Facebook Twitter

COMUNICADO DE AELBRA 001/2015

Publicado em 13 de março de 2015, em Notícias.

Sem Título-1

 

Canoas, 13 de março de 2015

Prezadas Alunas e Prezados Alunos

 

 

Ao cumprimenta-los cordialmente, trazemos informações e orientações sobre o financiamento estudantil.

 

Em decorrência da edição das Portarias Normativas MEC nº 21/2014, 23/2014 e 2/2015, e de iniciativas restritivas adotadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estão-se manifestando sérios problemas para os nossos alunos com relação às adesões e aos aditamentos de contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

 

Em vista dessas dificuldades, a AELBRA/ULBRA adotou medidas judiciais necessárias à reversão desse quadro, inclusive com pedidos liminares.

 

Considerando que os alunos e as IES tem seus direitos sobre essa matéria amparados em Lei e, somando-se a isso, a jurisprudência que vem se formando recentemente sobre essa matéria, temos todos os elementos para crer que, em curto espaço de tempo, readequar-se-ão as condições para as adesões e os aditamentos dos contratos do FIES.

 

Enquanto isso, caso seja do interesse dos alunos que estão aguardando o FIES para viabilizar o custeio dos estudos, oferece-se a FUNDAPLUB (agente de financiamento estudantil conveniado pela AELBRA/ULBRA), como alternativa para o financiamento dos estudos.

 

Para apoia-los nessas escolhas, recomendamos que os alunos procurem as Centrais de Relacionamento das Unidades de Ensino Superior a que estão vinculados.

 

Enquanto aguarda da parte dos órgãos competentes o anuncio de novas medidas de adequação na implantação das novas regras, a AELBRA/ULBRA reafirma seu compromisso com a viabilização do acesso ao Ensino Superior aqueles que dele necessitam, acreditando que a educação superior e cada vez mais necessária a promoção da empregabilidade, do empreendedorismo, do desenvolvimento pessoal e da mobilidade social e profissional.

 

Respeitosamente,

 

 

Romeu Forneck

Diretor Executivo da AELBRA

Dia da Mulher “O papel da mulher no mercado de trabalho brasileiro”

Publicado em 13 de março de 2015, em Notícias.

site

No mini-auditório da ULBRA Unidade Guaíba, das 19h às 20h45min, ocorreu a palestra sobre “O papel da mulher no mercado de trabalho brasileiro” proferida por Sandra Maciel e Iasmine Caron Alves.

De início, o Diretor do Campus, Marcelo e o Pastor realizaram a abertura dos trabalhos e devocional, respectivamente.

A primeira  palestrante, Sandra Maciel, que foi Coordenadora Estadual da Igualdade Racial junto a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul – no período de 2011-2014 – e é pedagoga com pós-graduação em Administração Pública, membro atuante na ONG “Maria Mulher”, passou a abordar a temática da discriminação da mulher e do tratamento midiático dado a mesma. A plateia composta por cerca de 65 alunos do curso de Direito, em especial das disciplinas de Ciência Política e de Direito do Trabalho I, intervieram, fazendo colocações acerca das suas experiências.

Na sequência, houve a exposição pela professora e advogada, Iasmine Alves, de dados estatísticos do IBGE, dos períodos de 2002 a 2012, acerca da participação e da ocupação da mulher no mercado de trabalho brasileiro, com especial enfoque à região metropolitana de Porto Alegre e o município  de Guaíba e provocações à plateia para que argumentassem quanto aos dados apresentados e sua realidade na região da Costa Doce.

ULBRA Guaíba inaugura sala do SAJULBRA no Fórum

Publicado em 2 de março de 2015, em Notícias.

O curso de Direito da ULBRA Guaíba, em parceria com o Poder Judiciário, por meio da direção do Fórum da Comarca de Guaíba, inaugurou no dia 26 de fevereiro,  o Posto de atendimento do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da ULBRA Guaíba (SAJULBRA), localizada no andar térreo do Fórum.

A comunidade carente de Guaíba receberá atendimento jurídico gratuito nas  quintas-feiras, no horário das 13h30 às 17h, somente na esfera do Direito Civil, que envolve basicamente a área de Direito de Família.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o Dr. Gabriel Luiz Pinto Seifriz, Defensor Público da Comarca; o servidor da Direção do Fórum, Flávio Luiz Souza Ribeiro; o diretor da ULBRA Guaíba, Marcelo Müller; o coordenador do curso de Direito, Eduardo Mendonça; as professoras Solange Guinteiro e Iasmine Caron Alves, orientadoras do SAJULBRA;  e os alunos do curso que irão participar da atividade no presente semestre.

Na ocasião, a diretor da ULBRA e o coordenador do curso destacaram a importância da parceria e agradeceram a Direção do Fórum pelo apoio no projeto que, além de ser de suma importância para a formação profissional dos alunos do curso de Direito da ULBRA Guaíba, vai atender uma parcela carente da comunidade, o que vai ao encontro de um dos fins da Universidade.


© ULBRA