Página Inicial » Graduação » Enfermagem » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Docentes

    Alexandre Ehrhardt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5091460965440735

    Especialista em Ciências Farmacêuticas (UFSM) e em Toxicologia Aplicada (PUC-RS).
    Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (1999).
    Graduação em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil (2009).

    Alice Hirdes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4193923579116453

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1990), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Psicologia Social pela PUCRS (2013). Na graduação, tem experiência de atuação nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina, nas disciplinas: Psicologias Aplicadas à Saúde, Saúde Mental, Psicologia e Ciclo Vital, Saúde Coletiva, Psicofamacologia, Atenção Primária à Saúde, Estágios Supervisionados, Ética e Pesquisa. Como experiência não acadêmica, coordenou e trabalhou na implantação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial - CAPS no país. Foi coordenadora do projeto de implantação de uma Unidade de Saúde Mental em hospital geral, na década de 90. Atuou como Coordenadora de Saúde Mental de São Lourenço do Sul, considerado um marco prático de reversão do modelo assistencial em saúde mental. Assessorou na estruturação de CAPS e implantação de Unidades de Saúde Mental em hospitais gerais no Estado e outros estados da federação. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da ULBRA e docente no curso de graduação em Enfermagem da mesma instituição. Full Fellow da Rede InterRAI Network of Excellence in Mental Health. É consultora Ad Hoc do Ministério da Educação, atuando no reconhecimento e autorização de cursos de graduação.

    Arlete Beatriz Becker Ritt

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507623976463891

    Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Quimica pela
    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998),
    mestrado (2001) e doutorado (2005) em Biologia Celular e Molecular pela
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou pós-doutorado
    empresarial (CNPq) na Empresa BioPlus Desenvolvimento Biotecnológico Ltda
    (2005 - 2006) e pós-doutorado (CAPES) na University of Missouri, USA (2006 -
    2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas,
    atuando principalmente nos seguintes temas: soja, urease, expressão
    heteróloga, toxicidade, fatores antinutricionais, fungos fitopatogênicos e
    proteína. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no
    Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS.
    Atualmente é professora adjunta na ULBRA-Canoas atuando nos Programas
    de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada e em Biologia Celular e
    Molecular Aplicada à Saúde.

    Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1757455983668514

    Graduação em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

    Cristiane Bernardes de Oliveira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7245309014483459

    Farmacêutica graduada pela ULBRA. Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Pós-doutorado (CNPq) na Faculdade de Farmácia da UFRGS em produtos naturais com ênfase no SNC e doença de Alzheimer. Especialista em Fitoterapia e em Homeopatia pelo Centro de Ensino Superior em Homeopatia (IBEHE). Especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica e em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação (ULBRA). Professora Adjunta na Universidade Luterana do Brasil atuando na graduação e pós-graduação. Atualmente ministra disciplinas nos cursos de Farmácia, Biomedicina, Estética, Enfermagem e Medicina e é tutora de campo da Residência Multiprofissional em Saúde ? Saúde do Adulto e Idoso (ULBRA/Canoas).

    Diego Alex Oliveira da Silva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8930537277582116

    Professor Assistente do Curso de Gradução em Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí. Enfemeiro Assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Santo Antônio da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Mestrando em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-Graduado em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Futura (2018). Graduado em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2014).

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Pós doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, ULBRA/Canoas e professor do PPG ODONTO/ULBRA. É também professor de cursos de graduação (presencial e EAD). Foi coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão Pública (ULBRA), tem experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD e de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ULBRA). Orienta monografias, dissertações e teses. Integra a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Humano e Sociedade". Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas e Sociais com ênfase no impacto das tecnologias de informação e comunicação nas relações humanas e sociais. Pesquisa temáticas associadas à promoção da saúde, desenvolvimento humano, felicidade, Políticas Públicas, democracia e Direitos Humanos.

    Kátia Gonçalves dos Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6891930557384789

    Bacharel em Ciências Biológicas, Ênfase: Genética (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2006 a 2007 atuou como bióloga no Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e consultoria aos pesquisadores do HCPA. Desde 2007 é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas/RS, em regime de tempo integral (40 horas), vinculada ao curso de graduação em Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde). Além das atividades de ensino e orientação na graduação e na pós-graduação, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da ULBRA. Também faz parte do Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie do Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), do Instituto Presbiteriano Mackenzie. De 2008 a 2020 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS, desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao Grupo de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: complicações crônicas do diabetes mellitus, insuficiência cardíaca, microRNAs e polimorfismos genéticos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2 (desde 2015).

