Facebook
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .

Campus participa da I Semana ULBRA de Acessibilidade

Publicado em 22/04/2014, em Extensão.

Programação inclui roda de conversa sobre inclusão e políticas públicas

cartaz-A3_semanaacessibilidade_cv

A Pró-reitoria de Extensão, em parceria com as coordenações de Extensão dos campi ULBRA, promove de 22 a 24 de abril em todas as unidades, a I Semana ULBRA de Acessibilidade. O objetivo é incentivar as ações de bem-estar e o debate sobre as alternativas públicas para as pessoas com deficiência. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Segundo a coordenadora de Extensão da ULBRA Gravataí, Maria Janine Dalpiaz, a iniciativa propõe a superação dos enfoques tradicionais sobre a questão da deficiência. “Convidamos profissionais experientes que apresentarão seus relatos e projetos para que possamos nos aprofundar cada vez mais no tema acessibilidade”, relatou.

No campus Gravataí, a programação inclui duas rodas de conversa no dia 24.04, na sala 411 do prédio 4. Às 9h, a assessora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Gravataí, Patrícia Lisboa da Rosa, conversará sobre Acessibilidade Atitudinal. O tema é uma referência à atitude que as pessoas devem ter ao interagir com os deficientes no dia a dia. O debate contará também com a presença da presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Josefa Lopes.

Às 19h, a assessora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Gravataí, Jaqueline Reis, conversará sobre a inclusão das pessoas com deficiência na escola e no mercado de trabalho. “Enfocarei as barreiras enfrentadas pelos deficientes e apresentarei o Programa de Trabalho Educativo, que articula a educação formal e a inserção no mundo do trabalho”, declarou. Em 2011, o projeto recebeu o Prêmio Medalha Paulo Freire, do MEC, que visa reconhecer e estimular as experiências educacionais de jovens e adultos no Brasil.

Outras informações sobre a programação da I Semana ULBRA de Acessibilidade podem ser adquiridas no site www.ulbra.br, na Coordenação de Extensão pelo telefone (51) 3431.7677, ramal 244, ou pelo e-mail ulbragravataí@ulbra.br.

ULBRA Gravataí deseja Feliz Páscoa!

Publicado em 16/04/2014, em Pastoral.

pascoa

Concurso de Produção Científica está com inscrições abertas

Publicado em 16/04/2014, em Cursos.

Trabalhos premiados serão divulgados no dia 21.05

 concurso_psico site

O curso de Psicologia da ULBRA Gravataí está com inscrições abertas até o dia 05 de maio de 2014 para o 1° Concurso de Produção Científica. Os dois melhores trabalhos ganharão passagem aérea e inscrição para o IV Congresso Brasileiro de Psicologia, nos dias 19 a 23 de novembro de 2014, em São Paulo. As normas de submissão dos trabalhos estão disponíveis no site www.psicoulbragravatai.com.br.

As categorias contempladas para o concurso são Artigos e Relatos de Experiência. Na categoria Artigos, enquadram-se as pesquisas originais com análises de dados, os estudos teóricos e as revisões críticas da literatura já publicada. A categoria Relatos de Experiência contempla a descrição de procedimentos e estratégias obtidos durante o trabalho com indivíduos, grupos, comunidades ou organizações. A avaliação dos trabalhos será feita por profissionais da área, não pertencentes à ULBRA Gravataí.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Cláudia Mazoni, os manuscritos passarão por uma verificação inicial, em que será checado se atendem satisfatoriamente aos requisitos de não conter qualquer forma de identificação de autoria e se a formatação está de acordo com o regulamento. “O descumprimento de qualquer um desses itens é suficiente para a recusa inicial do material que, se corrigido e dentro do prazo, poderá ser novamente submetido ao concurso”, explica.

Os trabalhos para o 1° Concurso de Produção Científica devem ser entregues em duas vias na Coordenação de Ensino, localizada no prédio 3. Além do site, as normas de submissão dos trabalhos estão disponíveis também no xerox da Livraria Espaço Universitário. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (51)3431-7677, ramal 253.

© Ulbra