento das estações de tratamento de água. Quando vai parar em rios e lagos, impede a passagem do sol para a fotossíntese e prejudica os seres aquáticos”, declara a professora Isabel.

Para alertar sobre esse perigo, o projeto Reciclo-Óleo realiza gratuitamente palestras e oficinas em escolas e associações ensinando os participantes a produzir o seu próprio material de limpeza e higiene. “Incentivamos a população a produzir seu o material e explicamos que o óleo pode ser reaproveitado para diversas finalidades”, ressalta a coordenadora do projeto.

Entre os destinos esta a produção de resina para tintas, sabão em barra, detergente de louça, glicerina, aditivo de ração para animais, asfalto ecológico e biodiesel. Derivado de fontes renováveis, o biodiesel extraído do óleo de cozinha é uma das melhores alternativas em combustível porque não exige mudança nos motores movidos a diesel do petróleo e não traz aumento de gás carbônico na atmosfera.

As doações de óleo de cozinha para o projeto Reciclo-Óleo devem ser depositadas em garrafa pet no ponto de coleta localizado no saguão do Prédio 2, na ULBRA Gravataí. Além de ser utilizado nas oficinas de fabricação de sabão e detergente, o material também é repassada às empresas fabricantes de biodiesel.

© Ulbra