    Lidiane Requia Alli Feldmann

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7462686996819984

    Doutoranda em Ciências da Saúde pela UFCSPA, mestre em Saúde Coletiva pela ULBRA, especialista em fisiologia do exercício pela UGF, licenciada em Educação Física pela UNICRUZ. Professora de Pilates, professora de curso de formação de professores em Pilates. Formada em Ballet Clássico. Docente da ULBRA. Atuação na área de Educação Física e Saúde.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Ed. Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Ed. Especial (1999) URI/RS, Metodologia do Ensino Superior (1999) UPF/RS, Tecnologia da Informação Aplicada em Educação (2002) UPF/ RS e Especialista em Tecnologias Digitais aplicada a Ed. (2022) ULBRA/RS, Especialista em Libras ( (2023) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP, Especialista em Neuropsicologia (2024) pela Faculdade Metropolitana/ SP e Mestre em Ed. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) PUC/ RS. Atuação como docente na APAE de Carazinho APAE de 1994 a 1999 com turmas de alunos deficientes auditivos e surdos, Coordenação da Ed. Inclusiva na Secretaria Municipal de Ed. e Cultura - SMEC de Carazinho/ RS de jul/1999 a 2008, Professora da Rede Municipal de Ed. de Carazinho de atuação em sala de atendimento educacional especializado AEE (sala multifuncional) com ênfase nas seguintes deficiências: deficiência intelectual, deficiência auditiva/ surdez, TDAH/ autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência múltipla, docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no período de mar a jul/95 e na docência do atendimento educacional especializado em 2020 até o momento. Atuou como professora substituta no ano de 2020 e 2021 no IFRS Campus Sertão. Na prática social presidiu a Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD, fundou, coordenou e presidiu a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, atuou como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho CMASC, Coord. técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. Atuou como membro suplente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS e no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Ensino Superior teve início em 2002, como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil, em 2009 passou a atuar como professora do EAD da ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem, LIBRAS, Ed. para a Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, Ed. em Ciências Naturais, Escola e Currículo, Fundamentos da Pedagogia, Gestão da Ed. Básica. 2013 a 2018 desenvolveu a função de coordenadora no setor de Coordenação Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Professora concursada da rede Municipal de Carazinho, como professora da sala de recursos. Ensino Superior como professora da ULBRA no Curso Pedagogia - EAD, com experiência na área de Ed., com ênfase em Ed. Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no EAD, Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ed., aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar em ambientes não escolares, acessibilidade e inclusão, ed. para a diversidade, psicologia do desenvolvimento, gestão da ed. básica, vulnerabilidade social e projetos sociais, assessoria pedagógica, formação continuada e no Curso de Pós-Graduação como docente da disciplina: Os fenômenos do Desenvolvimento Humano: Desafios da Docência, Prática da Ação Pedagógica compartilhada e Afeto na Constituição do Desenvolvimento Humano e orientação de TCCs, Docência, Prática.

    Mariana Brandalise

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2091809530759367

    Farmacêutica (ULBRA); Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRGS);
    Especialista em Docência da Saúde (UFRGS) e Farmácia Clínica e Prescrição
    Farmacêutica (ULBRA). Docente do curso de Farmácia, tutora de campo da
    Residência Multiprofissional em Saúde-Saúde Comunitária e Tutora do

    Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-
    Saúde/Interprofissionalidade ULBRA/Canoas. Membro do Comitê de Ética em
    Pesquisa (ULBRA). Atualmente ministra disciplinas para os cursos de farmácia,
    biomedicina, enfermagem, psicologia, medicina, odontologia, fonoaudiologia e
    educação física.

    Marta Maria Medeiros Frescura Duarte

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6277584896102052

    Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM;
    Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFSM;
    Especialização em Formação de Professores em Disciplinas Especializadas;
    Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela ULBRA;
    Graduação em Farmacêutico Bioquímico pela UFSM; Graduação em
    Farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Atualmente é
    Professora Titular da Universidade Luterana do Brasil e professora vinculada
    ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSM. Diretora de
    Produção do Laboratório de Análises Clínicas - LABIMED. Tem experiência nas
    áreas de Anatomofisiologia, Bioquímica, Biossegurança, Farmacologia,
    Fisiologia, Imunologia, Patologia, Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) e
    Ensino à Distância.

    Maximiliano Isoppo Schaun

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2793589339694151

    Possui graduação em Educação Física, bacharelado, pela Universidade Luterana do Brasil -ULBRA - (2003). Possui especialização em medicina esportiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - (2009) e Doutorado no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) com bolsa de doutorado sanduíche no Instituto do Coração (INCOR) da Universidade de São Paulo (USP). Realizou o seu Pós Doutorado no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) com Bolsa do Programa de Pós-Doutorado (PNPD) CAPES. Atualmente, é professor permanente do Programa Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - IC-FUC e professor dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem na ULBRA, unidades Gravataí e Canoas, RS e Membro do comitê de ética ULBRA.

    Mozara Rosseto da Silva

    Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é doutoranda em Filologia Moderna Espanhola e Latina pela Universidad de Las Islas Baleares- Espanha . Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando nos cursos de Letras, Comunicação Social e Secretariado Executivo e no Ensino a Distância ( EAD ) como professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários e Ciências Sociais . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metodologia, narrador, interlocutor, paráfrase, retextualização, coesão e coerência textuais e produção textual.

    Orlando Mário Konrad

    Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Fernando Pessoa (2001), graduação em Letras pela Universidade Luterana do Brasil campus Gravataí (2009), graduação em Teologia Bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2004), graduação em Teologia - Seminário Concórdia (1992), Master of Management(2001) pela Universidade Fernando Pessoa, Especialização em Gestão - Ciências Empresariais (2001) Universidade Fernando Pessoa, Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação(2019), pela Universidade Luterana do Brasil e mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa (2003). Atualmente é professor na ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Gestão, Teologia, Linguística, Letras, Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: ética,inclusão, cidadania, Direitos Humanos, educação, trabalho, multiculturalismo, tecnologias digitais, TIC's,Cultura Religiosa, Ciências da religião, Sociologia da Educação, sentido da vida, gestão de Pessoas e Linguística.

    Paulo Tadeu Campos Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6329487678754635

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Sergio Murilo Pereira Gil

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0918805095811261

    Possui Mestrado profissionalizante em Pós Graduação em Engenharia, Ambiente e Materiais. Universidade Luterana do Brasil (2003) Especialista em Administração e Planejamento para Docentes. (1997) Graduação em Bacharel em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1989)

    Simone Karine Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8781172804841982

    Graduação em Escola Superior de Educação Física - licenciatura plena pela Faculdade de Ciências da Saúde - IPA ( 1999/2), especialização em Natação e Atividades Aquáticas pela Universidade Gama Filho (2004) e cursando o Mestrado em Saúde Coletiva na Ulbra. Atualmente é professora na graduação da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em natação, hidroginástica, treinamento em handebol, corporeidade e áreas da saúde. Coordenadora do Grupo de Dança da Ulbra/ Gravataí.

    Simone Soares Echeveste

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação pela ULBRA (2019). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN, Coordenadora Acadêmica EaD Ulbra. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística na área da saúde, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)

    Vinicius Schenk Michaelsen

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4603537990513955

    Prof. Dr.Vinicius Schenk Michaelsen, possui Graduação em Farmácia e Análises Clínicas e Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2008). Atualmente Servidor do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde do RS (FEPPS), exercendo a função de Coordenador do Sistema da Qualidade e Biossegurança. Atua também como Docente na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e como Professor do Curso de Especialização em Nutrição com Ênfase em Oncologia do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento. Adicionalmente, tem experiência, na área de Gestão da Qualidade e Biossegurança, em Farmácia Clínica e Comunitária e em Análises Clínicas. No âmbito da pesquisa atua principalmente nas seguintes áreas: Gestão da Qualidade e Biossegurança, Gestão de Projetos, Biologia Celular e Molecular, Imunologia Celular e em planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Cabe destacar que o profissional integrou o grupo de apoio do Estado do RS frente a Pandemia de Gripe H1N1 em 2009. Atualmente presta suporte no Controle das Operações Laboratoriais do CDCT/FEPPS bem como, apoio técnico no planejamento, avaliação e auditoria na construção e adequação dos projetos físicos dos estabelecimentos da FEPPS ligados ao desenvolvimento tecnológico em saúde.

    Vinicius Tonollier Pereira

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6946123182089344

    Possui graduação em Psicologia (2009) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e mestrado em Psicologia Social e Institucional (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ulbra Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS Telefone: (51) 3431-7677 · E-mail: